Uma lista de 8 bairros em Tóquio que não podem ficar fora do seu roteiro de viagem em Tóquio.
Tóquio é um cidade enorme e, obviamente, é preciso de tempo para explorá-la completamente. Com o seu tamanho e mais de 38 milhões de moradores, a cidade pode ser um pouco intimidadora para o viajante pela primeira vez.
Eu senti isso quando fui organizar a viagem. E mais ainda quando cheguei lá. Eram tantas pessoas andando pelas ruas e nas estações de trem! Me senti uma formiguinha.
Uma listinha para ajudar na organização da sua viagem!
Ao escolher o seu hotel, você pode optar por um desses bairros de acordo com seus interesses, lembrando de usar nossa parceria com o Booking, é claro :).
Veja as minhas dicas de hotel (testados a aprovados) em Tóquio.
O importante é ficar perto de uma estação de metrô ou trem, especialmente da linha Yamanote que cobre boa parte dos pontos turísticos de Tóquio. Se for usar o JR Pass (passe de trem para turistas estrangeiros), você ainda economizará.
Veja aqui como andar de trem e metrô em Tóquio.
8 bairros em Tóquio
1. Shibuya
O primeiro da nossa lista de 8 bairros em Tóquio.
O Cruzamento de Shibuya é simplesmente o mais movimentado de pessoas no mundo. Na hora do pico são 2.500 pessoas atravessando a cada sinal fechado! É muuuita gente (como tudo em Tóquio, aliás).
Um bom lugar para observar o movimento é no segundo andar da estação de trem ou no segundo andar de um Starbucks, ambos em frente do cruzamento.
Eu não fui na hora do rush, mesmo assim já era bastante gente! Claro que atravessei para lá e para cá. Não podia deixar de fazer isso rsrs.
O bairro conta com bastante comércio a preço acessível, com ruas com lojas de grandes marcas como Forever 21 e Zara.
Ali também está a Estátua de Hachiko, localizada em frente da estação de trem.
Quem é Hachiko? O cachorro que ficou famoso por sua lealdade ao dono. Ele diariamente acompanhava seu dono até a estação de trem e voltava para recebê-lo no final do dia. Quando o dono morreu, Hachiko passou a ir diariamente na estação para esperá-lo… Durante 10 anos Hachiko… Triste, não é?
Ah! Se você quiser conhecer outra estátua do Hachiko, há uma na Universidade de Tóquio. O Roberto do blog Novo Cálculo de Rota conta um pouco mais da história do Hachiko e dessa nova estátua.
2. Roppongi
O lugar para sair de noite e se divertir. Com restaurantes e boates, o melhor lugar para curtir a night.
As luzes brilhantes do bairro e um movimento de pessoas fazem Roppongi ser fervilhante, com festas que só acabam no raiar do sol.
Fui a duas boates por lá. Uma delas fechou. A outra é mega famosa e está sempre na lista da melhores da cidade: a Alife.
Como é uma boate japonesa? Música eletrônica, espaçosa (a Alife tem três andares), dançarinos fazendo performances (garotas dançando com roupas minúsculas ou com fantasias muito loucas) e muita bebida. O uso de celulares para fotos não é recomendado e seguranças de olho o tempo todo. Uma noite animada!
Outro programa que fiz por lá foi karaokê. Fui no karaokê Big Echo, que possui lojas em outras partes da cidade. São várias salinhas pequenas com sofá, mesa, televisão e o aparelho do karaokê. Paga-se pelo tempo de uso, com direito a uma bebida de cortesia.
Eu pensei que seria sem graça ou bobo, mas foi muito divertido curtir com as minhas amigas. Definitivamente, um programa para fazer em grupo. Desafinei sem medo de ser feliz!!!!
3. Ginza
Continuando a nossa lista de bairros em Tóquio, temos Ginza.
O bairro do comércio de luxo e de grife da cidade. É a 5a Avenida japonesa. Eu achei um pouco sem graça conhecer, pois é ocidentalizada. Como disso, é a 5a Avenida japonesa.
Aqui está localizada a maior loja da Hello Kitty do mundo. Amei conhecer!
Aos domingo a principal rua do bairro, a Chuo Dori, é fechada ao tráfego e vira um rua de pedestres.
Veja também:
4. Asakusa
Por conta do Templo Senso-Ji é um dos bairros mais visitados pelos turistas em Tóquio. Ali a gente encontra uma arquitetura um pouco mais antiga, de prédios baixos e ruas sinuosas. Tem um comércio mais simples e típico.
Foi um dia ótimo por ali, não só pela visita ao templo, mas por fuçar as lojinhas.
Fica do lado oposto de Shibuya.
5. Ueno
Ao lado de Asakusa está Ueno.
Esse bairro é popular por conta do Parque Ueno, o mais importante de Tóquio. O parque concentra, além de uma área verde belíssima, vários museus e um zoológico. O principal museu de Tóquio fica ali: o Tokyo National Museum.
Durante a primavera, em especial na sakura, é um bairro movimentadíssimo.
6. Akihabara
Dentre os inúmeros bairros de Tóquio esse é famoso pelos eletrônicos. Para os amantes da tecnologia. Lojas e mais lojas vendendo todo tipo de equipamento.
Confesso que não me senti atraída por essa parte do bairro, já que não entendo disso e não compreendia o que estava escrito. Se era barato, se era caro, se era moderno… Sem noção!
Também encontramos enormes lojas de panchiko (caça níqueis) que, para mim, são um ambiente meio deprimente. Dia e noite gente jogando caça níqueis, bebendo e fumando.
Em Akihabara também há muita loja de manga e anime, o famoso lado geek japonês.
7. Odaiba
É um bairro construído artificialmente, em uma ilha. Uma arquitetura bem moderna e futurista, com destaque para o Fuji TV Building.
Na Odaiba Island é possível ter uma bela vista do skyline de Tóquio e curtir algumas atrações de entretenimento, concentradas em vários shoppings.
É um pouco confuso andar por lá, nos perdemos várias vezes, e no final foi tudo meio sem graça. Não valeu a pena.
A única parte interessante do passeio foi chegar lá a pé, atravessando a Rainbow Bridge, que liga Odaiba Island e o resto da cidade. Fizemos o caminho no entardecer, vendo uma bela vista de Tóquio.
Apesar de ser uma ponte de carros, há um caminho gradeado para pedestres e bicicletas, com áreas para descanso e fotos. Mas era meio deserto.
Uma opção interessante de passeio é barco pela baía de Tóquio, passando por Odaiba e outros cenários, oferecido pela nossa parceira Tiqets.
8. Harajuku
Fechando a lista de bairros em Tóquio, temos Harajuku. É popular entre os jovens e onde está localizada a rua Takeshita Dori. É uma rua de pedestres com um comércio bem japonês e movimentada.
Aqui é divertido comer fast food adaptada ao gosto japonês. Cada coisa diferente!
Em Harajuku está o Templo Meiji-Jingu, um lindo templo em um área verde muito agradável para passear.
…………………
O que achou da nossa lista de 8 bairros em Tóquio. Irá ajudar no seu roteiro de viagem? Deixe seus comentários!
comentários
14 comentáriosDaniel
ago 28, 2019Excelente artigo! Ajudou a entender melhor os bairros e organizar o roteiro 🙂
Gostaria de uma ajuda por gentileza: Vou ter 4 dias em Tokyo, e minha esposa quer muito ir à Odaiba, por conta do museu digitail (TeamLab Boardless). Minha dúvida é: Odaiba é mt grande? É um passeio que dá tranquilo para fazer em meio dia (incluindo deslocamentos e conhecendo alguns pontos – além do museu mencionado, pensamos na estatua da Liberdade + um shopping que parece que tem um Robo gigante na entrada + roda gigante).
Muito obrigado,
Daniel
Lulu Freitas
ago 28, 2019Oi Daniel!
Que bom que gostou do texto!!! Quando eu fui o museu ainda não tinha sido inaugurado. Depois me conta do passeio. 🙂
Por isso, não tenho certeza se o passeio nesse museu é demorado, mas imagino que meio dia seja suficiente se você for por meio de transporte direto para Odaiba. Eu fui atravessando a pé a ponte (Rainbow Bridge) que liga o continente a Odaiba (tive indicação para fazer isso no final do dia para ver o pôr do sol) e por isso o passeio foi mais demorado.
Se quiser mais dicas, é só falar.
bjs
Luciléa
abr 15, 2019Olá Lulu, comecei a pesquisar sobre o Japão. Vou no final de maio, para embarcar em um cruzeiro de 13 dias pelo Japão. O que mais me preocupa agora é a chegada no aeroporto de Narita, que já ouvi dizer que é longe. Vou passar uma noite em hotel . Meu hotel fica no bairro de Shinjuku…..e depois vou para o porto embarcar…tem alguma dica?
Lulu Freitas
abr 15, 2019Oi! Que viagem linda!!! Sim, o aeroporto é longe. Você deve ficar atenta ao horário de chegada do seu voo, porque dependendo da hora (se for muito tarde) não tem mais trem e será preciso contratar um transfer ou pegar táxi. Se for pegar táxi, leve impresso o nome e endereço do hotel para mostrar ao motorista (raramente falam inglês). Foi o que aconteceu comigo, meu voo chegou por volta de 23h, mas só saí da imigração após meia-noite. Se for chegar em horário com trem, só pegar na estação que fica no aeroporto até Shinjuku. Nesse site você pode conferir os horários do trem: http://www.hyperdia.com/.
Divirta-se e depois conte como foi a viagem! bjs
Cynara Vianna
nov 8, 2018Definimos que vamos começar o roteiro de nossa viagem para o Japão, ainda estamos sem data definida mas algumas de nossas trips começam assim e quando menos esperamos estamos dentro do avião a caminho. O Japão é meu sonho atual e já convenci o marido, seu post foi um ‘achado’!
Lulu Freitas
nov 8, 2018Oi Cynara, que bom! Espero que as dicas ajudem. bjs
Raianne Matos
nov 8, 2018Amei, Parabéns pelo artigo. Quero muito conhecer Tókio, seu artigo já me ajudou muito.
Lulu Freitas
nov 9, 2018Oi Rainne! Obrigada. bjs
Denise Barreto da Silva
nov 7, 2018Oi, Lu! Que legal saber mais sobre estes bairros de Tóquio. A história de Hachiko me emociona muito, realmente é triste demais. Lindas áreas verdes! Acho que eu amaria este lugar. Beijos e muitas viagens para você!
Lulu Freitas
nov 8, 2018Obrigada Denise! Muitas viagens para nós 🙂 bjs
Marcela
nov 6, 2018Genteee, não sabia que Tóquio era tão imensa! Tô planejando ir pra lá nas olimpíadas, super útil o post! Já deixei salvo aqui. Abraço!
Lulu Freitas
nov 7, 2018Oi Marcela! Tóquio é gigante! Que sonho poder ir nas Olimpíadas! bjs
Aline Rodrigues
nov 6, 2018Que lindo seu post! Pelas fotos e descrição já tenho dois bairros em Tóquio pra chamar de meu: Asakusa e Ueno! Amei
Lulu Freitas
nov 6, 2018Olá Aline! São lugares adoráveis. Também gostei muito deles! bjs