Portugal é um país pequeno, mas é atravessado por uma diversidade geográfica, cultural e natural ímpares. De norte a sul do país, cada região tem algo de original para compartilhar com quem os visita e, através do cicloturismo em Portugal, tudo fica ainda mais interessante.

A vantagem de Portugal ser um país pequeno é que vivenciar todos esses ambientes é muito fácil. Por meio de um passeio de bicicleta, isso pode ser feito de uma forma muito mais interessante do que por uma viagem de carro!

Esse tipo de experiência é proporcionada por empresas que têm uma oferta de Portugal bike tours e possibilita sentir a viagem, quilômetro a quilômetro, e ter um retrato do país que seria impossível de outra forma.

Além disso, como sabemos, o cicloturismo é uma forma ecológica, econômica e saudável de passear. Vamos conhecer algumas das rotas de bicicleta em Portugal?

Vem comigo!

Roteiros de cicloturismo em Portugal: descobrindo o país

Alentejo: Ecopista Ramal de Mora

Algumas rotas de bicicleta em Portugal têm sido desenvolvidas a partir de linhas de estradas de ferro desativadas e reconvertidas em percursos onde é possível fazer cicloturismo ou andar a pé.

Esta ecopista liga as cidades de Évora a Arraiolos, vila famosa pelos seus tapetes.

Mas são os tapetes cicláveis que se destacam mesmo ao longo de 40 quilômetros, que nos permitem usufruir da bela e bucólica paisagem alentejana.

Imperdível essa rota de cicloturismo em Portugal!

roteiro de cicloturismo em portugal
O cicloturismo em Portugal oferece uma oportunidade única de conhecer o país. foto: Murillo de Paula em Unsplash

Beira: Ecopista do Dão

Na Ecopista do Dão bebe-se uma certeza e não é de um copo de vinho: esta é uma das maiores e mais bonitas ecopistas do país.

Com 49 quilômetros, a Ecopista do Dão liga Santa Comba Dão a Viseu. O cicloturismo em Portugal ganha aqui outra dimensão, entre os rios Mondego e Dão e as serras da Estrela e do Caramulo.

O percurso, mais uma das rotas de bicicleta em Portugal que aproveita um antigo tronco ferroviário, faz parte da Rede Nacional de Ecopistas e tem estruturas de apoio e sinalização.

Algarve e Alentejo: Rota Vicentina

A paisagem da Costa Vicentina é uma das incríveis de Portugal. Isso é indiscutível.

As suas falésias de basalto destacam-se numa linha costeira selvagem, plena de biodiversidade e mar a perder de vista.

A Rota Vicentina junta o Algarve e o Alentejo e tem o “Caminho Histórico” como destaque: são 230 quilômetros entre Santiago do Cacém e Sagres, com uma dúzia de caminhos florestais, entre aldeias e vilas.

Nesta Rota, que pode ser feita a pé ou de bicicleta, há várias unidades de alojamento que permitem uma pausa entre o passeio.

Várias empresas do ramo têm no seu pacote de Portugal bike tours ofertas nesta região. Aproveite!

algarve portugal
As falésias do Algarve. foto: Thomas Winkler em Unsplash

Algarve: Ecovia do Litoral

Da ponta mais a sudoeste do continente europeu, Sagres, até a Vila Real de Santo António, na outra ponta da região algarvia, distam 214 quilômetros.

Fazer cicloturismo em Portugal do Barlavento ao Sotavento algarvio, entre o mar e a serra, é uma experiência extraordinária, sublimada pelo perfume das estevas e pelo brilho dos dias que dão ainda mais cor ao mar azul.

Esta ecovia é constituída por ciclovias já estabelecidas, estradas rurais e caminhos paralelos à mítica Estrada Nacional nº 125. Faz parte da rede europeia Eurovélo, a rede europeia de rotas cicláveis.

É possível encontrar vários programas de Portugal bike tours nesta região.

Lisboa: Ciclovia do Guincho – Cascais

O percurso entre o Guincho e Cascais é lindo.

No panorama das rotas de bicicleta em Portugal, este é um circuito pequeno, mas muito recomendável. Entre o oceano e o Parque Natural Sintra-Cascais, difícil imaginar que estamos a apenas 30 quilômetros de Lisboa.

Esse circuito de cicloturismo em Portugal começa na Marina de Cascais e termina no Guincho e é feito (quase) exclusivamente à beira-mar.

No contexto do cicloturismo em Portugal, esta ciclovia combina como poucos o ambiente urbano com o ambiente natural, do oceano e da serra.

Vale a pena pedalar, e respirar, por aqui.

Lisboa: Ciclovia do Guincho – Cascais

O percurso entre o Guincho e Cascais é lindo.

Dentro do panorama das rotas de bicicleta em Portugal, este é um circuito pequeno, mas muito recomendável. Entre o oceano e o Parque Natural Sintra-Cascais, difícil imaginar que estamos a apenas 30 quilômetros de Lisboa.

Esse circuito de cicloturismo em Portugal começa na Marina de Cascais e termina no Guincho e é feito (quase) exclusivamente à beira-mar.

No contexto do cicloturismo em Portugal, esta ciclovia combina como poucos o ambiente urbano com o ambiente natural, do oceano e da serra.

Vale a pena pedalar, e respirar, por aqui.

cascais portugal praia
Praia de Cascais. foto: Volha Hrysheuskaya em Unsplash

Trás-os-Montes: Ecopista do Sabor

A Ecopista do Sabor também reaproveita uma linha de estrada de ferro, devolvendo a beleza desse passeio aos visitantes, agora na forma de passeio ciclável.

Estende-se por 34 quilômetros, desde o Pocinho até Carviçais. Nesta ecopista podemos testemunhar a inolvidável beleza do Rio Douro, de Torre de Moncorvo e do Vale do Sabor.

Conclusão

Estas são apenas algumas das rotas de cicloturismo em Portugal.

É possível fazer cicloturismo em Portugal noutros lugares magníficos, tais como: Rio Lima, Mira, Porto de Mós, Várzea da Rainha, São Pedro de Moel, Costa da Caparica, Setúbal, Ponta Delgada, Porto Santo, Lisboa e Porto, entre tantos outros.

Ah! Você sabe quais são as cidades da Europa mais baratas para viajar?

Agentes turísticos com uma seleção de Portugal bike tours ajudam a fazer esta escolha e a usufruir plenamente desses percursos.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Este Post ainda não tem comentários.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *