Inscreva-se em nossa News

Assine colocando seu email logo abaixo.

Mar Museu de Arte do Rio

[ATUALIZADO JANEIRO/2017] O Mar Museu de Arte do Rio é o mais novo museu carioca, inaugurado em 01.03.2013 na Praça Mauá, como parte do projeto de revitalização da Zona Portuária.

Hoje, passados dois anos, está consolidado seu papel de destaque no cenário cultural do Rio de Janeiro e no roteiro turístico da cidade. Finalmente tomei vergonha e o visitei.

Era um sábado sem sol de baixa temporada e havia uma filinha para poder entrar, já que só tinha um caixa atendendo.

A região onde está localizado o MAR está inserida na área revitalizada pelo projeto olímpico composta pelo Museu do Amanhã (bem em frente do outro lado da Praça Mauá) e do Boulevard Olímpico.

museu do amanha no rio de janeiro
O Museu do Amanhã, bem em frente ao MAR.

Por isso, o melhor meio de se chegar é por transporte público, em especial ônibus, VLT (o bonde elétrico que circula pelo Centro da cidade) ou táxi. De carro, há alguns estacionamentos em prédios próximos, cujos valores não são baratos.

A construção é muito bonita, com uma interessante combinação entre um edifício antigo de 1916 e um novo.

museu-mar-rio-janeiro
O prédio combina uma parte de um prédio histórico com outra nova.

 

museu mar rio janeiro
Alguns detalhes….

Agora, rola uma frescura para entrar, porque não é permitida a entrada no museu de bolsas, devendo ser deixadas num guarda-volumes. Confesso que me causou estranheza isso,  já que nos melhores museus do mundo não há esse tipo de exigência. No fundo me pareceu um certo preconceito com o público, como se brasileiro não soubesse se comportar em um museu. Fiquei com essa forte impressão em especial porque os funcionários questionados sobre o porquê limitavam-se a dizer que eram “ordens da direção”, sem um justificativa concreta. Será que estou sendo muito crítica?

escultura favela museu mar
Essa escultura fica na entrada do museu

Bem, superado esse detalhe, pega-se o elevador para o sexto andar, o terraço, a partir de onde se desce de escadas para os andares com os espaços de exposição. São ao total oito salas de exposições em quatro andares.

O terraço, aliás, é o ponto alto do museu (desculpe o trocadilho!), com uma bela vista da Baía de Guanabara e da Ponte Rio-Niterói. Muito bom para fotos.

museu-mar-vista terraço
A Ponte Rio-Niterói ao fundo.

 

vista terraço museu mar rio janeiro
O Museu do Amanhã ainda estava em construção quando tirei essa foto.

Há ainda dois restaurantes. O Cristóvão Café e Bristô, localizado no térreo, é para comidas rápidas, contando com um prato do dia no almoço. Já o Restaurante Mauá, na cobertura, possui um cardápio criativo com base na culinária brasileira regional. Tem feijão verde, queijo coalho, carne de sol, batata baroa e por aí vai. A comida é bem gostosa.

restaurante maua rio janeiro
Sobremesa: bolinho de chuva com doce de leite. Delícia!

O MAR Museu de Arte do Rio também abriga a Escola do Olhar destinada a programas de educação continuada em artes.

Enfim, é um passeio interessante e rápido, duas horas são mais do que suficientes. Vale a visita!

——————–

icon-car.pngKML-LogoFullscreen-LogoQR-code-logoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Mar Museu de Arte do Rio

carregando mapa - por favor aguarde...

Mar Museu de Arte do Rio -22.896424, -43.181865

  • endereço: Praça Mauá 5, Centro, Rio de Janeiro.
  • horário: terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
  • valor: R$ 20,00 (inteiro). Às terça-feiras a entrada é franca. Opção de ingresso combinando o Museu do Amanhã por R$ 32,00 (inteiro)
  • como chegar: metrô – estação Presidente Vargas (cerca de 10min de caminhada) ou estações Cinelândia ou Carioca + VLT (parada na porta do museu).
  • site: www.museudeartedorio.org.br



Compartilhe
        
     
Post Autor
Lulu Freitas

Carioca que ama viajar. Meu lema: “Vivo para viajar. Viajo para viver”. Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram