A melhor forma de viajar pelo Japão é usando o shinkansen, o trem-bala do Japão. Mas como andar de trem no Japão? Essa é uma pergunta que vários leitores me fizeram. Então, vou explicar tudinho.

Como andar de trem no Japão

No meu roteiro de viagem pelo Japão fiz todos os trajetos de trem. Para isso usei o meu JR Pass (não sabe o que é? Leia todas as informações sobre o Japan Rail Pass aqui).

exemplo de jr pass
Essa é a carinha no JR Pass. foto: vacationniseko.com

Fiz várias viagens no trem-bala do Japão, chamado de shinkansen, inclusive em alguns bate-volta a partir de Tóquio.

O shinkansen é um dos mais rápidos do mundo, com velocidade a mais de 300km/h.

São seis linhas que cortam o país em todas as direções. A mais procurada é a Tôkaidô Shinkansen que liga Tóquio x Osaka, passando por Kyoto.

Obviamente há também trens convencionais servindo redes secundárias. 

shinkansen transporte publico em toquio
O shinkansen é enorme!

Comprando bilhete do trem-bala do Japão

No site Hyperdia você pode consultar previamente os horários, valores e destinos.

Se você estiver usando o JR Pass seu bilhete estará pago. Na estação, vá ao atendimento ao cliente e apresente seu passe para marcar o lugar do assento.

Compre aqui o seu JR Pass.

Se não fizer isso, você poderá viajar sem problemas, mas sem assento reservado (há vagão específico para isso, como vou explicar adiante). Eu preferia perder um tempinho para marcar lugar, para poder viajar junto com as minhas amigas.

Caso você compre o bilhete individual, poderá fazê-lo na bilheteria.

A passagem do trem-bala do Japão é cara, às vezes até mais que a de avião. Só que de trem você ganha em praticidade, já que estação de trem sempre é central enquanto o aeroporto tem localização afastada do centro urbano.

Além disso ganha-se comodidade e tempo com deslocamento, porque não há necessidade de chegar cedo na estação de trem para check-in, raio-x e embarque.

Como é o shinkansen

Por dentro parece um avião. Lembra o Eurostar, que faz o trajeto Paris x Londres.

A poltrona é confortável, com mesinha e tomada elétrica.

Como embarcar no trem-bala do Japão

Com o bilhete em mãos, dirija-se para a plataforma indicada nos painéis (iguais os de aeroporto) ou no próprio bilhete. 

É só passar o bilhete na catraca para entrar.

Se estiver usando JR Pass, você exibirá o passe para o atendente que fica ao lado da catraca para ser liberado o acesso.

funcionario cia trem
Funcionário da estação de trem. foto: pixabay

Não se atrase!!!! Os trens são super, mega pontuais e você possui poucos minutos para embarque.

Ah! Essa pontualidade dos trens japoneses é famosa. Já houve episódio de desculpas para a população porque o Shinkansen se atrasou poucos minutos.

Você precisa observar a categoria do vagão do seu bilhete (1a ou 2a classe) e se o vagão é para quem tem lugar reservado ou não reservado.

Calma! Essas informações estão no bilhete, assim como o número do vagão e do seu assento (caso tenha reservado). Ao lado da porta do vagão há a sua respectiva numeração.

Em geral há indicação da posição do vagão na plataforma (numeração pintada no chão). Isso é interessante porque os trens são enormes e facilita o embarque.

Espere na fila que irá se formar na plataforma para o embarque. Chegando o trem é só entrar (respeitando a fila, claro!) e sentar no seu lugar.

Lembrando que quem não marcou assento sempre deve embarcar no vagão non-reserved e pode se sentar em qualquer lugar livre.

Os trens não costumam ter lugares para guardar mala, além dos bagageiros sobre os assentos. Evite ao máximo malas grandes!

estação trem bala japao
Estação de trem. foto: pixabay

Durante a viagem: como andar de trem no Japão

Você não irá perceber a alta velocidade do trem. Nem chacoalhar. Nada disso, nem parece que estamos a mais de 300km/h.

Tenha seu bilhete por perto, às vezes pode aparecer um fiscal solicitando a exibição.

O único ponto que pode ser confuso (e dar um certo frio na barriga) é a informação sonora e sinalização dentro do vagão. Na maioria dos trens era tudo só em japonês.

Xiii, como saber se está chegando a estação de desembarque? 

Lembre que nem sempre você irá ficar na última estação do trajeto do trem. Pelo contrário, o provável é que a sua cidade será uma parada no caminho, já que as linhas percorrem distâncias enoooormes.

Então, como fazer? Porque se passar da estação… ferrou!

Bem, a minha dica é observar no bilhete a previsão do horário de chegada. Como os trens não atrasam, controlando pelo relógio o tempo não tem erro.

Quando estiver se aproximando da estação já vá levantando e se posicionando para o desembarque. O intervalo para descer e subir em uma estação é pequeno.

Etiqueta no shinkansen 

Não deixe embalagens, revistas ou qualquer outro objeto ao desembarcar. Como em todo lugar no Japão, você carrega o próprio lixo que produz.

Até por conta dessa educação os trens são limpíssimos e o serviço de arrumação do vagão rapidíssimo. Veja esse vídeo, você vai se impressionar. Eu vi isso ao vivo e a cores!

Não fale ao telefone nem assista vídeos ou escute música sem fones. Os japoneses prezam pelo silêncio.

Nesse sentido, nada de conversar falando alto!

Conclusão: viajar de trem-bala do Japão é tudo de bom

Uma enorme inveja do sistema de trens japonês. Como seria um avanço para o Brasil!

Um meio de transporte prático, seguro e ecológico (imagine quantos carros e ônibus deixam de circular e emitir CO2).

Salve o pin no seu Pinterest para se lembrar do blog!

A experiência de viajar de shinkansen, o trem-bala do Japão, é maravilhosa e super recomendo. Espero que tenha gostado dessas dicas de como andar de trem no Japão. Deixe seus comentários!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Marcela disse:

Vou pro Japão esse ano, muito obrigada pelas dicas! Com certeza vou usar muito o trem bala

Lulu Freitas disse:

Oi Marcela, espero que curta bastante! Eu amei o Japão. bjs

Gisele Rocha disse:

Você acha melhor reservar lugar ou ir no vagão livre? Outra pergunta, é preciso validar os bilhetes em alguma máquina, como acontece na Europa?

Lulu Freitas disse:

Oi Gisele, como eu estava viajando com duas amigas, preferimos reservar para poder viajar juntas. Mas se você estiver só ou seu grupo não se importar de viajar separado pode escolher essa opção. Não tem validação como na Europa. bjs

Fernanda Scafi disse:

Que legal! Viajar de trem é sempre uma boa ideia e quando os trens são rápidos melhor ainda para agilizar o roteiro hehehe Viajo muito sozinha e na maioria das vezes não vejo necessidade de reservar assento, mas viajando com família ou amigos aí sim vejo vantagem.

Lulu Freitas disse:

Oi Fernanda, também costumo viajar dessa forma. bjs

Ruthia Portelinha disse:

O Japão e as suas maravilhas tecnológicas. 300 km por hora é incrível, imagino que nem se sinta a velocidade. Também é no Japão que existe aquele comboio (trem) de levitação? Você experimentou?
Este post vai ser muito útil para os turistas que vão às Olimpíadas este ano.
Abraço

Lulu Freitas disse:

Oi Ruthia, não sei se esse trem usa essa tecnologia de levitação. Boa pergunta… vou pesquisar! bj

Luciane disse:

Que incrível esse trem bala do Japão, imagine um desse aqui no Brasil cruzando o país. Um sonho né

Lulu Freitas disse:

Seria maravilhoso se houvesse, né? bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *