Inscreva-se em nossa News

Assine colocando seu email logo abaixo.

9 Mitos e Verdades sobre a Holanda

Uma lista sobre alguns mitos e verdades sobre a Holanda. Coisas que eu confirmei nas minhas andanças outras que nem desconfiava ou que descobri que não eram bem assim…

1. Drogas liberadas. Todo mundo doidão!

Mentira. Haxixe e maconha podem ser adquiridos em pequena quantidade (5g) nos coffee shops. É proibida a venda para menores de 18 anos.

É legal plantar até 5 pés em casa para consumo próprio. No entanto, não se pode fumar maconha na rua. Até vi algumas pessoas fazendo isso, mas de forma discreta.

Quanto às drogas pesadas, portar até 5g não dá cadeia. O consumidor não é punido, pois o foco da política de drogas do país é ir atrás do produtor.

2. Prostituição não é crime

Verdade. Diferente daqui no Brasil, onde é crime, os profissionais do sexo na Holanda (que devem ter mais de 18 anos) são registrados e pagam impostos como qualquer outro cidadão. A cafetinagem e o tráfico humano, claro, são proibidos.

Pessoalmente achei meio deprê visitar o Red Light District como contei no post do roteiro em Amsterdã.

Ah! Nada de fotos no Red Light District, você poderá ter problemas.

3. Todo mundo anda de bicicleta

bicicletário amsterdam
Estacionamento de bikes em Amsterdã.

Verdade. É absurda a quantidade de bicicletas e os estacionamentos perto das estações de trem, por exemplo, são absurdamente gigantes! Bikes que não acabam mais.

Regra de trânsito, sinal, mão e contra mão e aí de você se caminhar pela ciclovia, corre o sério risco de ser atropelado. Andar de bicicleta é coisa séria na Holanda! Aliás, são 29.000km de ciclovias!

4. O aborto é permitido

Verdade. Até o terceiro mês de de gravidez é legal fazer aborto. Apesar disso, a Holanda é o país com a menor taxa de abortos no mundo, de 0,5 para cada 100 mulheres. O motivo? Campanhas sobre educação sexual e sexo seguro.

5. Os holandeses usam tamancos

tamanco de madeira da holanda pendurados na parede de loja em zaanse schans
Tamanco de madeira.

Mentira. Mais um dos mitos e verdades sobre a Holanda. Os tamancos de madeira são um dos símbolo do país, mas não vi ninguém usando…
Só vi os tamancos de madeira em lojas, em especial em lugares turísticos como Zaanse Schans ou Keukenhof.

6. A eutanásia é legal

Verdade. Desde 2002 não é crime cometer eutanásia, mas óbvio que o médico só irá seguir essa prática se quiser. Poderá, se for o caso, indicar um outro médico para assistir o paciente.

Para que a eutanásia seja feita é preciso que o problema de saúde incurável, como câncer ou Alzheimer em estágios avançados, e seja solicitada pelo próprio paciente gozando de suas plenas faculdades mentais, que deverá justificar seu “sofrimento insuportável”.

7. Os canais são naturais

delft canal holanda
Canal em Delft.

Mentira. A grande maioria dos canais das cidades holandesas foi construída. Os motivos foram transporte ou defesa. Há uma variação da configuração desses canais. Em Amsterdã, por exemplo, são no formato de anéis. Em outras cidades são em estrela. Enfim, como disse, os formatos e motivos são vários.

8. Todo holandês fala inglês

Mais ou menos. Não tive problemas com isso nas cidades que visitei na Holanda. Em Amsterdã em alguns momentos até esquecia que a língua local não era o inglês. Porém, certamente no interior e entre idosos não é assim. Posso dizer uma coisa: minha experiência nesse departamento na Holanda foi uma milhão de vezes melhor que na Alemanha!

9. Tulipas em todo lugar

keukenhof plantadores tulipa
Floricultores trabalhando.

Mais ou menos. Por conta do clima você só verá as tulipas na primavera, época dos apaixonantes campos parecendo tapetes coloridos. Não tem jeito… coisas da Mãe Natureza.

———————–

Você tem mais alguma curiosidade para incluir na nossa lista? Deixe nos comentários!




Compartilhe
        
     
Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

2 comentários
  1. postado por
    Juliana
    abr 16, 2016 Reply

    Adorei teu texto Lù!
    Eu e meu marido iremos eternamente rir de uma senhora em Amsterdã respondendo ao nosso: “Do you speak English?” com um “Of Course”!
    Jà na Alemanha…… hahahahahaha

    Uma senhora no caixa do supermercato Netto perto da casa que morávamos começou a gritar conosco pelo fato de que eu estava organizando as compras na sacola (o ideal é fazer isso na saìda do mercado).
    😉

    Sobre os coffee shop, eu não pude ficar do lado de fora com o meu filho. Meu marido quis entrar em um para conhecer e eu fiquei do lado de fora, sentada no banquinho com meu filho. Um homem saiu de dentro e pediu para que eu saísse dali! rs

    • postado por
      Lulu Freitas
      abr 17, 2016 Reply

      Oi Ju! Obrigada pelo elogio. A Holanda é muita acolhedora, um pouco diferente da Alemanha (é preciso primeiro quebrar o gelo para conseguir um sorriso rsrs). Eu não consegui ficar no coffee shop, espirros mil kkk. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram