Uma viagem na sakura no Japão, a floração das cerejeiras era um sonho. Como várias coisas na minha viagem ao Japão… Compartilhei um pouco disso quando contei sobre as minhas impressões sobre como foi conhecer o Japão.

Quem acompanha as redes sociais do blog sabe que sou louca por flores (surtei com as tulipas do Keukenhof da Holanda rsrs). Não perco a oportunidade de publicar fotos de flores e mais flores. Então imagina o nível da minha ansiedade antes de embarcar!

arvore sakura no japao em senso-ji
Cenários lindos pelo Japão.

Uma viagem na sakura no Japão é mágica

Posso afirmar que é mágico uma viagem na sakura no Japão. Esse espetáculo da natureza acontece em geral entre o final de março e meados de abril. Representa o fim do inverno e o início da primavera. O efetivo início de ano para o japonês, com um significado de recomeço.

Óbvio que é difícil saber a data exata do período da sakura no Japão, afinal depende da Mãe Natureza.

Só que essa época é tão importante para os japoneses que com meses de antecedência são feitas previsões e é possível encontrá-las no Google. Um parâmetro para quando marcar a viagem na sakura no Japão. Comigo deu certo 🙂

Outro detalhe é que o fenômeno começa no sul e aos poucos vai se espalhando e “subindo” para o norte do país.

A sakura também é o nome da flor de cerejeira típica do arquipélago japonês (sakurá) e símbolo do país, sendo que há uma variedade de mais de 200 tipos de flores!!

A sakura é uma época obviamente super procurada pelos turistas e os preços são mais caros, tudo é mais cheio. Um tiquinho de paciência às vezes é preciso para “aquela” foto perfeita, já que além de visitantes os próprios japoneses passeiam muito para apreciar essa época tão especial para eles (tem até nome a atividade de ir ver as flores: hanami).

A paisagem se transformando

Nas duas semanas que fiquei no Japão foi interessante perceber como a paisagem ia se transformando.

Nos meus primeiros dias em Tóquio fui recebida pelas cerejeiras floridas em todo o seu esplendor. Lindas e maravilhosas.

rio em tóquio com cerejeiras toquio sakura
Tóquio no dia que cheguei, um rio que passava atrás do meu hotel.
flor branca sakura no japao
Flores lindas e delicadas, como o povo japonês. Essa flor é a cerejeira Somei Yoshino.

Veja também:

cerejeira rosa na sakura em osaka japao
As flores claras das cerejeiras (rosinhas e brancas) são as mais comuns, mas encontramos também outras flores vibrantes, como essas em Osaka. Essa é a Yaezakura.

No meu último dia de viagem, exatos 13 dias depois, quando voltei para Tóquio, não havia vestígio das flores e as árvores estavam todas verdinhas, verdinhas. Veja abaixo um antes e depois do Ueno Parque, o mais popular de Tóquio.

ueno parque em tokyo na sakura
O Ueno Park no segundo dia de viagem. Lotado por causa da sakura.
ueno park tokyo
O mesmo lugar no Ueno Parque 12 dias depois. Sakura se foi.

Nesse ínterim, passeando pelo país, vi cidades onde a sakura no Japão estava se despedindo. As flores das cerejeiras diziam adeus e se misturavam docemente com as folhas verdes que brotavam, enquanto no chão um tapete de pétalas se formava.

flor de cerejeira na sakura no japao
A sakura se despedindo, as folhas e flores se misturando. Essa foto foi em Kyoto.
petala de flores de cerejeira de sakura quioto
As pétalas se espalhando pelo chão no Caminho do Filósofo de Quioto.

Foram lindos cenários por onde percorri durante duas semanas de viagem na sakura no Japão. Duas semanas inesquecíveis que só a passagem das estações do ano e a Natureza podem proporcionar. Me emociono ao recordar.

Blogagem coletiva

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva de blogs de viagem, cujo tema é “Viajando nas 4 estações”. Confira os outros participantes, muita coisa legal!

Conclusão: o que achei de uma viagem na sakura no Japão

O que eu achei? Deu para perceber que ameeeeei, não é?

Foi a realização de um sonho e recomendo a todos. Fortemente 🙂

Salve o nosso pin no seu Pinterest para lembrar do blog!

Viagem na sakura no Japão: melhor época do ano para visitar


Espero que tenha gostado de passear junto comigo nessa viagem na sakura no Japão. Deixe seus comentários!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *