Inscreva-se em nossa News

Assine colocando seu email logo abaixo.

Foto da semana: o famoso Checkpoint Charlie em Berlim

O Checkpoint Charlie em Berlim é um lugar super visitado, uma das várias marcas do passado da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria quem se espalham pela cidade.

Ali era um posto militar, criado após a construção do Muro de Berlim, ligando o setor americano e o setor soviético. Era um local de controle da passagem das pessoas entre a Berlim Ocidental e Oriental.

De fato, o Checkpoint Charlie em Berlim era o terceiro posto deste tipo nessa fronteira e o nome vem do código militar que designa a letra “c” como “charlie”.

Com a queda do Muro de Berlim, em um primeiro momento o posto foi aberto para qualquer um passar. Depois o posto original foi colocado no Museu dos Aliados. A cabine dessa foto é uma reprodução colocada no lugar.

Atores vestidos de soldados americanos e soviéticos interagem com os turistas e, se quiser, você consegue carimbos da época para seu passaporte. Bem bacana!

Nessa rua encontramos o Museu Checkpoint Charlie (Museum Haus am Checkpoint Charlie) que reune um pequeno acervo em homenagem àqueles que tentaram fugir da Alemanha Oriental. São várias histórias tristes e algumas de planos mirabolantes.

Também ali pertinho tem uma exposição de fotografias gratuita com a mesma temática (no cruzamento da Friedrichstrasse com a Zimmerstrasse).

Só uma dica. Por ser um local bastante turístico as coisas são mais caras na região, bem como às vezes acontecem furtos a turistas (pelo que li em alguns blogs, eu não tive qualquer sensação de insegurança).

Então, se estiver em Berlim, não deixe de dar uma passadinha por lá. Afinal, é de graça!

icon-car.pngKML-LogoFullscreen-LogoQR-code-logoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Checkpoint Charlei

carregando mapa - por favor aguarde...

Checkpoint Charlei 52.507588, 13.389014



Compartilhe
        
     
Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram