[atualizado mar/20] O que fazer em Tóquio? A resposta dessa pergunta é… muita coisa!
Como uma das maiores cidades do mundo, um aglomerado de pessoas que às vezes até assusta (as estações de trem na hora do rush são um mar sem fim de pessoas que, pasmem, não se esbarram), é fácil imaginar que há muitos pontos turísticos em Tóquio.
Antes de falar sobre o meu roteiro em Tóquio, duas dicas.
Como organizar um roteiro em Tóquio?
Divida a cidade em 4 partes, como uma pizza. Você cobre as atrações de forma mais rápida e mais econômica, já que o transporte não é barato.
Não se frustre se não conseguir ver tudo porque são muitos os pontos turísticos em Tóquio.
Transporte em Tóquio
O sistema de transporte em Tóquio é excelente. A melhor forma de se locomover é usando o metrô e o trem.

Para organizar o meu itinerário usei o app Tokyo Metro Subway, disponível para Apple e Android. Funciona offline e é super prático. Faz os trajetos combinando metrô e trem, dando a melhor opção.
Veja esse post completo sobre como se locomover em Tóquio.
Se você for viajar pelo Japão, não ficando apenas na capital, é bom comprar o JR Pass, o passe ilimitado de trem. Com o JR Pass você poderá usar quantas vezes quiser a Yamanote Line, uma linha de trem circular pela região central e que passa por quase todos os pontos turísticos de Tóquio. Uma super economia.
O que fazer em Tóquio
Vamos lá! Eu fiz uma lista de atrações imperdíveis em Tóquio para complementar esse roteiro. Confira também!
Não sou adepta de viajar correndo, colocando milhões de atrações por dia, sem respirar no roteiro. Gosto de apreciar as cidades, ainda mais quando fui até o outro lado do mundo realizar uma das minhas viagens dos sonhos. 🙂
Eis o roteiro Tóquio pelos principais pontos turísticos que eu havia planejado para a viagem:
- 1° dia: Ueno Park, Templos de Asakusa e Tokyo Sky Tree.
- 2° dia: Tsukiji Fish Market, Palácio Imperial, passear pelo bairro de Ginza e Akihabara, Odaiba Island.
- 3° dia: Shinjuku Gyoen Park, Santuário Meiji, rua Takeshita Dori, Shibuya e estátua do Hachiko.
- 4° dia: Tokyo National Museum e Zoológico Ueno.
Bem, algumas mudanças aconteceram durante a viagem.
Um dia de muita chuva e frio, demora em uma atração mais do que o previsto, abrimos mão de um bate-volta… Com as adaptações necessárias o meu roteiro Tóquio acabou na prática assim.
- Veja também: dicas para organizar uma viagem para o Japão
Primeiro dia
- 1° dia: Ueno Park, Senso-ji e os templos de Asakusa e bairro Roppongi (de noite para jantar e ir dançar).

O Ueno Park é o maior parque de Tóquio, havendo nele também um conjunto de vários museus e zoológico.
Os templos de Asakusa são os mais famosos da cidade, em especial o Senso-ji e o Kaminarimon, além das várias lojinhas no caminho até lá.
O bairro Roppongi é onde encontramos a vida noturna mais animada da cidade, com vários bares e boates. Falei mais sobre ele no meu roteiro de viagem pelos bairros de Tokyo.
Segundo dia
- 2° dia: passear pelos bairros de Ginza e Akihabara.

Ginza é o bairro comercial mais famoso, com lojas de grifes de todo o mundo. A loja da Hello Kitty em Ginza é muito fofa!!! Já Akihabara é o bairro dos eletrônicos e dos mangás.
Terceiro dia
- 3° dia: Palácio Imperial e bairro de Shibuya.

Pouco existe das muralhas originais do Palácio Imperial, mas ainda podemos admirar um pouco assim como seu belo jardim e fazer uma visita guiada por parte do complexo, já que parte dele é vedado ao público por ser ainda hoje a residência do Imperador.
Shibuya é o bairro com o cruzamento mais movimentado do mundo e com um comércio bem interessante, mais barato que em Ginza.
Em frente da estação de trem encontramos a estátua do Hachiko (em homenagem ao cachorro que ficou durante anos esperando seu dono em frente da estação… virou filme!).
Quarto dia
- 4° dia: Santuário Meiji, rua Takeshita Dori e Odaiba Island.

O Santuário Meiji fica dentro de um belo parque e não pode ficar de fora do seu roteiro Tóquio. Quase em frente fica a Takeshita Dori uma rua de pedestres de comércio bem variado e mais tipicamente japonês.
Odaiba Island também é chamada de Rainbow Town, uma ilha artificial com shoppings e outras atrações para diversão, além de uma bela vista para baía de Tóquio.
Quinto dia
- 5° dia: Tokyo National Museum e Zoológico Ueno. Ambos ficam no Ueno Park.

O Tokyo National Museum é um dos principais museus da cidade, enorme! Com um acervo voltado para a cultura japonesa muito rico, uma ótima sugestão para entrar no seu roteiro Tóquio de viagem.
O Zoológico é bem cuidado e enorme, com uma variedade enorme de animas e… 2 ursos panda!!!
- obs: Tokyo Sky Tree na volta do bate-volta de Yokohama.
São vários os locais para se ver Tóquio do alto. A Tokyo Sky Tree é o mais tradicional e famoso. Uma torre de 634 metros de altura.

Opções de bate-volta de Tóquio
Fora isso, durante os meus dias na cidade fiz bate-volta para outras cidades próximas, como descrevi no meu roteiro de viagem pelo Japão:
Se você tiver mais tempo de viagem, há outras ótimas opções de bate-volta de Tóquio.
Onde ficar em Tóquio
Veja as minhas dicas sobre os vários tipos de hospedagem em Tóquio e de hotéis testados e aprovados.
Não se esqueça de escolher seu hotel com a nossa parceria pelo Booking, dando preferência a um que fique perto de uma estação de trem da Yamanote Line:
Conclusão: vá para Tóquio!
Tóquio é uma cidade incrível e viajar até ela uma experiência inesquecível!
Lembre-se:
Se for reservar hotel, use nossa parceria com o Booking, sem custo adicional.
Ao contratar seguro saúde (obrigatório na Europa), veja nossa parceria com a SegurosPromo. Use o cupom LETSFLYAWAY5 para 5% de desconto.
Compre passeios e ingressos com as nossas parcerias com a Get Your Guide , Tiqets e Civitatis. Compare!
Para alugar carro, veja com a RentCars.
Se precisar comprar chip de viagem internacional para internet e telefone, use a nossa parceria com a Viaje Conectado. ou com a OMeuChip (cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Veja a a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente a nossa parceria com a Amazon.
Aproveite e salve no seu Pinterest o pin para consulta futura:
Espero que tenha gostado da minha lista de o que fazer em Tóquio. Deixe suas sugestões de pontos turísticos em Tóquio e dicas para um roteiro Tóquio.
comentários
22 comentáriosSilvana
out 22, 2019Olá, com quanto tempo de antecedencia vc planejou sua ida?
Lulu Freitas
out 22, 2019Oi Silvana! Comprei a passagem com 4 meses de antecedência e fui planejando aos poucos. Mas fique atenta que ano que vem haverá as Olimpíadas e meses antes as coisas começarão a ficar mais cheias por lá. bjs
Aninha Lima
ago 20, 2018Tenho aquela vontadezinha de conhecer Tóquio, uma cidade que parece funcionar, um metrô daquele tamanho todo… Mas nunca tinha lido muito sobre! Gostei do seu roteiro e acho q já temos por onde começar!
Lulu Freitas
ago 21, 2018Oi Aninha, que bom que plantei a sementinha rsrs bjs
Roberta Lan
ago 19, 2018Eu sou completamente alucicrazy pra conhecer o Japão! Pena que vai demorar um pouco pra eu ir, pois preciso de um roteiro de uns 500 dias pra conhecer Tóquio e voltar de navio com todas as bugigangas que eu puder trazer, hahaha
Lulu Freitas
ago 20, 2018hahahaha Eu também enlouqueci por lá! bjs
Marcia Picorallo
ago 18, 2018Nunca estive em um país oriental, e minha expectativa é que quando acontecer vou então ter a sensação de realmente estar em outro país/cultura. Já favoritei seus posts sobre o Japão, porque está na lista, claro! Obrigada por compartilhar.
Lulu Freitas
ago 20, 2018Oi Márcia! Obrigada! Tenho certeza que você vai amar! bjs
Camila Neves
ago 18, 2018Aimeudeus, que post maravilhoso! Sou doida para conhecer Tóquio, deve ser um destino tão interessante, diferente e intenso! Fiquei com vontade de conhecer tudinho que você mencionou 🙂
Lulu Freitas
ago 18, 2018Oi Camila! Obrigada pelos elogios. bjs
Mariana Antunes
ago 18, 2018Minha viagem dos sonhos é no Japão, eu sou completamente fascinada pela cultura oriental e não pretendo ficar muito tempo…acredito que o mínimo de 15 dias seja bom. E esse roteiro de 5 dias em Tóquio vai ajudar bastante!
Lulu Freitas
ago 18, 2018Oi Mariana, 2 semanas foi o meu tempo total no país e deu para aproveitar muita coisa. bjs
Paloma
ago 18, 2018Uau, que delícia de viagem, ainda não conheço mas já vi muitas dicas sobre o Tokyo National Museum, quero muito conhecê-lo 🙂
Lulu Freitas
ago 18, 2018Oi Paloma, sim, a viagem foi maravilhosa e esse museu é muito bacana! bj
rui batista
ago 17, 2018Não vejo a hora de voltar a Tóquio e ao Japão! Realmente, um país fabuloso. Tóquio é uma das cidades mais ‘singulares’ que conheço… por vezes penso que estou a viver em pura ficção 🙂 Belo artigo.
Lulu Freitas
ago 18, 2018Oi Rui, Tóquio é uma cidade única mesmo. bjs
Fabiana
ago 17, 2018Adorei o roteiro. Quero muito ir pra lá e com certeza vai me ajudar demais!!! Obrigada!!
Lulu Freitas
ago 18, 2018Oi Fabiana, que bom que gostou! bjs
Gisele Ramos
ago 17, 2018Sonho da minha vida é conhecer Tóquio! Já vou salvando seu post nos favoritos para quando essa viagem sair do papel!
Lulu Freitas
ago 18, 2018Oi Gisele, espero que o sonho se realize logo 🙂 bjs
Gabriela Torrezani
ago 17, 2018Gostei muito das dicas! Fomos pra Tóquio há muito tempo, quando nem tinhamos o blog e depois de uma viagem longa, lembro pouco… quero voltar e fazer todas as coisas que você mencionou!
Lulu Freitas
ago 18, 2018Oi Gabriela, que legal! Obrigada! bjs