Tóquio é uma cidade tão intensa e cheia de pessoas que exige que se tenha um canto de tranquilidade, esse lugar é o Santuário Meiji de Tóquio.
Diferente do Templo Senso-ji em Asakusa, repleto de turistas, o Santuário Meiji Jingu é uma ilha verde de quietude perto de uma das ruas comerciais mais visitadas e interessantes da capital japonesa, a Takeshita Dori (saiba mais sobre ela no nosso roteiro pelos bairros de Tóquio). Um contrate no mínimo interessante, não é?
A história do Santuário Meiji de Tóquio
O Templo Meiji Jingu foi construído em 1920, em homenagem ao Imperador Meiji e sua esposa, a Imperatriz Shoken. Esse imperador foi importante para a história japonesa por quebrar o isolamento do país com o resto do mundo no século XIX, colocando fim ao regime feudal e xogunato.
O local escolhido para a construção foi um jardim onde os dois costumavam passear. A partir daí foram plantadas 100.000 árvores vindas de diversas partes do Japão e do mundo, que formaram o bosque onde está localizado o templo. Uma área de 700.000m² de muita paz.
Infelizmente, durante a 2ª Guerra Mundial o templo foi quase todo destruído, tendo sido reconstruído em 1958 com donativos recebidos de todo o país.
-
Se estiver procurando hotel em Tóquio, não deixe de usar a nossa parceria com o Booking, sem custo adicional.
-
Se precisar de seguro viagem (faça! super importante!), use nossa parceria com a SegurosPromo. Com o cupom LETSFLYAWAY5 você tem 5% de dsconto.
Visitando o Santuário Meiji Jingu de Tóquio
Entrar ali é como ir para uma dimensão paralela.
Ao passar pelo torii (um grande arco de madeira que é o portal sagrado que fica à entrada dos templos xintoístas, significando a passagem do plano mundano para o sagrado) a intensidade da vida urbana de Tóquio simplesmente desapareceu! Foi uma sensação meio mágica, meio mística… não sei bem explicar.
O Santuário fica dentro de um lindo parque. Para chegar a até ele caminhamos por suas amplas alamedas. Aos poucos os visitantes vão se espalhando, quando percebi tinha a sensação de estar andando sozinha! Só eu e a Natureza.
Aliás, talvez o Santuário Meiji Jingu seja a melhor tradução do xintoísmo em Tóquio. A religião prega valores como sinceridade no coração e a harmonia com o natural. Senti profundamente essa sensação durante a minha visita.
O passeio começa pela caminhada pelo parque, seguindo pelo passeio no templo. No caminho encontramos um grande painel feito de tonéis de saquê, oferendas de empresas e famílias ricas.
Ali encontramos os símbolos comuns a todos os templos xintoístas. O torii, a fonte de água, as plaquinhas de agradecimento penduradas, os papeizinhos sorteados com sorte ou azar. Tudo cheio de simbolismo e serenidade.
É preciso pagar para visitar os tesouros e o jardim interno do Templo. Eu não fiz essa parte da visita.
O passeio todo demora cerca de 1 hora.
Sem dúvidas, o Santuário Meiji Jingu é um ótimo símbolo para a combinação de tradição e modernidade de Tóquio, uma mistura que parece inusitada, mas que funciona perfeitamente por lá (como contei sobre as minhas impressões sobre uma viagem para o Japão).
……………..
[mapsmarker marker=”346″]
Outras informações sobre o Santuário Meiji Jinju
- endereço: 1-1 Yoyogi-Kamizono-cho, Shibuya-ku
- como chegar: trem, estação Harajuko (faz parte da linha Yamanote, então você pode usar seu JR Pass).
- horário: diariamente, de 6h às 16h.
- valor: grátis.
- site: meijijingu.or.jp/
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
Gostou da dica de passeio ao Santuário Meiji de Tóquio? Deixe seus comentários!
comentários
10 comentáriosMarcia Picorallo
jan 16, 2019Tão difícil para quem ainda não esteve em Tóquio imaginar esta quietude e paz em meio à loucura urbana da cidade. Um dia eu vou, Lu, e aí aproveitarei todas suas dicas.
Lulu Freitas
jan 17, 2019Oi Márcia, pode acreditar … rsrs bjs
Flávia Donohoe
jan 16, 2019que sonho deve ser conhecer o Japão e ainda mais Tóquio, esse é um local que realmente visitaria, tanto por sua arquitetura quanto pela história. Parece mesmo um paraíso no meio da cidade!
Lulu Freitas
jan 16, 2019Oi Flávia, foi um sonho de viagem! bjs
Angela C S Anna
jan 16, 2019que demais esse lugar, estou planejando uma viagem ao japao este ano e esotu conferindo as suas dicas!
Lulu Freitas
jan 16, 2019Oi Angela! Que bom que gostou da dica. bjs
Ruthia
jan 15, 2019Lulu querida, todos nós precisamos de um pouco mais de harmonia com a natureza, não concorda? Eu, pelo menos, sinto muita falta de mais tranquilidade, silêncio e natureza na minha vida stressada.
Um dia gostaria de caminhar nessas alamedas
Lulu Freitas
jan 16, 2019Oi Ruthia! Concordo com você! Uma das coisas boas do Rio é que temos muitos espaços assim, cheio de natureza, como esse de Tóquio. bjs
Gisele Rocha
jan 15, 2019” A religião prega valores como sinceridade no coração e a harmonia com o natural”. Acho que todo mundo deveria levar isso como um lema de vida, independentemente da religião que segue. O planeta pede socorro, precisamos cuidar melhor de nossos recursos naturais.
Lulu Freitas
jan 16, 2019Oi Gisele! Sim!!! Adorei o seu comentário. bjs