Em qualquer roteiro de viagem de Amsterdam está incluído como atração do Red Light District. Porém, o governo decidiu recentemente proibir tour no Red Light District a partir de 01.01.2020.
O que é o Red Light District?
É a região onde a prostituição (que é legalizada na Holanda) é mais concentrada. O De Wallen é bastante policiado, limpo e organizado. Chama a atenção as vitrines nas casas, onde os profissionais se exibem para os possíveis clientes. O blog 360 Meridianos tem um excelente texto tratando do Red District Light e a prostituição em Amsterdam.
Qual o motivo da decisão?
O governo justificou considerando as reclamações dos profissionais da região de que estariam sendo tratados como atrações turísticas. Haveria uma falta de respeito ao ser humano ao ser exposto a grupos turísticos.
Essa decisão de proibir tour no Red District Light é muito interessante, pois reflete uma crescente preocupação mundial com o turismo predatório e com respeito à diversidade cultural, como recentemente escrevi por aqui.
O que significa o fim de tour no Red Light District na prática?
Significa que você pode continuar a visitar a região individualmente, mas não em um grupo de excursão com guia. Já havia uma limitação em toda Amsterdam do tamanho de grupos a no máximo 20 pessoas, por causa do aumento da circulação de pessoas, agora nem isso no Red Light District.
Sem dúvidas, isso faz parte de um movimento em Amsterdam de repensar o turismo. Recentemente, foi retirado o letreiro IAmsterdam em frente do Rijksmuseum por conta do excesso de turistas.
De qualquer forma, Amsterdam é uma cidade incrível, que merece muito ser visitada. Confira todas as nossas dicas da Holanda e Amsterdam.
Se estiver procurando ingresso para alguma atração, veja abaixo as várias opções com a nossa parceira Tiqets.
O que você acha da decisão de proibir tour no Red District Light? Deixe seu comentário.