[atualizado maio/2022] Cuidado em Buenos Aires é um post que escrevo depois de conversar com uma amiga que caiu em um golpe de taxista na cidade. Como a capital da Argentina é um dos destinos favoritos dos brasileiros e, para muitos, o primeiro lugar fora do Brasil a ser visitado, achei válido fazer essa listinha.

Lembrando que é a Argentina é um destino que os brasileiros podem viajar sem passaporte.

Visitar los hermanos é bem legal, mas é preciso tomar certo cuidado em Buenos Aires, algumas precauções para que sua viagem não tenha momentos desagradáveis.

Até porque está muito longe de ser uma cidade violenta.

Óbvio que a intenção aqui não é falar mal da Argentina, adoro passear em Buenos Aires!

Veja também:

Algumas dicas de cuidado em Buenos Aires para não cair em furada

Atenção com os taxistas

Isso já é até um lugar comum! Mesmo assim a minha amiga caiu em um golpe. O taxista trocou a nota que ela deu por uma falsa, dizendo que aquela que havia entregue estava rasgada. Ela não notou a diferença.

Achamos os taxistas cariocas ruins? Sabe de nada inocente!

Os golpes aplicados pelos taxistas são dos mais variados: rodar a esmo; dizer que não tem troco; dar nota falsa de troco….

Toda atenção é pouco. O ideal é que você pague a corrida com dinheiro trocado, certinho, dizendo para o motorista o valor que está entregando. Confira bem o valor e, principalmente, as notas se receber troco.

Agora, com o Uber funcionando por lá temos uma arma contra isso.

Alguns lugares são perigosos

Sim, Buenos Aires é perigosa como qualquer outra cidade grande do mundo. Portanto, há locais que precisamos tomar cuidado.

casas coloridas do caminito em buenos aires na argentina
Caminito.

O Caminito, tão visitado pelos turistas, só é seguro naquele ponto turístico. As ruas ao redor são perigosas, especialmente de noite.

San Telmo é outro lugar que atrai muitos batedores de carteira, especialmente no domingo quando a feira é bem cheia.

O metro bastante cheio de passageiros e com ambulantes também é um lugar que o turista precisa ter cuidado. Aliás, metrô é sempre um foco para batedor de carteiras em qualquer lugar do mundo, não é?

Tenha cuidado em Buenos Aires com alguns lugares para não passar um perigo desnecessário.

Atenção ao fazer câmbio: cuidado em Buenos Aires

Você encontrará muitas pessoas, especialmente em áreas como a Calle Florida, falando “câmbio, câmbio, câmbio”. São os arbolitos, que oferecem taxas de câmbio “super vantajosas”. Na verdade um golpe que pode resultar em moeda falsa. O barato pode sair caro.

Faça câmbio em banco ou casas de câmbio oficiais.

Também troque pequenas quantidades de cada vez, não vai sair por aí carregado de dinheiro, não é?

obelisco buenos aires
Obelisco.

Sem ostentação

Essa dica é válida para qualquer lugar do mundo. Nada de andar coberta de joias, exibindo celular e com máquina fotográfica pendurada no pescoço. Enfim, a típica imagem do turista pedindo para ser assaltado rsrs

O comum são trombadinhas, em especial na região do Centro.

Conclusão: se acontecer alguma coisa, o que faço?

Na hipótese de furto ou roubo, faça o registro policial. Sempre.

A Delegacia do Turista (Comisaría del Turista, em espanhol) fica localizada na Avenida Corrientes 436, entre as ruas Reconquista e San Martín.

Se perder os documentos ou precisar de alguma outra ajuda do governo brasileiro, vá ao Consulado Brasileiro em Buenos Aires.

Salve o nosso pin para se lembrar da gente!

Tem mais alguma dica de cuidado em Buenos Aires? Deixe nos comentários. Ah! Não deixe de ir para Buenos Aires, por favor!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Gleide disse:

No Caminito paramos para comer e assistir a uma apresentação de tango. Perguntamos se aceitava o nosso dinheiro( real), disseram que sim. No final pagamos por 2 apresentações de tango porque trocaram os dançarinos e também não aceitaram o dinheiro. Eu era a única com a moeda local e emprestei dinheiro para as amigas.

Oi Gleide! Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar esse golpe que aplicaram em vocês. bjs

Marcela disse:

Muito obrigada pelas dicas!

Oi Marcela, obrigada! bjs

Danielle disse:

Concordo contigo em todos os itens: os turistas acabam sendo muito visados, por isso, eu evito ostentar para não ter dor de cabeça. Alguns lugares ficam mais desertos após os eventos, sempre fico alerta. Já peguei taxi, algumas vezes, e sempre tinha moeda local com troco. Eles adoram dar troco com moeda falsa. Lógico que é uma minoria que faz isso, mas acaba prejudicando toda a classe. Fundamental fazer câmbio numa casa segura, evito aqueles câmbios no meio da rua.

Oi Dani, boas observações. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *