O JR Pass onde comprar? O Japan Rail Pass é uma das nossas dicas de viagem para o Japão e será o seu melhor amigo por lá. Por que? Daqui a pouco você vai entender….
Ah! Não esqueça que é importante fazer seguro viagem. Com a nossa parceria com a SegurosPromo usando o cupom LETSFLYAWAY5 você ainda tem 5% de desconto.
JR Pass onde comprar

Para comprar você tem que estar aqui no Brasil e já chegar com ele adquirido no Japão.
É possível comprar pela internet ou em agências de turismo autorizadas (veja a lista no site da JR Pass).
Eu optei pela compra online e foi super fácil. Recebi pelos Correios em poucos dias o voucher e todas as instruções para troca pelo passe (local – nos aeroportos e principais estações de trem -, horário, etc.) e regras de uso.
- site: https://www.jrpass.com/
Chegando no Japão você irá se dirigir ao local de troca, apresenta o passaporte e o voucher, recebendo o passe.
Usando o Japan Rail Pass
O Japan Rail Pass permite acesso ilimitado para os trens do Japan Railway Groups, sendo certo que a rede ferroviária é enorme, cobrindo todo o país.
O trem é o principal meio de transporte japonês, sem sombra de dúvidas.
Com o JR Pass podemos viajar de shinkansen, o trem-bala japonês.
Aliás, uma experiência inesquecível. O trem é absurdamente rápido e silencioso (não escutamos barulho dentro dele). A velocidade pode ir de 300km/h a 600km/h (com a tecnologia de maglev – levitação magnética).
Veja esse vídeo para ter ideia da velocidade:
Então, usando o Japan Rail Pass é possível fazer todo o deslocamento entre as diversas cidades a serem visitadas no seu roteiro pelo Japão.
Além disso, em Tóquio podemos usar o JR Pass na Yamanote Line, uma linha de trem que passa pelos bairros com as principais atrações a serem conhecidas na cidade. Assim economiza-se (muito) com a cara passagem de metrô.
Veja também:
Com o Japan Rail Pass também é possível usar de graça a barca (ferry) que liga Hiroshima e a ilha de Miyajima.

Percebeu porque ele é super importante na viagem para o Japão?
Para usar o JR Pass, você irá passar por uma cabine ao lado das catracas, exibindo o passe ao funcionário, o qual irá liberar o seu acesso. Simples assim!
O trem conta com vagões com e sem reserva de assento (neste último as pessoas fazem uma fila na plataforma, por ordem de chegada).
Dica: reserve seu assento nas viagens longas de shinkansen. O ideal é com 24h de antecedência para não correr o risco do trem estar lotado no horário que você deseja. Para isso é só ir no posto de atendimento ao cliente nas estações (JR Travel Service Center). Você pode reservar também nas viagens curtas, sem problemas.
Para consultar o horário dos trens veja no site da Hypermidia.
Tipos de JR Pass
O passe pode ter validade de 7, 14 ou 21 dias. Esses dias são consecutivos.
O prazo de validade do JR Pass vai contar a partir daí.
Então é preciso calcular bem em quantos dias de viagem você precisará usá-lo para comprar aquele com o prazo mais adequado.
O Japan Rail Pass também tem dois níveis: ordinário e primeira classe. A diferença é o tipo de assento que você pretende usar. Obviamente que primeira classe é mais caro. Não aconselho essa opção, simplesmente porque os trens são excelentes e confortáveis, a classe ordinária é alto nível.
………………
É claro que é importante você analisar se vale a pena comprar o Japan Rail Pass de acordo com o seu tipo de viagem. Se houver pouco (ou nenhum) deslocamento não irá compensar. Compare com o valor o total de passagens avulsas.
Então, gostou da nossa dica sobre o JR Pass onde comprar e como usar? Deixe seus comentários.
comentários
12 comentáriosDaniel Oliveira
set 5, 2019Olá!! Gostaria de uma ajuda por favor (mais uma na verdade rsrs). Vou ficar 5 dias em Tokyo, 5 em Kyoto e 2 1/2 em Osaka. A principio, cotei o JR Pass para 7 dias, começando a usá-lo no dia em que for para Kyoto e terminando em Osaka onde pegarei o vôo de volta. Em Tokyo, nos primeiros 5 dias, a ideia era usar apenas o metro. Após ver esse artigo bateu uma duvida: Vc acha que minha ideia exposta acima está boa, ou ficaria mais vantajoso financeiramente, fechar o JR pass por 14 dias e não usar o metro em Tokyo?
Obrigado!
Daniel
Lulu Freitas
set 5, 2019Oi Daniel! Estou aqui para ajudar!
Olhei o site da JR e a diferença de preço dos passes é de U$ 160.
Primeiro, você precisa levar em conta como irá do aeroporto para Tokyo. Se for usar o trem Narita Express para Tokyo você irá gastar cerca de U$ 30 (https://www.jreast.co.jp/e/nex/tickets.html).
Segundo, se for fazer algum bate-volta a partir de Tokyo, essa diferença de preço do JR desaparece. Por exemplo, visitar Nara (que é linda!) tem uma passagem só de ida que custa 14000 ienes, cerca de U$ 130. Nesse site você pode simular os trajetos e ver os preços: http://www.hyperdia.com/en.
Então, na verdade você precisa saber exatamente o que vai fazer em Tokyo para avaliar se vale ou não a pena comprar o passe de 14 dias.
No meu caso, que fiz vários bate-voltas de Tokyo, foi mais econômico.
bjs
Mariana Bueno
jun 18, 2018Que sonho de viagem o Japão!!! E essas dicas de transporte são sempre muito úteis, gostei!
Lulu Freitas
jun 18, 2018Oi Mariana, que bom que você gostou da dica. bjs
Priscila
jun 15, 2018Olá! Muito bom saber dessas possibilidade e conhecer os detalhes. Muito útil sua dica. Vou deixar salva já. Bjs
Lulu Freitas
jun 15, 2018Oi Priscila, obrigada! bjs
Analuiza Carvalho
jun 15, 2018Oi Lulu… dica super importante. Quando visitei o Japão eu também usei o J. P. pass e foi super útil! Bjus
Lulu Freitas
jun 15, 2018Oi Analuiza, bom demais né? bjs
Angelica Figueiredo
jun 14, 2018Conhecer o Japão de trem é um sonho que ainda vou realizar, adorei a dica do JR Pass, não conhecia! Tenho verdadeira paixão pela cultura japonesa! Beijos.
Lulu Freitas
jun 14, 2018Oi Angelica, na torcida por você realizar o seu sonho.bjs
Michela Borges Nunes
jun 14, 2018Adorei conhecer esta alternativa aqui no post, porque economizar é conosco mesmo, hehehehe. E se os tickets de transporte público por lá são caros, então é ótimo saber que há esta possibilidade. O Japão está na nossa lista, então, vou lembrar desta dica quando formos para lá.
Lulu Freitas
jun 14, 2018Oi Michela, que bom que achou útil. bjs