O Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor) é o cartão postal mais famoso de Berlim, capital da Alemanha.
Localizado no bairro Mitte, pertinho do famoso Parque Tiergarten, o portão foi construído entre 1788 e 1791 a pedido do rei da Prússia com símbolo da paz. Uma prova disso é que a escultura que adorna o topo do portão é um biga (quadribiga para ser mais precis0) comandada por Eirene, a deusa da paz.
O Portão de Brandemburgo foi erguido onde existia o único portão remanescente da antiga muralha que cercava Berlim no século XVII. A inspiração do projeto foi a entrada da Acrópole em Atenas, como podemos notar no seu estilo neoclássico com suas colunas. São 26m de altura de pura imponência.
Algumas curiosidades sobre o Portão de Brandemburgo:
- quando Napoleão ocupou o país, levou a estátua para Paris. Ao fim da guerra foi recuperada e devolvida ao portão, mas para simbolizar a vitória foi colocado o símbolo de uma cruz com uma águia sendo segurado pela deusa Eirene.
- o portão foi bastante danificado durante a 2ª Guerra Mundial, sendo restaurado 10 anos após o final do conflito em uma rara colaboração entre as Alemanhas Ocidental e Oriental.
- o portão ficou do lado da Alemanha Oriental.
- o Muro de Berlim passava em frente ao Portão de Brandemburgo, bloqueando seu acesso. Só soldados da Alemanha Oriental que patrulhavam o muro podiam chegar perto dele.
- somente após a queda do Muro de Berlim em 1989 o público passou a ter livre acesso ao monumento.
Por conta de sua história tão interligada à cidade de Berlim, o Portão de Brandemburgo é um símbolo da reunificação da Alemanha.
- Endereço: Pariser Platz – Mitte , 10117 Berlim
[mapsmarker marker=”174″]