A Chapada dos Veadeiros é um daqueles paraísos brasileiros que quando a gente conhece se apaixona. Então, que tal uma listinha das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros?
Lembrando que são dezenas de cachoeiras na região, então vou relacionar as principais. Para você se apaixonar e sair correndo para fazer as malas!
Não esqueça de dar uma conferida no nosso guia de viagem da Chapada dos Veadeiros, com dicas para organizar a sua viagem. Veja também nosso roteiro de viagem pela Chapada dos Veadeiros.
Para se deslocar pela região o aluguel de carro é muito útil, então alugue seu carro com a RentCars, sem custo adicional.
Vamos lá? Uma lista para ajudar na organização da sua viagem.
Guia das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros
1. Salto do Rio Preto

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a grande estrelas da Chapada, com duas trilhas principais: Trilha dos Saltos do Rio Preto e Trilha dos Cânions.
Portanto, a sua principal cachoeira não poderia ficar de fora da nossa lista de cachoeiras da Chapada dos Veadeiros.
O Salto do Rio Preto é uma bela queda de 120m, a qual pode ser admirada de um mirante na trilha. Depois podemos tomar um super refrescante banho na piscina natural, com uma segunda queda menor que a primeira (80m). Um cenário maravilhoso.
Impossível não se encantar pela Chapada!
2. Loquinhas

Até chegar na cachoeira de Loquinhas passamos por um conjunto de vários poços e pequenas cascatas. Uma área privada perto de Alto Paraíso (com uma estrada de acesso de 5km de terra), onde precisamos pagar entrada. Mas vale muito a pena!
Uma vantagem daqui é o seu fácil acesso. Não temos a sensação de estar fazendo uma trilha, mas de se estar em um clube.
3. Cachoeira da Muralha

A cachoeira mais bonita que conheci na Chapada dos Veadeiros, fica na trilha da Catarata dos Couros, localizada a 1h30 de carro da cidade de Alto Paraíso.
É possível tomar banho nela. Uma delícia!

A trilha é de nível intermediário, não é recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção. Garanto: o esforço é totalmente recompensado.
4. Catarata dos Couros

Seguindo a trilha chega-se até a Catarata dos Couros. Não é possível tomar banho nela, só admirar sua beleza. Mas, está ótimo, não é?
5. Almécegas I

Localizada na Fazenda São Bento, a 9km de Alto Paraíso (no caminho para Vila de São Jorge). Nessa fazenda privada (é preciso pagar ingresso para entrar) há duas cachoeiras. Uma delas é a Almécegas I.
A cachoeira tem uma queda de 45m em uma piscina natural alucinante. O banho ali é maravilhoso!

6. Almécegas II

Ainda dentro da Fazenda São Bento encontramos a cachoeira Almécegas II. Ela é menorzinha, com uma queda de 8m em um poço natural, com espaço para sentar, lanchar e curtir com a galera.
Apesar da beleza natural, por ficar muito cheia eu não gostei muito. Fiquei sem aquela sensação de paz e ecoturismo que senti em outros lugares na Chapada.
7. Cachoeira Santa Bárbara

Uma das cacheiras da Chapada dos Veadeiros mais badalada! Infelizmente não fui em uma época apropriada para visitá-la, além do tempo apertado para ir até lá. Afinal, fica em Cavalcante, a 109km de Alto Paraíso, cidade onde eu estava hospedada.
É um passeio de um dia inteiro e não cabia no meu roteiro.
A Cachoeira de Santa Bárbara possui 30m de altura, formando uma piscina natural no rio de cor verde-esmeralda. Atenção: é obrigatória a presença de guia para sua trilha de 2km de dificuldade média.
O blog Vamos Por Aí fez um post completíssimo sobre como conhecer a cachoeira Santa Bárbara.
8. Cachoeira dos Cristais

A Cachoeira dos Cristais fica em uma fazenda privada, localizada a 8km de Alto Paraíso, com uma estrutura bem planejada e boa para quem viaja com crianças (restaurante, redário, playground, etc.).
São 7 quedas d’água ao longo de uma pequena trilha de 500m (Poço da Vovó, Massagem, Paraíso, Recanto da Paz, Corredeiras, Segredo e Véu da Noiva). Esse programa lembra bastante o da Cachoeira de Loquinhas.
O blog Fui Ser Viajante conta todas as dicas sobre a Cachoeira dos Cristais.
………………
Se precisar reservar hotel, não deixe de conferir nossa parceria com o Booking, sem custo adicional 🙂
Booking.com
O que achou da nossa lista de cachoeiras da Chapada dos Veadeiros? Falto alguma? Deixe seus comentários!
comentários
10 comentáriosCarla Mota
jan 30, 2019Este guia das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros acabou comigo e me atirou ao tapete! Que loucura de lugar. Não se resisto muito mais tempo! Tenho mesmo que ir ao Brasil!
Lulu Freitas
jan 31, 2019hahaha Venha Carla!!!
Edson Amorina Junior
jan 29, 2019Que lugares maravilhosos! Nos temos bastante vontade de viajar para a chapada e esse post so me fez ficar mais animado… rs
Lulu Freitas
jan 31, 2019Olá Edson, que bom que gostou. bjs
Ana Carolina
jan 26, 2019Lulu a Chapada dos Veadeiros é um lugar encantador né?! Amei suas dicas de cachoeiras e já anotei algumas para conhecer, pois é um destino que se deve ir muitas e muitas vezes!
Lulu Freitas
jan 27, 2019Oi Ana! Que bom que gostou das dicas! bjs
Juliana Moreti
jan 24, 2019Lu…. estava falando ontem com o Thi sobre minha vontade de conhecer qualquer uma das nossas chapadas, mas acredito não conseguir curtir tanto por causa do tamanho do Leo.
O que você acha?
Lulu Freitas
jan 25, 2019Oi Ju, a Chapada dos Veadeiros a criança precisa ser maior. As cachoeiras mais bonitas têm trilhas que exigem um certo esforço. bjs
Tharsila Fernanda Santos Costa
jan 24, 2019Morro de vontade de conhecer a Chapada (apesar de não fazer muito o turismo aventureira…rs). Qual cachoeiras por lá você recomenda para quem é meio digamos…sendetário…hehehehe.
Lulu Freitas
jan 25, 2019Oi Tharsila, há opções para os sendentários por lá. Loquinhas Almécegas I e II são de acesso bem fácil. bj