Receba matérias por email!

NEWS: Da Vinci 500 anos, celebrações pelo mundo

Home  »  CulturaNotíciasProgramas culturais   »   NEWS: Da Vinci 500 anos, celebrações pelo mundo

Esse mês marca os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci e durante 2019 haverá celebrações de Da Vinci 500 anos por todo o mundo.

A data exata da morte de Leonardo Da Vinci é 02.05.1519. O artista italiano, que passou boa parte de sua vida se divindindo entre a Toscana, Milão e Roma, morreu em Ambroise, na França.

A importância de Leonardo da Vinci não se resume a ser autor da pintura mais famosa do mundo. Além do misterioso sorriso da Mona Lisa, Da Vinci foi um homem renascentista à frente de seu tempo, experimentando diversas áreas do conhecimento como a medicina (estudando anatomia e dissecando corpos), ciência (são famosos os seus desenhos de um protótipo de helicóptero e de máquina voadora), engenharia e o que você mais possa imaginar. Veja algumas das mais interessantes invenções pensadas por Leonardo da Vinci.

Por tudo isso – e já não é pouco – haverá muitas comemorações marcando a data. Aliás, essa é apenas uma das várias efemérides da arte europeia em 2019.

Da Vinci 500 anos pelo mundo

1. Vinci

A cidade natal de Leonardo terá um ano cheio de uma programação especial. A cerca de 30km de Florença, lá encontramos o Museo Leonardiano Vinci, com reprodução de suas invenções e tudo sobre sua vida e obra.

2. Florença

Leonardo da Vinci morou por mais de uma década em Florença e o principal museu da cidade, a Galeria Uffizi, possui duas de suas obras-primas em uma sala exclusivamente dedicada a ele e seus discípulos.

quadro a anunciação 500 anos de morte de leonardo da vinci
A Anunciação.

Os quadros são “A Anunciação” de 1472 e “Adoração dos Magos” , incompleto. A sala de exibição está sempre cheia e se espera ainda mais movimento durante esse ano de Da Vinci 500 anos.

Veja aqui ingresso para entrar na Galeria Uffizi.

3. Milão

Em Milão encontramos outra obra famosa de Da Vinci: “A Última Ceia”, localizada na igreja Santa Maria delle Grazia, patrimônio da Unesco. Detalhe: a igreja foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial e parcialmente destruída, mas a pintura sobreviveu intacta.

Até agosto os ingressos estão esgotados, mas fique de olho no site porque pode aparecer alguma oportunidade de ingresso até lá. Compra aqui entrada para apreciar “A Última Ceia” em Milão.

quadro a ultima ceia da vinci 500 anos de morte
A Última Ceia.

Na Biblioteca Ambrosina pode ser visto o “Codex Atlanticus” um caderno com rascunhos de invenções e ideias.

Há também um museu dedicado a ele: o Museo Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci. Sem obras originais, mas divulgando a ciência e tecnologia envolvida no trabalho dele. Claro, com uma programação especial esse ano. Veja aqui o ingresso para o Museu Leonardo da Vinci.

Roma

Roma foi a última cidade na Itália onde Da Vicni viveu antes de se mudar para Ambroise.

Em Roma há um outro museu dedicado a ele, o Museo Leonardo da Vinci, localizado na Piazza del Popolo, coração da cidade. Não há obra original do artista, mas reproduções de invenções, animações de obras famosas e atividades interativas.

Também temos no Palazzo della Cancelleria a exposição Leonardo da Vinci: o Gênio de Leonardo, promovida pelo Vaticano.

Turim

Nos Museus Reais de Turim está aberta até 14 de julho a exposição “Leonardo da Vinci: Desenhando o Futuro” com vários desenhos, inclusive seu famoso autorretrato.

auto retrato de leonardo da vinci comemoração 500 anos de morte
Autorretrato.

Veneza

A Gallerie dell’Accademia, também até 14 de julho, apresentará 25 desenhos, dentre eles o badalado “Homem Vitruviano” que raramente é exposto.

homem vitruviano leonardo da vinci 500 anos de morte
O Homem Vitruviano.

Há também na cidade o Leonardo da Vinci Museo, com reproduções de suas pinturas e invenções. Um bom passeio para se fazer por lá.

Paris

O Museu do Louvre foi o mais visitado do mundo em 2018, em parte por conta da Mona Lisa. Há outras obras dele lá, tanto que parte do badalado livro “O Código da Vinci” se inspirou nelas.

monalisa louvre paris leonardo da vinci #monalisa #louvre #paris #davinci
Mona Lisa no Louvre.

Então, nada mais natural que uma grande mostra em homenagem aos 500 anos da morte de Da Vinci esteja sendo organizada. A maior reunindo obras do artista que entrará em cartaz a partir de 24 de outubro. A direção do museu espera que um novo recorde de público seja batido, tanto que será necessária a reserva de horário para poder ingressar no Louvre, inclusive para aqueles que possuem gratuidade.

Veja a disponibilidade de ingresso:

Reino Unido

O Royal Collection Trust organizou uma exposição de desenhos por vários museus do Reino Unido para marcar o Da Vinci 500 anos. Desde fevereiro 12 museus exibem 12 desenhos, além da Queen’s Gallery do Palácio de Buckingham apresentar mais 50 desenhos do italiano.

Veja aqui ingresso para a Queen’s Gallery do Palácio de Buckingham.

…………………

Aproveite e salve o nosso pin para se lembrar do blog! 🙂

leonardo da vinci 500 anos de morte celebrações

Espero que tenha gostada na nossa dica sobre as comemorações de Da Vinci 500 anos. Deixe seus comentários!

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram