O Mercado Modelo de Salvador é uma das atrações da capital da Bahia. Uma forma interessante e bastante agradável de conhecer um pouco da cultura baiana.
Localizado na área do comércio da cidade baixa de Salvador, o prédio onde funciona o Mercado Modelo de Salvador foi construído em 1861 para funcionar como posto alfandegário e hoje é tombado pela Patrimônio Histórico Nacional. O mercado funciona ali de 1971, tendo sido o prédio restaurando após um incêndio em 1984.
São 263 lojas que vendem de tudo um pouco: comidas típicas (cocada, pimenta, etc.), instrumentos musicais, bordados e rendados, redes, bijuterias e artesanatos em geral. Não por acaso se auto intitula como o maior shopping de artesanato do Brasil.
Os preço variam. Alguns produtos caros outros não. Mas dá para chorar e negociar.
Uma curiosidade: é possível visitar o subsolo do mercado, local onde antigamente ficavam escravos recém chegados ao Brasil. Diz a lenda que de noite se pode ruídos de correntes… para quem acredita em fantasmas…
Porém, não é só compras que temos por lá, pois é um espaço cultural sendo comum as rodas de capoeira ao som do berimbau.
Para completar a visita, se abrir o apetite, há dois restaurantes de comida baiana – com muito vatapá, acarajé e moqueca – além de pequenos bares espalhados por todo o mercado. Uma excelente pedida a bom preço.
A visita ao Mercado Modelo de Salvador pode ser combinada com um pulinho no Elevador Lacerda, um dos cartões postais da cidade. Aliás, essa foto foi tirada de lá. Praticamente é só atravessar a rua. Dali também é possível contemplar outros marcos de Salvador como a Igreja de Nossa Conceição da Praia (padroeira da Bahia) e o Forte São Marcelo.
Atenção: como todos os locais da parte histórica de Salvador a presença de ambulantes ao redor assediando os turistas é muito grande. É chato e cansativo porque mesmo dizendo que não se tem interesse os ambulantes insistem, seguem e perturbam muito. Precisa de pouco de paciência (para dizer o mínimo), além de passar uma grande sensação de insegurança para o visitante.
Apesar desse porém, se estiver em Salvador inclua no roteiro de pontos turísticos a visitar.
Deixe seus comentários!
[mapsmarker marker=”227″]
- endereço: Praça Visconde de Cayru s/n, Cidade Baixa, Salvador.
- horário: de 2a feira a sábado de 9h às 19h; domingo e feriado de 9h às 14h (restaurante até às 16h).
- como chegar: há estacionamento no local.
- site:
comentários
3 comentáriosO que fazer em Salvador – Bahia – Uma Viagem Diferente
fev 14, 2019[…] Voltei até o Elevador Lacerda, e desci até a Cidade Baixa para conhecer o Mercado Modelo. Para quem procura lembrancinhas é um ótimo lugar para se visitar, com muitas lojas com artesanatos e produtos locais. O Blog Lets Fly Away conta pra gente tudo sobre o Mercado. […]
Diego Arena
fev 14, 2019Eu adorei conhecer o Mercado Modelo quando visitei Salvador.
Com certeza um lugar que não pode ficar de fora no roteiro.
Lulu Freitas
fev 14, 2019Diego, concordo!!! bjs