Receba matérias por email!

Foto da Semana: Vitrais da Catedral de Notre Dame de Paris

Home  »  DestinosEuropaFoto da SemanaFotografiaFrançaParis   »   Foto da Semana: Vitrais da Catedral de Notre Dame de Paris

[atualizado em abr/18] A Catedral de Notre Dame de Paris é um dos ícones da capital francesa e demorou mais de 2 séculos para ser totalmente construída (1163 a 1345). É, sem dúvida, uma das igrejas mais importantes e famosas de toda a Europa.

A Catedral de Notre Dame de Paris está na alma da França, cenário de grandes momentos (beatificação de Joana D’Arc, coração de Napoleão) e histórias, como o famoso Corcunda de Notre Dame.

Virou até desenho da Disney, não é? Então aperte o play e leia o resto desse post com fundo musical.

Mais um pouco sobre a Catedral de Notre Dame de Paris

A Notre Dame possui muitos ícones, como os gárgulas lá em cima e sua arquitetura em estilo gótico toda trabalhada com inúmeras estátuas e seus três portais (chamados de portal de Santa Ana, portal da Virgem e portal do Último Julgamento).  Contudo, os vitrais da Catedral de Norte Dame são para mim o símbolo mais belo.

Os três principais vitrais possuem o estilo chamado de “rosa”, porque são arredondados e divididos em vários segmentos. Foram construídos em 1270 e cada um possui em tema:

  1. rose nord (rosa do norte): o Antigo Testamento. A imagem da Virgem Maria e do menino Jesus estão no centro.
  2. rose sud (rosa do sul): o Novo Testamento. A imagem de Cristo sentado em um trono está no centro.
  3. rose ouest (rosa oeste): fica na fachada principal da catedral, como tema principal a Virgem Maria com Jesus, cercados pelos Apóstolos.

Há inúmeros outros vitrais, cada um mais lindo que o outro na Catedral de Notre Dame de Paris.

Curiosidade: na Revolução Francesa vários foram destruídos e somente restaurados após uma campanha iniciada pelo escritor Victor Hugo, autor de O Corcunda de Notre Dame.

Lembro que fiquei um tempão olhando cada detalhe e tentando fotografar. A igreja é escura, não foi fácil com a minha máquina. rsrs

Ali também encontramos o marco do centro de Paris, na praça bem em frente da igreja. A partir desse marco zero são calculadas as distâncias, o quilômetro zero de todas as estradas que saem de Paris.

Se tiver disposição é possível subir 420 degraus até a sua torre e ver Paris lá de cima. De quebra ficará pertinho seus gárgulas.

A visita à catedral é de graça, mas é cobrado ingresso para conhecer os tesouros (obras de arte e relíquias religiosas como um pedaço da cruz da crucificação de Jesus), para subir na torre ou para visitar a cripta. Todos os detalhes no site dessa atração.

Salve o nosso pin no seu Pinterest para lembrar do blog!

pin notre dame paris

Você conhece a Catedral de Notre Dame de Paris? O que acha dela?

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram