Receba matérias por email!

Foto da semana: Praça Jemaa el-Fna

Home  »  ÁfricaFoto da SemanaFotografiaMarrocos   »   Foto da semana: Praça Jemaa el-Fna

A Praça Jemaa el-Fna em Marrakech é a grande atração da cidade. Um dos lugares mais fascinantes do Marrocos.

Chegar na Jemaa el-Fna é ver um resumo do Marrocos em alguns metros quadrados. Um microcosmo de música, temperos, hábitos e um povo eclético, já que o Marrocos não é um país muçulmano tão rígido. Há mulheres de burcas, outras só de véu e aquelas mais ocidentalizadas.

Claro que também, como em qualquer atração turística, há algumas coisas mais típicas que podem soar meio pega-turista como o encantador de serpente ou o macaquinho amestrado fazendo acrobacias.

Ah! Muitos vendedores de suco de laranja. Sim, isso aqui é uma atração quase onipresente (cuidado com a água usada para lavar os copos, pode ser quase fatal rsrs).

Mesmo essas coisas foram tão legais já que muito diferentes da nossa realidade.

Não consegui segurar um “uauuu!” na Praça Jemaa el-Fna. Já estava adorando o Marrocos e estar ali, no finalzinho da viagem, fechou com chave de ouro o que vivi durante uma semana incrível no país.

O nome Jemaa el-Fna pode ter dois significados, não há muita certeza quanto a origem. Para uns é “assembleia dos mortos” porque, dizem, ali criminosos eram decapitados e tinham suas cabeças exibidas. Para outros “lugar da mesquita desaparecida” porque ali havia uma mesquita que foi destruída.

Além de toda essa efervescência ali funciona a medina de Marrakech, com um comércio variada e incrível. Os souks (lojas) vendem tecidos, especiarias, artesanato, produtos em prata e muito mais. Ah! Pechinchar sempre! Regra número um.

Essa tradição do comércio no local vem do antigo hábito das caravanas vindas do Saara chegarem lá para a troca e venda de produtos.

De noite a praça é ocupada por dezenas de barracas vendendo comidas típicas e ganha uma nova cara. Uma transformação.

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas

Carioca que ama viajar. Meu lema: “Vivo para viajar. Viajo para viver”. Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram