Receba matérias por email!

Usina do Gasômetro Porto Alegre

usina do gasômetro porto alegre, Usina do Gasômetro Porto Alegre
Home  »  BrasilDestinosRio Grande do Sul   »   Usina do Gasômetro Porto Alegre

[atualizado mar/18] Usina do Gasômetro Porto Alegre, localizada às margens do lago Guaíba, é o cartão-postal mais famoso da cidade. No momento está fechada para obras para entrar, porém ainda vale a visita para conhecer o seu entorno e admirar o cenário.

É um espaço cultural que não pode deixar de ser visitado se você estiver pela capital gaúcha. Fui para Porto Alegre em uma viagem rápida a trabalho e consegui dar uma escapadinha para visitar.

Aliás, aproveite para conferir um excelente roteiro de 1 dia em Porto Alegre feito pelo blog Uma Viagem Diferente.

História da Usina do Gasômetro Porto Alegre

Construída em 1928, a Usina do Gasômetro Porto Alegre foi uma das primeiras edificações em concreto de Porto Alegre, criada para gerar energia a partir de carvão mineral. A longa chaminé, marcante na sua arquitetura, foi construída em 1937 por conta da reclamação da população sobre a fumaça gerada pelo carvão. Anos depois, a usina passou a operar com óleo combustível.

Pasmem, a usina funcionou até 1974, ajudando a iluminar Porto Alegre!

usina do gasometro porto alegre rio grande soul
A fachada exterior do prédio.

Nos anos 80 houve um plano para a demolição da Usina do Gasômetro Porto Alegre para a passagem de uma avenida (viva o progresso, #sqn), mas a mobilização popular impediu, transformando-se a usina – então abandonada – em espaço cultural.

Aliás, transformar prédios abandonados em espaço cultural está no DNA gaúcho. Por exemplo, o Centro Cultural Mário Quintana, super importante na cidade, era um antigo hotel.

O que fazer na Usina do Gasômetro Porto Alegre

Administrada pela Prefeitura de Porto Alegre, a Usina do Gasômetro é um espaço que abriga companhias de teatro e dança, um grande incentivo cultural.

Para o público, há quatro galerias de arte, como a Galeria Iberê Camargo e  Galeria dos Arcos, exclusiva para fotografias (ambas localizadas no térreo), cinema, memorial contando a história da usina, teatro e café.

exposição imagens da usina do gasometro em porto alegre
Como era a Usina no passado.

Os seus 6 andares preservam o desenho original do prédio, com suas passarelas de ferro. Passear pelo prédio é dar uma olhada no passado.

No dia que fui não havia exposição nem uma programação interessante. O café estava fechado. Assim, conhecer o local foi um pouco decepcionante. Esperava bem mais! Mas, de qualquer forma, ir lá, nem que seja para tirar uma foto, faz parte do roteiro em Porto Alegre.

Há várias formas de chegar na Usina do Gasômetro Porto Alegre, mas se estiver com disposição vá caminhado pelo calçadão às margens do Guaíba.

rio guaiba usina gasometro porto alegre
O rio Guaíba.

Em frente da Usina do Gasômetro parte o passeio de barco pelo Guaíba e delta do Jacuí. É mais ou menos 1 hora navegando e vendo um pouco da cidade por um outro ângulo. O valor é de R$ 15,00. Pena que não tive tempo.

Da Usina do Gasômetro, dizem, podemos ver o melhor pôr do sol de Porto Alegre.

Deixe sua dica!

————————————

[mapsmarker marker=”286″]

Mais algumas dicas da Usina do Gasômetro Porto Alegre

 

Receba matérias por email!

usina do gasômetro porto alegre, Usina do Gasômetro Porto Alegre
Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram