O Tiergarten é o segundo maior parque de Berlim, uma enorme área de 2,10 km² que vai da Potdsdamer Platz, passa pelo Portão de Brandemburgo até o Zoológico de Berlim. É o coração verde da capital da Alemanha.
Frequentado por turistas e moradores, uma delícia para passear, relaxar, brincar, praticar esportes ou um singelo piquenique.
Essa foto eu tirei durante o outono, no final de novembro. Estava bem frio, quase zero grau, e as folhas amareladas faziam um lindo visual. Foi muito relaxante e romântico passear pelas alamedas com a grama coberta de folhas, como um tapete.
O interessante é que o Tiergarten não é só um parque. Pelos seus vários caminhos encontramos marcos importantes como a Coluna da Vitória (bem no seu centro), o Memorial de Guerra Soviético ou o Palácio Bellevue (residência oficial do presidente da Alemanha), lagos e pontes. A avenida que corta o parque – Straße des 17. Jun – já foi palco de manifestações como a comemoração da vitória da Copa do Mundo de 2014 (ai… não vamos lembrar…).
Curiosidade: a palavra “tiergarten” significa “jardim dos animais” e o nome vem do fato que ali antigamente era o campo de caça da realeza. O processo de transformar a área levou séculos até o Tiergarten ter a estrutura e área atuais.
A 2ª Guerra Mundial trouxe grandes danos ao parque, por conta dos bombardeios. Porém, o pós-guerra talvez tenha sido ainda pior: pela falta de carvão e comida, árvores foram derrubadas para virar lenha e dar lugar ao plantio de alimentos. Das 200.00 árvores só 700 sobreviveram. O reflorestamento teve início em 1949 e levou anos até a recomposição do Tiergarten.
Se estiver em Berlim, o parque Tiergarten não pode ficar de fora do seu roteiro. Vale a pena.
[mapsmarker marker=”182″]