Inscreva-se em nossa News

Assine colocando seu email logo abaixo.

Ciudad del Este: ir ou não?

Ciudad del Este, no Paraguai, é uma das cidades que fazem parte do roteiro de quem visita Foz do Iguaçu. É muito pertinho, basta atravessar a Ponte da Amizade.

Os locais acham que Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú (Argentina) são uma única grande cidade dividida por três países.

Não gosto de escrever um post negativo… Por favor, me desculpem paraguaios e amigos de paraguaios, mas para mim não deu. Achei uma furada ir lá.

Por que?

A cidade é suja, feia, zoneada, mal organizada e cheia de camelôs. Havia chovido e tinha muita lama por todo lugar.

ciudad del este paraguai

Não existe respeito por regras de trânsito e, muito menos, pelos pedestres. Para atravessar a rua é preciso cuidado para não ser atropelado por um carro velho ou mototáxi. Já pensou.. Morrer atropelado por lata-velha? Cadê o glamour! rsrs

ciudad del este paraguai

Andar na rua é ter que aturar um bando de vendedores chatos querendo te levar para sua loja com uma “super” oferta.

Aliás, aqui o prêmio de insistência surreal fica para os meninos vendendo meias. M-e-i-a-s! A oferta começa de 3 pares por R$ 10,00 e quando você diz não, vão aumentando o número de pares. 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10… O que você vai fazer com tantas meias?! Ainda mais daquelas vagabundas, brancas, de tecido ruim, com uma logo falsa da Nike e que só duram uma lavagem?! Meias “autênticas do Paraguai” como os vendedores falam.

Irritaaaa…

Os produtos made in Paraguai são muitos, é preciso atenção e cuidado para não levar gato por lebre. Mesmo em shoppings recomendados pelos guias, com lojas de aparência respeitável, se não tiver atenção você pode ser enganado.

O dólar alto faz com que os preços hoje sejam pouco atrativos. Um sinal disso foi que na van em que estava todos os passageiros voltaram com umas poucas e pequenas sacolas. Já foi tempo em que valia a pena comprar coisas no Paraguai.

Sinal dos tempos… Fui para Foz do Iguaçu no feriado de 12 de outubro e decidi ir em Ciudad del Este no dia 11, véspera do Dia das Crianças. Pela manhã as lojas estavam vazias no Paraguai. De tarde, já em Foz do Iguaçu, a Avenida Brasil, principal rua comercial da cidade, estava lotada.

Depois de detonar Ciudad del Este, sobra alguma coisa boa? Há motivo para ir?

Conhecer mais um país. Ok. Ir a Foz do Iguaçu sem ir no Paraguai é meio esquisito.

Carimbar o passaporte? A fronteira é livre, não tem fiscalização. Se atravessar a pé, só passará pela imigração se você quiser. De carro, só se tiver muito, muito azar.

fronteira ciudad del este
Posto da imigração na Ponte da Amizade.

Compras em algumas lojas confiáveis e com grifes de luxo (caras), com destaque para a Monalisa e S.A.X.

ciudad del este restaurante monalisa
Restaurante no último andar da Monalisa. Chique, não é?

bonecos monalisa paraguai

Parênteses: a propaganda da Monalisa é onipresente em Foz do Iguaçu.

outdoor foz de iguaçu monalisa

Há outras lojas com preços mais em conta, com destaque para as do Shopping del Este e Casa China.

Todas as compras são feitas a pé, não é preciso de qualquer condução para se deslocar.

E é só. Ir para (tentar) comprar e mais nada.

Em resumo, se estiver sobrando tempo em Foz do Iguaçu você pode cogitar de ir em Ciudad del Este. Mas se não tiver feito a programação básica, dê prioridade a outros passeios.

Como chegar

É possível atravessar a Ponte da Amizade a pé, táxi, ônibus ou contratando o transfer em alguma agência de turismo local, como a Loumar Turismo. Eu usei essa última e foi ótimo. Uma van deixou na cidade e depois buscou no horário e local marcado.

Se estiver de carro em Foz do Iguaçu evite usá-lo em Ciudad del Este, considerando o caos do trânsito e a dificuldade de estacionamento. É melhor estacionar próximo da fronteira e atravessar a pé ou de algum transporte público.

Dicas para Compras
  • Desconfie de preços muito baratos. Pesquise antes de comprar, pois pode significar um produto recondicionado ou falsificado.
  • Veja se o produto comprado é o mesmo que foi escolhido no balcão. Peça para testá-lo para evitar transtornos.
  • Se comprar eletrônicos, peça o manual, garantia e acessórios pertinentes.
  • Exija a nota fiscal com o nome da loja impresso, sua garantia de que comprou em determinada loja.
  • Cuidado com estranhos que se oferecem para ajudar e indicar lojas. Podem ser perigosos e te seguir.
  • Atenção com bolsa e mochila nas ruas e se vestir sem joias ou ostentação.
  • A cota de compras é de 300 dólares. Acima disso, se você tiver a fatal de sorte de ser parado pela aduana brasileira, irá pagar imposto sobre o excedente. Exemplo: se a compra for de 400 dólares, você pagará um imposto de 50% sobre 100 dólares. Um relógio, câmera digital e celular não entram na cota desde que sejam de uso pessoal durante a viagem. O critério de uso pessoal é de acordo com o julgamento do fiscal da Receita Federal.
  • Aceita-se no Paraguai dólar ou real. Veja o que é mais vantajoso com base na cotação do dólar em Foz do Iguaçu e a que for usada no Paraguai na época da sua viagem.
  • As lojas abrem de 7h às 16h de segunda-feira a sexta-feira. No sábado algumas lojas fecham mais cedo. Não funcionam domingo.

 Deixe sua opinião e comentário! O que você acha de ir para Ciudad del Este?




Compartilhe
        
     
Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram