Gramado vive seu ponto alto no Natal, tanto que as comemorações ganham o nome de Natal Luz. Inicia-se no fim de outubro ou início de novembro e vai até meados de janeiro. O calendário varia um pouco de ano a ano.
Estive em Gramado, no Rio Grande do Sul, no Natal de 2015. Pela primeira vez minha família decidiu se reunir e passar o Natal viajando e escolhemos como lugar a cidade com a celebração mais tradicional no Brasil. Foi mágico!

Toda a cidade, restaurantes e lojas são enfeitados e iluminados para o Natal. Gramado exala o espírito natalino.
Tudo isso complementado pelo charme da arquitetura de Gramado, que mostra sua origem na colonização alemã, e seu clima ameno.


Evidente que a cidade lota. Os hotéis são mais caros e os restaurantes estão cheios porque é altíssima temporada. Um tiquinho de paciência será bom. Aliás, paciência e tranquilidade em férias são o que devemos sempre ter. Afinal, o objetivo é relaxar e se divertir, não é?
Veja também:
Porém, mesmo com a cidade bem cheia, não tivemos grandes problemas em visitar as principais atrações. A única dificuldade relevante foi com restaurantes, até porque é sempre mais complicado uma mesa maior (éramos 6), e estacionamento de carro.
Em 2015, essa época foi ainda mais especial porque marcou 30 anos do Natal Luz.
A coisa é tão profissional que tem até música-tema que fica tocando em alto-falantes espalhados pelo centro da cidade (coração do passeio dos turistas). É claro que depois de ouvir horas da mesma música durante dias você se irrita um pouquinho rsrs.
Durante a época do Natal Luz há uma programação toda especial:
- espetáculo “Natal no Mundo”, no ExpoGramado.
- espetáculo “Grande Desfile de Natal”, no ExpoGramado.
- espetáculo “Eu sou Maria”, na Lagoa Joaquina Bier.
- “Parada do Papai Noel”, pelo centro da cidade (gratuito).
- “Natal Mágico com Kronnus”, no Palácio dos Festivais.
- “Acendimento da Luzes”, show de 20 minutos em frente ao Palácio dos Festivais (gratuito).
- “Concertos e Corais”, na rua Coberta (gratuito).
Para ver esses shows é preciso organização e dinheiro, porque nem um pouco baratinho!

Fora os programas natalinos, Gramado conta com várias atrações, além de ser uma excelente base para se conhecer outras cidades da Serra Gaúcha (como Canela e Nova Petrópolis) ou o Vale dos Vinhedos.
Nós próximos posts vou contar mais detalhes sobre essa viagem! Inté!
comentários
2 comentáriosAngela Castanhel
mar 28, 2018Gramado é linda no verão, inverno, páscoa… mas especialmente no Natal fica incrível! Como sou fã de baixas temperaturas, acabo indo para Gramado apenas no inverno, mas preciso começar a ir no verão também. Adorei ver esse post, a cidade ta linda!
Lulu Freitas
mar 29, 2018Concordo com você, Angela! Gramado é bom o ano inteiro. bjs