[atualizado maio/2022] Em 2019 a França comemorou o aniversário da Torre Eiffel de Paris de 130 anos. Sim, um dos grandes símbolos franceses é centenário! Escrevi esse guia sobre como visitar a Torre Eiffel completo. Para facilitar a sua viagem.
Um pouco da história da Torre Eiffel de Paris
A Torre Eiffel de Paris foi construída como uma obra temporária para a Exposição Universal de 1889, que marcou o centenário da Revolução Francesa. Só que fez tanto sucesso que não foi desmontada como era inicialmente previsto.
O monumento foi construído por uma equipe liderada pelo engenheiro Gustave Eiffel . Ele, aliás, também participou da criação da Estátua da Liberdade. Você sabia?
Seu sucesso, em parte, se deve ao fato de se destacar no meio das construções baixas de Paris. É difícil não notá-la no horizonte. São 324m de altura!
De sua construção até 1930 era a construção mais alta do mundo, quando então foi inaugurado o Chrysler Building em Nova York.
Atualmente é o monumento de acesso pago mais visitado no mundo, em torno de 7 milhões de visitantes. Houve uma recuperação, após a queda de visitantes em Paris por conta dos atentados terroristas de 2017.
As comemorações de 130 anos da Torre Eiffel
Para celebrar a data uma iluminação noturna especial com um show de luzes e efeitos.
Além disso frases são projetadas na torre durante a exibição. Veja o vídeo abaixo:
Como visitar a Torre Eiffel de Paris
A Torre Eiffel é um dos vários mirantes de Paris. Ver Paris do alto é incrível, algo que super recomendo. Veja aqui uma lista de 10 lugares para ver Paris do alto.
Você possui três opções de como visitar a Torre Eiffel :
- só ver a Torre Eiffel, tirar fotos e não subir
- subir na Torre Eiffel para os primeiro e segundo estágios
- subir na Torre Eiffel até o terceiro estágio
Apenas tirar foto da Torre Eiffel de Paris
A primeira opção, óbvio, é a mais econômica. Daqui a pouco vou indicar os melhores lugares para tirar foto da Torre Eiffel. Continua lendo o post 🙂
Como visitar a Torre Eiffel: subindo até o topo
Já para a segunda e terceira opções, é preciso comprar ingresso. Se possível, reserve no site com dia e horários marcados. Caso contrário, você enfrentará muita fila só para comprar a entrada.
Não que você evite fila com o ingresso marcado, mas terá apenas a fila para o raio-x e elevador. Em 2018, em julho, fiquei cerca de 30 minutos no sol até conseguir subir.
Ao chegar você passará por uma fila de raio-x antes de poder acessar a área embaixo da torre. Isso foi algo que chamou minha atenção!
Antigamente o acesso era irrestrito. Passeava-se livremente pela área. Agora, por medidas de anti-terrorismo, a Torre Eiffel é toda cercada de tapumes verdes. Assim, só se aproxima dela após a verificação da segurança.
Não que isso seja capaz de evitar incidentes, como um visitante que resolveu escalar a Torre Eiffel, por exemplo.
Essa proteção e restrição sem dúvidas tiram um pouco do charme da experiência e “atrapalham” algumas fotos. Vida que segue, não é?
Ingresso para subir na Torre Eiffel de Paris sem filas
Atenção:
- o ingresso da internet possui nome do visitante. Não esqueça de levar seu passaporte, porque pode ser exigida a comprovação.
- é recomendado chegar 15 minutos antes do horário do seu bilhete para você passar pela segurança e não se atrasar.
- o valor do ingresso é mais caro para subir ao terceiro andar.
Se você quiser poderá agregar a sua experiência comprando um ingresso combinando a ida na Torre Eiffel e depois um passeio de barco pelo rio Sena:
Como visitar a Torre Eiffel e a vista de Paris do alto
Ver Paris do alto é lindo e há vários lugares maravilhosos para isso. Um dos meus preferidos era da Catedral de Notre Dame que, infelizmente, está fechada por conta do seu triste incêndio.
Subimos a torre em um elevador com carinha de antigo.
A alternativa, se você tiver preparo físico e quiser economizar, é subir de escadas até o segundo andar (para o topo é obrigatório o elevador). Esse ingresso para a Torre Eiffel é mais barato.
Primeiro estágio
No primeiro estágio a vista ali é prejudicada por ser muito baixa, mas para atrair os visitantes tem um chão de vidro e uma exposição sobre o monumento. Eu não fui ali.
Segundo estágio
O segundo andar da Torre Eiffel de Paris possui uma vista mais interessante, por ser mas baixo avistamos melhor a cidade. Só um detalhe: há uma grade de ferro para ninguém cair lá de cima.
Após dar uma volta completa por ali, com uma visão 360 graus de Paris, é possível pegar um outro elevador até o terceiro estágio.
Terceiro Estágio
Ali a área de circulação é menor, com uma visão mais distante por conta da altura.
Compare abaixo:
Confesso que não vi muita graça nessa parte do passeio. Não achei que vale a pena pagar mais caro para subir até o terceiro estágio.
Restaurantes da Torre Eiffel de Paris e outras experiências
Além de apreciar a vista, você pode fazer uma refeição nos restaurantes localizados na torre. Há dois restaurantes: 58 Tour Eiffel (localizado no primeiro andar) e Jules Verne (no segundo andar).
O blog Dez Mil Milhas conta como é jantar na Torre Eiffel no restaurante 58 Tour Eiffel.
Ainda há lanchonetes na base e nos andares. Você poderá até mesmo beber uma taça de champanhe nas alturas! Tim tim! Très chic!
O melhor horário de como visitar a Torre Eiffel é no final da tarde.
Você vê a cidade com sol e aos poucos anoitecendo e os prédios se ascendendo. Depois é possível descer da Torre Eiffel e vê-la toda iluminada. Para mil fotos!
No verão, no entanto, só lá pelas 21h está escuro!
Vale a pena subir na Torre Eiffel?
A minha resposta é sim!
Acho que em uma primeira viagem em Paris subir na Torre Eiffel é obrigatório. Tem que ir.
Qual o melhor lugar para tirar foto da Torre Eiffel
Viajar até Paris e não tirar nem uma fotinho com a Torre Eiffel é uma falha gravíssima no seu roteiro! Simplesmente não pode!
Você poderá tirar fotos da Torre Eiffel de vários pontos da cidade. Os locais com melhores ângulos são o Campo de Marte e o Trocadéro.
Que tal fazer um piquenique com a Torre Eiffel no fundo? O Campo de Marte é o lugar perfeito! Eu fiz isso, como contei no meu roteiro de viagem romântico em Paris.
Do Trocadéro você verá a Torre Eiffel de frente, do outro lado do rio Sena. Uma visão sensacional.
Fora das redondezas da Torre, um ótimo lugar para tirar foto da Torre Eiffel é na Basílica de Sacré-Couer.
Um passeio de barco no rio Sena também permite fotos da torre.
Outros, muito bons, são do rooftop da Galeries Lafayette e da Ponte Alexandre III (para mim a mais bonita de Paris!).
O blog Ligado em Viagem listou 13 lugares para tirar as melhores fotos da Torre Eiffel. Confira!
Como chegar na Torre Eiffel de Paris
A Torre Eiffel fica no 7o arrondissement, no Champ de Mars (Campo de Marte). Do lado esquerdo do rio Sena, é bem fácil de chegar.
A melhor forma é de metrô e várias estações deixam bem pertinho:
- metrô: linha 8, estação Trocadéro ou École Militaire , ou linha 6 estação Bir-Hakeim
- RER linha C, estação Champs de Mars
Um outro jeito interessante de como chegar na Torre Eiffel é o Batobus, um barco-ônibs que percorre o rio Sena com uma estação bem em frente chamada…. Tour Eiffel.
Informações essenciais
- endereço: Champs de Mars, 5, Paris
- horário: diariamente, de 14/6 a 31/8 de 9h às 00h45; no resto do ano de 9h30 às 23h45. Para subir de elevador os horários são mais restritos. Veja no site.
- valor: Vários preços. Compre aqui o ingresso sem filas.
- como chegar: veja lá em cima o post
- imperdível: fotos e mais fotos, de preferência no pôr do sol
- acessibilidade: sim, permite acesso para pessoas com mobilidade reduzida e informações acessíveis
- site: toureiffel.paris
Conclusão: aproveite esse guia!
Lembre-se:
Se for reservar hotel na Europa, use nossa parceria com o Booking, sem custo adicional.
Ao contratar seguro saúde (obrigatório na Europa), veja nossa parceria com a SegurosPromo. Com o cupom LETSFLYAWAY5 você ainda terá 5% de desconto.
Se for alugar carro, veja a nossa parceria com a RentCars.
Compre passeios e ingressos com a nossa parceria com a Get Your Guide e Civitatis. Compare preço e opções!
Se precisar comprar chip de viagem internacional para internet e telefone, use a nossa parceira com a Viaje Conectado ou com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Veja a a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente a nossa parceria com a Amazon.
Salve o nosso pin!
Curtiu nosso guia da Torre Eiffel de Paris? São 130 anos de fascínio. Você já visitou? O que acha dela?
comentários
12 comentáriosEdson Amorina Junior
jun 25, 2019Adoro essa torre! 🙂 E bem legal saber mais de sua história, a torre eiffel é realmente um marco em qualquer viagem para Paris.
Lulu Freitas
jun 25, 2019Oi Edson! Eu também bjs
Carla Mota
jun 20, 2019Pensar que a Torre Eiffel foi construída para ser destruída depois nem dá para acreditar, né. É um monumento maravilhoso.
Lulu Freitas
jun 20, 2019Oi Carla, pois é! Outros tempos… bjs
Gabriela Torrezani
jun 20, 2019Caramba, 130 anos de Torre Eiffel, o maior símbolo de Paris… e pensar que foi construída pra ficar apenas temporariamente na cidade hein?
Lulu Freitas
jun 20, 2019Oi Gabi, pois é! bjs
Angela C S Anna
jun 20, 2019icone indispensavel da cidade luz ne! eu subi na primeira vez a noite e achei incrivel. quero ir de dia para comparar
Lulu Freitas
jun 20, 2019Oi Angela, é demais mesmo!bjs
Liany Garves Nogueira
jun 20, 2019Ai adorei Lu!! A Torre Eiffel é realmente uma coisa a parte. Sei que todo mundo vai, mas eu realmente fiquei encantada quando vi pela primeira vez. Já subi em todos os estágios, fiz todas as fotos rs, só não comi no restaurante lá! Adoraria poder ir novamente agora com as comemorações de 130 anos!
Lulu Freitas
jun 20, 2019Oi Liany, eu também me emocionei na primeira vez! bjs
Tharsila Costa
jun 18, 2019Essa cidade é linda demais! E ver a Dama de Ferro pela primeira vez foi de emocionar. Vida longa à Torre Eiffel
Lulu Freitas
jun 18, 2019Oi Tharsila, sim, é muito emocionante a primeira vez! bjs