Receba matérias por email!

Foto da semana: Portão de Brandemburgo

portão de brandemburgo, Foto da semana: Portão de Brandemburgo
Home  »  AlemanhaEuropaFoto da SemanaFotografia   »   Foto da semana: Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor) é o cartão postal mais famoso de Berlim, capital da Alemanha.

Localizado no bairro Mitte, pertinho do famoso Parque Tiergarten, o portão foi construído entre 1788 e 1791 a pedido do rei da Prússia com símbolo da paz. Uma prova disso é que a escultura que adorna o topo do portão é um biga (quadribiga para ser mais precis0) comandada por Eirene, a deusa da paz.

O Portão de Brandemburgo foi erguido onde existia o único portão remanescente da antiga muralha que cercava Berlim no século XVII.  A inspiração do projeto foi a entrada da Acrópole em Atenas, como podemos notar no seu estilo neoclássico com suas colunas. São 26m de altura de pura imponência.

Algumas curiosidades sobre o Portão de Brandemburgo:

  • quando Napoleão ocupou o país, levou a estátua para Paris. Ao fim da guerra foi recuperada e devolvida ao portão, mas para simbolizar a vitória foi colocado o símbolo de uma cruz com uma águia sendo segurado pela deusa Eirene.
  • o portão foi bastante danificado durante a 2ª Guerra Mundial, sendo restaurado 10 anos após o final do conflito em uma rara colaboração entre as Alemanhas Ocidental e Oriental.
  • o portão ficou do lado da Alemanha Oriental.
  • o Muro de Berlim passava em frente ao Portão de Brandemburgo, bloqueando seu acesso. Só soldados da Alemanha Oriental que patrulhavam o muro podiam chegar perto dele.
  • somente após a queda do Muro de Berlim em 1989 o público passou a ter livre acesso ao monumento.

Por conta de sua história tão interligada à cidade de Berlim, o Portão de Brandemburgo é um símbolo da reunificação da Alemanha.

  • Endereço: Pariser Platz – Mitte , 10117 Berlim

 

icon-car.pngKML-LogoFullscreen-LogoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Portão de Brandemburgo

carregando mapa - por favor aguarde...

Portão de Brandemburgo 52.516289, 13.377729

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram