[atualizado jun/18] Mangue Seco Bahia é um pequeno vilarejo cercado por mar, dunas e coqueiros, quase na divisa com Sergipe. Visitar Mangue Seco é esquecer da vida…
A beleza natural é estonteante e se tornou mais conhecida após ter sido cenário da novela “Tieta”, já que a história de Jorge Amado se passa nesse vilarejo. Alguém ainda se lembra? A abertura era a música do Caetano Veloso chamada “A Luz de Tieta”.
Eta… eta… eta… dá um play para ouvir a música enquanto lê o post.
Um pouco sobre Mangue Seco Bahia
Mangue Seco fica ao lado da foz do rio Real, assim temos de um lado água doce e do outro água salgada. É área de proteção ambiental desde 1994, com uma fauna diversificada. Há boto no rio Real (não vi) e peixe-boi em outro rio da região, o Fundo (o único lugar além do rio Amazonas com essa espécie).
Como chegar a Mangue Seco

O mais rápido é a partir de Aracaju (80km). Também é viável a partir da Costa do Sauípe ou da Praia do Forte (Bahia), mas é um pouco mais distante. De Salvador, nem se fale! São 215km.
Nesses quatro locais há várias agências que oferecem passeio de 1 dia (bate-volta) até Mangue Seco.

Eu visitei saindo de Aracaju. Fui de carro pela SE-368 até o acesso para a vila de Pontal. Dali uma estrada asfaltada até chegar ao porto de onde partem os barcos que navegam pelo rio Real até Mangue Seco. Há estacionamento no local (R$ 10,00).
Se for de carro, aproveite para cotar aluguel com a nossa parceria com a RentCars.
Outra opção, a partir de Aracaju, é pegar um ônibus até Estancia e de lá pegar um táxi até a vila de Pontal.
O valor da passagem do barco depende de negociação e do números de passageiros. É importante combinar o horário da volta com o barqueiro! Fica a dica.
A travessia de barco é de cerca de 20min, tranquila e agradável.
Há também a opção de lancha, mais rápida e (óbvio) mais cara.
O que fazer em Mangue Seco Bahia
Bem, se você não gosta de sol e mar, esqueça visitar esse lugar. Não é para você.
A vila é pequena, simples e com pouca infraestrutura. Há pousada em Mangue Seco para quem quiser se hospedar por lá.
Booking.com
Podemos passear por Mangue Seco, há algumas lojas de artesanato e comidas típicas do nordeste. Aquela carinha de vila de pescador, de poucas ruas de terra batida e areia.

Apesar disso, há energia elétrica e celular funciona. Mas leve dinheiro vivo! Cartão de crédito não funciona em todos os lugares.
Para comer há alguns restaurantes caseiros e o restaurante Frutos do Mar, que fica no local onde atracam os barcos (bem gostoso).
Saindo do vilarejo, há duas opções para chegar na praia de Mangue Seco: seguir a pé pela margem do rio Real (cerca de 20min) ou contratar um bugueiro para chegar lá atravessando as dunas. Se contratar o bugue, também há a opção de poder ir para a praia de Costa Azul.

Negociar o valor e o roteiro do bugue também faz parte da visita. Pagamos R$ 60,00 por pessoa só para passear pelas dunas e chegar na praia. O motorista leva e depois busca no horário marcado na praia.
Ir pelas dunas de Mangue Seco é “sem emoção”, diferente do passeio nas dunas de Natal ou do Ceará. Durante o trajeto há algumas paradas para fotos.



A praia é super tranquila. O mar estava calmo (dizem que é bem batido, mas sem ondas grandes) com aquela água limpa e deliciosamente morninha do Nordeste. Areia branquinha cercada de coqueiros.
Há alguns quiosques com mesas, uma infraestrutura rústica e honesta.
E só. O negócio é ficar de bobeira na praia. Diferente de outras praias nordestinas, aqui não tem “atrações” ou atividades esportivas.

Não esqueça do chapéu, óculos escuros e filtro solar. E divirta-se!
Se tiver tempo, além de ir na praia de Mangue Seco é possível fazer um passeio pelo rio, passando pelos manguezais, ou ir na praia de água doce do rio Real.
Se quiser mais dicas, confira tudo o que publicamos sobre a Bahia.
Espero que tenha gostado da nossa dica sobre Mangue Seco Bahia! Até a próxima e não deixe de colocar seus comentários.
comentários
10 comentáriosCynara Vianna
jul 2, 2018Amo praia, não resisto a um marzão azul desse, quando leio posts como esse quero logo programar uma ida para o destino!
Lulu Freitas
jul 5, 2018Oi Cynara! Que bom que curtiu. bjs
Patti Neves
jul 1, 2018Nossa! Adorei! Ótima idéia de destino, e como não lembrar da Tieta? Vou guardar o post com carinho.
Lulu Freitas
jul 1, 2018Oi Patti! Que bom que você gostou! bjs
Denise Barreto
jun 30, 2018Nordeste e suas infinitas surpresas! Ainda não tinha ouvido falar dessa localidade, mas agora já tá na minha lista de desejos. Abraços!
Lulu Freitas
jul 1, 2018Oi Denise! Sim, o Nordeste tem muitas surpresas boas. bjs
Nana
jun 28, 2018meu deus!! quanto lugar lindo!! Adorei as dicas de mangue seco! não conheço e me deu muuuita vontade!
Lulu Freitas
jul 1, 2018Oi Nana! Que bom que curtiu 🙂 bjs
Marianne
jun 28, 2018A Bahia é toda maravilhosa né?? Acabei de voltar de Caraíva e me apaixonei! Agora já quero incluir Mangue Seco no meu roteiro. Não tem como não amar essa paisagem!
Lulu Freitas
jul 1, 2018Oi Marianne! Caraíva está na minha lista. Depois compartilhe as dicas. bjs