Inscreva-se em nossa News

Assine colocando seu email logo abaixo.

Um passeio pela Universidade de Oxford

Fazendo um bate-volta de Londres fui até Oxford através de uma excursão de um dia. Como o roteiro combinava com Stratford-upon-Avon e Warwick Castle, o passeio em Oxford se limitou basicamente a um passeio pela Universidade de Oxford e arredores.

Apesar do passeio de ter sido bastante limitado por conta do tempo, foi fascinante conhecer uma das mais tradicionais universidades do mundo. Para quem estudou numa faculdade pública brasileira (caindo aos pedaços por falta de verba e conservação) encontrar prédios históricos tão lindos deixa um sorriso amarelo e um sentimento de como o que realmente é importante não é valorizado em nosso país.

No passeio pela Universidade de Oxford cruzamos pelos seus jardins e em alguns dos seus prédios principais, com o guia contando histórias do local, de suas tradições e de ex-alunos famosos como CS Lewis (autor de Alice no País das Maravilhas) e JRR Tolkien (autor do Senhor dos Anéis). Enfim, muito interessante.

predios da universidade de oxford inglaterra
Alguns prédios da Universidade de Oxford
jardim universidade de oxford
Um dos vários jardins da universidade.

Temos também um momento Harry Potter no passeio!

Algumas partes da universidade foram inspiração para os livros e cenários dos filmes. A escadaria, o salão do refeitório e a biblioteca chamada de Bodleian Libraires (infelizmente aqui sem fotos).

entrada da bodleian library
Entrada da biblioteca
escadaria universidade oxford
As escadas da universidade.

Aliás, o refeitório é uma atração à parte, de tão lindo!

predio da christ church college
O prédio da Christ Church College é onde está localizado o refeitório

refeitorio universidade de oxford

refeitorio-oxford quadro-janela-refeitorio-oxford

A própria arquitetura da universidade também foi inspiração, com seus corredores largos e jardins internos.

universidade oxford patio interno
Um dos pátios internos da universidade. Essa imagem não poderia ser do próprio filme do Harry Potter?

Aliás, a Bodleian Libraires, criada em 1602, conta com mais de 11 milhões de itens impressos! É a segunda maior biblioteca do Reino Unido.

radcliffe camera
Uma das salas de leitura da biblioteca, chamada de Radcliffe Camera.

É fácil chegar a Oxford e tenho certeza que será agradável passar o dia inteiro na cidade, já que o passeio pela Universidade de Oxford conta com muitas outros pontos de visitação, além de se conhecer a cidade em si.

passagem predio universidade de oxford
Essa passagem entre dois prédios é inspirada na Ponte dos Suspiros de Veneza.

No Tourist Information Centre você pode obter todas as informações adicionais para conhecer bem a cidade e a Universidade, inclusive, se quiser, contratar um walking tour, o que é sempre interessante. Afinal, ver um bando de prédios sem saber o que são ou o que significam?

Saindo de Londres pode-se ir a Oxford de trem, uma viagem de cerca de 1:30h a partir da estação Paddington, ou de ônibus a partir da Victoria Coach Station. De carro é igualmente viável, já que as estradas são bem sinalizadas, porém não é possível trafegar em várias áreas da cidade.

Até a próxima!




Compartilhe
        
     
Post Autor
Lulu Freitas

Carioca que ama viajar. Meu lema: “Vivo para viajar. Viajo para viver”. Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

1 comentário
  1. postado por
    Bate e Volta na Inglaterra a partir de Londres
    abr 26, 2016 Reply

    […] Passeio pela Universidade de Oxford Meu passeio até Oxford, apesar de ter sido bastante limitado por conta do tempo, foi fascinante! Me encantou conhecer uma das mais tradicionais universidades do mundo.É fácil chegar a Oxford e tenho certeza que será agradável passar o dia inteiro na cidade, já que o passeio pela Universidade de Oxford conta com muitas outros pontos de visitação, além de se conhecer a cidade em si. (Leia Mais….) […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram