Inscreva-se em nossa News

Assine colocando seu email logo abaixo.

Procurando o monstro de Loch Ness

Loch Ness é talvez o mais famoso lago do mundo, tudo por causa do seu ilustre morador… o monstro! Impossível passear por lá e não tentar encontrar Nessie.

Escrevi um pouco sobre Loch Ness na parte 1 do post sobre as melhores atrações da Highlands e Ilha de Skye. Entretanto, por se tão famoso, merece um post só dele, com mais detalhes.

Já foi provado que o monstro não existe. Mas, e daí? O folclore continua vivo e torna a viagem mais divertida. Até porque tudo por lá gira em torno do mostro!

cartaz nessie loch ness escocia
Procura-se.

lago ness escocia

O interior da Escócia possui muitos lagos (loch em gaélico), muitos mesmo! O Loch Ness é o maior (37km de extensão) e um dos mais profundos.

Para se ter uma ideia do tamanho do lago, ele contém mais água que todos os lagos da Inglaterra juntos! A água é limpa, mas por natureza muito escura. Sua qualidade química faz com que os peixes não sejam saborosos, não sendo local apropriado para pesca.

loch ness escocia
Barcos de todos os tamanhos para passear pelo lago.

Ao se chegar no Lago Ness as opções por lá são caminhar pela sua margem admirando a paisagem, passear pelo vilarejo de Drumnadrochit ou fazer um passeio de barco pelo lago.

São várias empresas que fazem o passeio de barco, com venda de ingresso pela internet. Fácil de pesquisar. Há passeio apenas pelo lago e outro que combina também uma visita ao Urquhart Castle, localizado às margens do lago.

castelo de urquhart loch ness escocia
O Castelo de Urquhart.

Eu só fiz o tour pelo lago, que dura cerca de 40 minutos. Achei a viagem monótona, pois depois de 5 minutos não há qualquer novidade na paisagem.

Ah! Se viajar na parte de cima do barco (aberta) vá protegido por conta do vento gelado.

O passeio é basicamente assim: o barco navega por um trecho do lago e dá meia-volta. Pronto. Durante a volta um marinheiro faz uma apresentação sobre o lago e o meio ambiente local. E nos apresenta Nessie… Como? Quando filmamos um desenho pintado na janela temos a sensação de que ele está em movimento. Meio tosco, mas ponto pela criatividade.

Em Drumnadrochit há o Loch Ness Exhibition Centre, museu dedicado ao… mostro! Claro rsrs. Com um enfoque a partir da apresentação do meio ambiente e geologia do Lago Ness. O ingresso custa £7.45.

monstro lago ness
Nessie está em todo lugar.
Como chegar a Loch Ness?

A forma mais comum e fácil é pegar um day tour em Edimburgo, Glasgow ou Inverness. São diversas as empresas que fazem esse passeio. Se tiver dificuldade, no site do Visit Scotland há indicações.

Enfim, vale a pena conhecer Loch Ness?

Depende…

Se você gosta de natureza e contemplação e não se importa de enfrentar algumas horas de estrada para um bate-volta, sim.

Se estiver viajando pela região, com certeza! Não dá para deixar de parar no lago mais famoso do mundo.

Se estiver em Edimburgo para poucos dias de viagem, pense duas vezes em fazer um bate-volta. Pode significar a perda de tempo precioso para conhecer outras coisas.

Se você não gosta de natureza, esqueça!

…………………………………………………

O que achou? Você iria até lá para procurar Nessie?




Compartilhe
        
     
Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram