[atualizado nov/19] O AquaRio RJ faz parte do projeto de revitalização da zona portuária. Um projeto que começou com a inauguração do MAR- Museu de Arte do Rio e do Museu do Amanhã, passando pelo Boulevard Olímpico.

Criou-se um novo e agradável corredor cultural em uma área degradada até antes das Olimpíadas Rio 2016.

História do Aquário Marinho do Rio

mural de gratife street art aquario rio de janeiro
Há vários murais em frente ao museu, todos com a temática aquática.

O AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul, inaugurado em 09.11.2016.

A idéia foi a de criar um espaço para oferecer ao público o contato com espécies marinhas das mais diversas, bem como ensinar e conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Visitando o AquaRio RJ

esqueleto de baleia do aquario rj
Esqueleto de baleia que fica no saguão de entrada.

O AquaRio possui 26.000 m², distribuídos em 5 andares. São ao todo 28 tanques com 4,5 trilhões de litros de água salgada! Números impressionantes.

O passeio no Aquário Marinho do Rio começa subindo de elevador até o último andar, então vamos descende e admirando as atrações.

observatorio taque aquario rj
Essa bolha é um observatório de um tanque. A gente se abaixa para entrar nela e poder admirar os peixinhos.
peixe palhaço nemo aquario rio de janeiro
Procurando Nemo?
aquario rio de janeiro coral
Um pouquinho mais das atrações.

Há telas espalhados ao longo dos tanques dando informações sobre as espécies, além dos monitores sempre solícitos para dar quaisquer esclarecimentos.

Encontramos um Tanque de Toque, o único local onde é permitido tocar nos animais, com uma interação próxima.

tanque de toque do aquario rj
O tanque de toque.

O ponto alto do passeio é o grande tanque de 7m de profundidade (chamado Tanque Oceânico corresponde a dois andares da atração), pela qual atravessamos através de uma ponte/túnel de acrílico. Nele estão os dois tubarões do AquaRio (as estrelas do oceanário!). A sensação é como estar dentro do aquário.

tanque e tubarão do rio de janeiro aquario
Tanque + tubarão.

O que mais fazer por lá

Se abrir fome, no andar térreo há uma lanchonete e lojinha (claro que tem uma lojinha! rsrs).

Se tiver um tempinho também dê uma voltinha no Museu do Surf, com fotos, pranchas antigas e uma coleção de conchas.

pranchas do museu do surfe do aquario rj
Um dos destaques do museu do surf são as pranchas, antigas e de vários modelos.

O passeio pode ser feito calmamente em cerca de 2 horas.

Uma coisa que não gostei do AquaRio RJ é que os corredores são excessivamente escuros, um pouco claustrofóbico. Poderia haver um pouco mais de luminosidade ou uma ambientação mais clara.

Outro ponto negativo é que poderia haver mais espécies brasileiras e explorar mais nosso ecossistema Senti falta de uma área dedicada exclusivamente à fauna da amazônica e à fauna pantaneira, por exemplo.

Feitas essas duas ressalvas, o Aquário Marinho do Rio é uma bela atração para toda a família. Um presente para a cidade do Rio de Janeiro.

…………………………….

Outras dicas do AquaRio RJ

  • endereçoPraça Muhammad Ali, Gamboa, Rio de Janeiro
  • horáriodiariamente, das 10 às 18h.
  • valor: R$ 80,00 (inteiro), mas há promoção para cariocas e combos combinando a entrada com o Cristo Redentor ou o Zoológico. Compre online no site do AquaRio com horário marcado para evitar filas. Se preferir, você pode contratar um passeio guiado pelo Boulevard Olímpico + entrada para o AquaRio.
  • como chegarVLT (bonde elétrico que cruza o Centro da cidade), parada Utopia AquaRio.  Táxi deixará perto da entrada. Há estacionamento no local.
  • siteaquariomarinhodorio.com.br

……………………………

Ah! Se estiver procurando hotel no Rio de Janeiro, não deixe de conferir nossa parceria com o Booking:


Booking.com

Salve o nosso pin no seu Pinterest!

AquaRio RJ, um aquário para toda a família

Você conhece o AquaRio RJ? O que acha do aquário marinho do Rio? Deixe seus comentários!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Juliana Moreti disse:

Existem coisas que se faz apenas graças às crianças e na minha vida, Zoos e Aquários entram nesta lista! Não que essas atividades não me atraiam, mas nunca foi prioridade para mim.
Fiquei sabendo recentemente sobre a existência do Aqua Rio e fiquei curiosa com esse teu ponto de vista em relação à iluminação. Normalmente aquàrios são escuros, dando destaque para a iluminação dos tanques. Serà que este é acima do normal? Fiquei curiosa!
😉

Lulu Freitas disse:

Ju, você precisa vir ao Rio!!!! bjs

Klecia disse:

Oi Lu, eu levei minha família para visitar o Aquário, e é mesmo um programa bacana para a familia. Mas teu post me levou a duas reflexões que não fiz na época. O ambiente escuro não me incomodou, mas agora que você falou, pensei que pode ser realmente perturbador para claustrofóbicos. Podiam ter pensado numa iluminação nos corredores que não perturbasse os tanques né?
Também concordo que faltou dar um destaque para nossos peixinhos. Lembro que noticiaram que alguns peixes vieram da Baia de Guanabara na época da inauguração, mas em nenhum lugar vi destaque para essas nossas espécies. Muito menos uma sessão do pantanal ou da amazônia… Ficaria ainda mais lindo o aquário, com certeza.
De toda forma, é mesmo um lindo lugar. Adorei o tanque oceânico, e especialmente aquele tanque multicolorido que virou sua foto de capa – meu favorito 🙂

Lulu Freitas disse:

Oi Klécia! Que bom que gostou do post e das minhas observações. Também fiquei apaixonada por esse tanque todo colorido. bjs

Amilton Fortes disse:

Que bacana! Adorei saber um pouco mais do aquário, ainda não conheço, mas espero fazê-lo numa próxima viagem ao Rio. Obrigado por compartilhar tantas informações. Abs

Lulu Freitas disse:

Obrigada Amilton! bjs

Marcia Picorallo disse:

Ficou muito legal esta área do Rio, mesmo, mas ainda não conheci o aquário… e nem tinha ouvido falar do museu do Surfe!
Uma coisa importante: o aquário tem um programa de educação ambiental? Porque não adianta muito ver peixes e corais lindos e coloridos e as pessoas continuarem não reciclando, jogando lixo pelas janelas dos carros, etc.

Lulu Freitas disse:

Marcia, espero que goste de conhecer quando vier ao Rio. Não observei nada específico quanto à educação ambiental. bjs

Katarina disse:

A Praça Mauá ficou um espaço muito lindo, né? Eu fui quando inaugurou o Museu do Amanhã e amei! Não sei se faria uma visita ao Aquário por motivos pessoas, mas muito bom saber informações e detalhes da atração 🙂

Lulu Freitas disse:

Oi Katarina, a região está muito bonita mesmo. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *