Inscreva-se em nossa News

Assine colocando seu email logo abaixo.

Giant’s Causeway, a Calçada dos Gigantes

Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes em português) é uma das mais famosas belezas naturais da Irlanda do Norte, sendo viável um bate-volta a partir de Dublin, se você estiver na Irlanda, ou Belfast, se estiver na Irlanda do Norte. Óbvio que fui lá conferir.

O cenário é diferente de tudo o que já havia visto.

placa giant's causeway irlanda
O local é Patrimônio da Humanidade.

Giant’s Causeway são formações de pedras hexagonais (que parecem vigas ou lápis enormes) que se erguem da terra, que parecem encaixadas naturalmente formando um “caminho”, ou melhor, uma calçada. São mais de 40.000 rochas basálticas, algumas de até 6m de altura, que se formaram por conta de erupções vulcânicas ocorridas há mais de 60 milhões de anos.

giant's causeway stones
A pedras da Calçada dos Gigantes. Tão divertido andar por elas.

Por que o nome de Calçada dos Gigantes? Diz a lenda que o gigante irlandês Finn McCool resolveu brigar com o gigante escocês Benandonner. Como não havia barco que suportasse seu tamanho para atravessar da Irlanda para a Escócia, Finn McCool resolveu construir um caminho de pedra. Quando chegou lá viu de longe que o gigante escocês era muito maior e fugiu. O Benandonner foi para a Irlanda e encontrou Finn McCool disfarçado de bebê e pensou “se o bebê é desse tamanho, imagina o pai!” e foi quem dessa vez fugiu, destruindo parte do caminho de pedra para que nunca mais Finn McCool fosse para a Escócia. A parte que sobrou do caminho é Giant’s Causeway, a Calçada dos Gigantes.

Essa história é bem mais  legal que a explicação geológica, concorda?

mar e pedra giant's causeway
Cenário incrível!

 

panoramica-giants-causeway
Uma panorâmica do local.

O que fazer em Giant’s Causeway

A paisagem em si é incrível, muito única. Uma coisa meio de outro planeta. Não é por acaso que em 1986 Giant’s Causeway foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

É muito divertido caminhar pelas rochas, subindo e descendo por elas. Só precisa tomar cuidado para não escorregar. Um bom tênis é essencial.

giants-causeway-ireland
A área é enorme.

 

pedra giants causeway
A galera dando um rolé!

Para chegar na formação fazemos uma pequena caminhada pela costa a partir do Visitor Centre. A paisagem inicialmente é bem parecida com a vista em Carrick-a-Rede, um mar azul escuro e morros com pouco vegetação e pedra. Aos poucos vai se transformando em um terreno pedregoso e cinza. Tudo é muito cinza.

montanha-giants-causeway
A costa irlandesa é linda.

 

costa giant's causeway
Cenário de cinema.

Há quatro trilhas que podem ser feitas pelo local. Um mapa que pegamos no Centro de Visitantes e placas dão todas as indicações.

No Visitor Centre vemos uma exposição com explicação sobre a história do lugar.

centro de visitante giant's causeway
Um pouquinho da exposição.

Há uma animação bem bonitinha da lenda dos gigantes que eu contei. Dê uma olhadinha.

O ingresso dá acesso ao Centro de Visitantes e a audio guide para usar ao longo do passeio. Há ainda walking tour a cada hora.

Para quem tem dificuldade de locomoção ou estiver cansado há um ônibus que faz a ligação entre o Visitor Centre até s formações de pedra pelo valor de £2.00.

Como chegar no Giant’s Causeway

Eu fui em um day tour a partir de Dublin usando a empresa Paddywagon. Há também, claro, excursões diárias que partem de Belfast. No site do National Trust britânico há indicação de todas as formas para se chegar a Giant’s Causeway. A nossa parceria com a Ticketbar também vende ingresso de tour para essa linda atração.

Espero que tenha gostado do lugar. O que achou?

——————————-

icon-car.pngKML-LogoFullscreen-LogoQR-code-logoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Giant's Causeway

carregando mapa - por favor aguarde...

Giant\'s Causeway 55.240700, -6.512260

  • endereço: 44 Causeway Road, Bushmills, County Antrim, BT57 8SU
  • horário: diariamente de 9h às 18h.
  • valor: £ 10.50 (adulto). Há desconto para compra online ou para quem chegar até lá por transporte público, de bicicleta ou a pé.
  • como chegar: de trem ir até a cidade de Coraleine, depois pegar o ônibus Ulsterbus 172. Há estacionamento no local.
  • site: https://www.nationaltrust.org.uk/giants-causeway
Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram