O bairro da Recoleta em Buenos Aires é considerado a Copacabana da cidade: turístico, nobre e tradicional. Aqui encontramos várias atrações da capital da Argentina, sendo a principal o Cemitério da Recoleta onde está enterrada Evita Perón.
No entanto, para mim o mais interessante da Recoleta é passear pelo bairro com suas ruas arborizadas e agradáveis (ok, confesso que também não sou fã de cemitérios) e um dos lugares que mais me marcou durante as caminhadas é a Basílica Nuestra Señora del Pilar.
Essa igreja pequena, branquinha em estilo barroco fica na praça principal da Recoleta, próxima ao cemitério. Muito fofa.
Dentro há um belo altar e outros detalhes igualmente em estilo barroco. Transmite um sentimento de muita paz e aconchego.
É a segunda igreja mais antiga de Buenos Aires, construída em 1732, bem como um Monumento Histórico Nacional.
Aliás, o bairro se chama Recoleta em parte por causa da igreja. Os padres da Ordem Franciscana dos Padres Recoletos Descalços construíram a igreja no local e o cemitério surgiu no jardim da igreja, em um período que ela ficou fechada quando esses padres foram expulsos do país. Pode-se dizer que o bairro cresceu ao redor da igreja (como em tantos outras cidades…).
- site: http://www.basilicadelpilar.org.ar/