[atualizado jan/23] Chegou o verão, a temperatura subiu, a chapa esquentou e hora de aproveitar o Carnaval no Rio de Janeiro 2023! Então, nada melhor que uma ajudinha básica para você curtir ao máximo a folia carioca.
O Carnaval carioca é um dos melhores do Brasil. Isso é incontroverso.
Bem, para início de conversa, o samba e alegria começam em janeiro, com os ensaios dos blocos e escolas de samba, bem como os ensaios técnicos.
Durante os finais de semana de janeiro até o Carnaval há inúmeras atrações no Rio que já dão um gostinho da diversão.
Durante o Carnaval carioca, a folia é em toda a cidade!!!
Outra época muito visitada no Rio é o Ano Novo. Veja as nossas dicas aproveitar o Revéillon no Rio de Janeiro.
Desfile de Escola de Samba
Assistir ao desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí é a primeira ideia que vem à cabeça, não é? Afinal, já foi dito é que o maior espetáculo da Terra!
Realmente, é impressionante ver o desfile ao vivo. Muita emoção o som da bateria! Contagiante!!!! A beleza dos carros alegóricos e das alas é muito maior do que pela televisão. Vai por mim!
Para assistir você pode ir de arquibancada e frisa (não tenha vergonha de levar um lanchinho para virar a noite) ou, se estiver com bala na agulha, comprar ingresso para algum camarote. Os eventos em camarote são uma festa à parte.
Compre o ingresso do desfile com antecedência, para não cair na mão de cambista e pagar uma fortuna, já que não tem bilheteria no local. Não vende no dia. Veja como comprar o ingresso pela LIESA, organizadora oficial do desfile na Sapucaí.
Eu já assisti duas vezes de arquibancada. É cansativo mas vale a pena o espetáculo. Mesmo para quem não gosta de samba.
Além das Escolas do Grupo Especial, que desfilam no domingo e segunda-feira, há a apresentação das Escolas do Grupo de Acesso na sexta-feira e sábado e o Desfile das Campeãs no sábado após o Carnaval (opções mais baratas se quiser ter essa experiência).
Mas o Carnaval carioca não se resume ao desfile! Há blocos, blocos e mais blocos!!! De manhã cedinho até o anoitecer.
São inúmeros, com vários estilos. Daquele da marchinha da época da vovó àquele do funk em ritmo de samba. Ou de rock, sertanejo, Beatles, Raul, brega… a lista quase não tem fim.
Tem bloquinho, como chamamos aquele tipicamente de bairro, e mega-bloco, como o Monobloco, Poderosas e Bola Preta, que arrasta multidões.
Para aproveitar ao máximo importante ter em mãos a lista da programação dos blocos de rua do Carnaval RJ 2023, com horários e local de desfile. Para poder se organizar e não perder nadinha! Afinal, há blocos espalhados pela cidade toda.
Lembrando que é uma festa democrática. Diferente de Salvador, não precisa de abadá. É só chegar e se esbaldar.
Quase não tem mais aquele modelo clássico nos anos 80 em clubes, com um bando de gente semi nua. Procurando você até acha.
Os bailes hoje são as festas de noite nos bares da Lapa, no Circo Voador e na Fundição, com apresentações de mini bateria de escolas de samba e de blocos.
Claro que ao falar de baile, temos que mencionar o Baile do Copa, o baile dos ricos e famosos do Copacabana Palace. Não é para nós, meros mortais. rsrs
Fugir do samba
Nem todo mundo gosta de Carnaval. O Rio, tão eclético, sempre abriga algum mega evento de música eletrônica no período.
Veja também:
Durante o dia o transporte público é a melhor opção! Muitas ruas são interditadas e há engarrafamentos. Dê preferência ao metrô que durante o Carnaval no Rio de Janeiro 2020 funciona 24 horas. Eba!
Tenha em mãos o cartão do bilhete único ou o pré-pago do metrô, para facilitar compre com antecedência para evitar filas.
Se não for possível, vá de ônibus, já que é mais fácil descer quando o trânsito ficar completamente parado. Usar carro é a maior roubada.
De noite, dê preferência ao táxi ou uber. Afinal, se beber não dirija!
Roupas leves são o ideal, por conta do calor. Use e abuse da criatividade na sua fantasia.
Se joga!!!
Se não curtir se fantasiar, ao menos uma roupa colorida e bem alegre, please.
Use sapatos confortáveis, de preferência tênis. Sapatos abertos são uma tendência a pé sujo (leia-se encardido) no final do dia.
Algumas dicas espertas:
paciência e bom humor: Vai estar cheio? Quente? Engarrafamento? Vai ter gente bêbada (que pode ser você! kkk quem nunca?)? Siiiiim!!!! Mas é feriado, é diversão. Então, relaxe e não se estresse. Sorria! Cante!
segurança: não mentirei dizendo que tudo são flores. Sim, temos problemas de segurança durante o Carnaval. Afinal, aglomeração de pessoas e pouco policiamento em alguns pontos acabam incentivado furtos. Evite objetos de valor (cordão, relógio, por exemplo), leve pouco dinheiro e guarde bem seus pertences em uma bolsa pequena, pochete ou doleira. Também evite passar por ruas desertas (especialmente no Centro).
cuidado para não molhar: por conta do calor é comum jogarem água nas pessoas que estão nos blocos. Então, se possível, guarde o celular e carteira dentro de um saquinho plástico.
beba água: parece uma dica boba, mas não vale só entornar cerveja. O calor é forte e hidratação é tudo.
protetor solar: eu falei do calor? Então, use e abuse do protetor solar. Nada de ficar vermelho-camarão.
banheiro: antes de ficar apertado já vá para a fila do banheiro químico (não é a melhor coisa do mundo, mas é o que temos). Bares e quiosques costumam cobrar pelo uso do banheiro nessa época, então comprar alguma coisinha pode ser uma boa alternativa. Ah! Xixi na rua dá multa.
respeite o patrimônio público: nada de destruir árvores, prédios, postes, etc. O bem coletivo é de todos. Vamos cuidar e preservar.
……………………..
Se estiver procurando hotel no Rio de Janeiro, confira nossa lista de 5 hostels no Rio de Janeiro ou nossa parceria com o Booking.
Mais dicas de viagem sobre o que fazer no Rio de Janeiro, veja nosso post índice. 🙂
………………………
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
Confira outras dicas para uma viagem tranquila no feriado do Carnaval do blog Ligado em Viagem.
Esse post faz parte da blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes de fevereiro, cujo tema é Festivais de Fevereiro ao Redor do Mundo (#festivaisdefevereiro). Veja os outros blogs participantes:
Gostou das nossas dicas de como aproveitar o Carnaval no Rio de Janeiro 2020? Deixe seus comentários e sugestões!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Oi Lulu, guia completão, hein! Eu mesmo que não sou tão fã de carnaval fiquei com vontade de ir… muito bom.
Olá Edson, obrigada! bjs
Lulu, assisti uma vez o desfile em SP e fiquei encantada fico imaginando o do RJ como deve ser incrível e eu amo carnaval, me jogaria em todos os bloquinhos possíveis. rsrs
Mas sou super medrosa confesso que a falta de segurança do rio me deixa assustada e me faz perder a vontade de curtir a folia por aí.
Oi Mayte, o Rio é igual São Paulo em termos de segurança. Não tem muita diferença… bjs
Oi Lulu, amei o post e as fotos maravilhosas. Quem não curte o Rio, bom sujeito não é, rsrs. Brincadeiras à parte, acho um super destino para todas as épocas, porque até mesmo para quem quer fugir do carnaval, sempre tem o que fazer de bom na Cidade Maravilhosa. Beijos.
Oi Gisele, que bom que gostou do post! bjs
Que legal deve ser o Rio no carnaval. Durante muito tempo tive vontade de passar por aí para ver os desfiles das escolas de samba e sair atrás dos bloquinhos ou dos blocões como o Monobloco, mas nunca rolou. Quem sabe um dia?! 🙂
Oi Analuiza, é muito animado. Tanto como na Bahia. bjs
Eu passei uns 4 ou 5 anos consecutivos indo ao Carnaval do Rio de Janeiro, agora pendurei as chuteiras, vendi as fantasias e tô caçando lugares sossegados. Mas as boas memórias perdurarão pelo resto da vida. Que época boa!
Oi Gisele, estou também assim… rsrs Procurando programas off carnaval. bjs