Inscreva-se em nossa News

Assine colocando seu email logo abaixo.

Stonehenge, lendas ao vento

Um bate-volta a partir de Londres muito procurado é Stonehenge. Fácil de chegar, possui um ar místico e de mistério considerando que ninguém sabe com certeza absoluta como foi construído e o porquê.

Como chegar em Stonehenge?

tours diários operados por várias empresas de turismo que combinam Stonehenge com outros destinos, como Bath ou Salisbury.

De carro também é bastante viável (desde que você consiga dirigir do “lado errado”), pois a estrada é muito bem sinalizada e há estacionamento no local.

De trem ou ônibus é preciso ir até Salisbury, a cidade mais próxima. Na rodoviária ou na estação de trem deve-se pegar um ônibus até Stonehenge. Pode ser um ônibus comum ou o Stonehenge Tour, pois a diferença de preço somando passagem + ingresso não é grande.

Eu fui duas vezes lá. Na primeira vez (2013) usei um tour que foi excelente, comprando a partir do Visit Britain. Esse ano fui de carro com duas amigas, tendo como companhia a também amiga Tina Wells, do Londres Pra Você. Aliás, se precisar de uma guia em Londres e arredores ela é a pessoa certa.

Vale a pena ir a Stonehenge?

É uma experiência única, já que não existe outro lugar no mundo assim, então a resposta é … Sim! Eu não sou mística nem ligada a essa coisa de “energia” (minha amigas sentiram uma vibe  diferente, acho que a minha antena mística veio com defeito de fabricação rsrs), mas é fascinante ver algo tão diferente e inexplicável.

A entrada é pelo novo Centro de Visitantes (em 2013 não existia), bastante confortável, com um café espaçoso e uma loja bacana.

stonehenge visitor center
Centro de Visitantes de Stonehenge.

 

soldados-homenagem-stonehenge
Esse monumento fica próximo da entrada do Centro de Visitantes. É uma homenagem a dois pilotos da Força Aérea mortos em um acidente aéreo no local em 1912, sendo o primeiros militares da Força Aérea Britânica mortos em serviço. O local teria como significado ser o berço de nascimento da Força Aérea Britânica.

Lá também temos a atração Standing in the Stones, exibição de um filme num telão de alta definição em 360 graus que mostra uma viagem pelo tempo e pelas estações do ano em Stonehenge, simulando como se você estivesse no meio das pedras. Esse filme é MUITO bem feito e legal!

Passando a sala do filme entramos na Stonehenge Exhibition, exposição que fala do local, dos povos e do panorama histórico-cultural da região. Aqui aprendemos sobre o que se sabe (ou melhor, se supõe) do monumento e as teorias mais aceitas tais como:  (1) a construção foi feita entre 3.000 e 2.500 AC, (2) algumas pedras utilizadas possuem origem desconhecida e outras vieram do País de Gales (?!), e (3) uma das funções era servir de crematório.

placa exibição stonehenge
Stonehenge Exhibition

Atrás do Centro de Visitantes temos algumas casas que reproduzem as moradias e modo de viver dos povos que teriam vivido no local, chamadas de Neolithic Houses.

neolithic houses england
Neolithic Houses.

Tudo isso você pode ver antes ou depois de ir admirar o círculo de pedras de Stonehenge. A ordem dos fatores não altera o produto.

Stonehenge fica no topo de um pequeno morro e se pega um ônibus a partir do Centro de Visitantes. Um trajeto de cerca de 5 minutos. Leva-se um audio guide, incluso no valor do ingresso.

Chegando lá em cima, encontramos o monumento!!!

stonehenge

stonehenge-england uk-stonehenge

Prepare-se para o vento. Lá venta muito. Sério. Muito!

O ponto negativo é que para fins de preservação não é mais permitido se aproximar das pedras, precisamos admirar a uma certa distância, fazendo um caminho circular em volta delas. Confesso que é um pouquinho frustrante… Mas totalmente compreensível.

Nos solstícios de verão em junho (o dia mais longo do ano) e de inverno em dezembro (o dia mais curto) o acesso é permitido, havendo uma grande celebração durante todo o dia.

caminho circular em stonehenge
Os visitantes andando pelo caminho que circula o monumento. Às vezes é até difícil espaço para uma foto.

Como é um local em constante trabalho arqueológico, há ainda alguns outros pontos mais distantes do círculo de pedras principal que podem ser visitados. Basta andar pelo gramado, seguindo as indicações. Confesso que a ventania me desanimou andar pelo campo para ver pedrinhas… rsrs

 Enfim, um ótimo passeio!

Se quiser outras impressões sobre Stonehenge leia o post do Londres Pra Você:

What is Stonehenge? O que é Stonehenge?

Você conhece ou quer ir a Stonehenge? Deixe seus comentários!

———————————

icon-car.pngKML-LogoFullscreen-LogoQR-code-logoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Stonehenge

carregando mapa - por favor aguarde...

Stonehenge 51.184451, -1.858928

  • endereço: Near Amesbury, Wiltshire SP4 7DE
  • horário: diariamente, de 9h às 20h.
  • valor: £ 15,50 (adulto).
  • como chegar: ver no post acima
  • site: http://www.english-heritage.org.uk/visit/places/stonehenge/#
Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

1 comentário
  1. postado por
    Bate e Volta na Inglaterra a partir de Londres
    abr 21, 2016 Reply

    […] Conhecendo Stonehenge […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram