Como viajar para a Austrália? Sempre fiquei pensando nisso, namorando esse destino localizado lá do outro lado do mundo. Uma das minhas viagens dos sonhos, desde os tempos das Olimpíadas de Sydney em 2000, quando fiquei de madrugada assistindo aos jogos.
Finalmente realizei essa aventura e, te garanto, não me decepcionou em nada! Pelo contrário, vivi momentos inesquecíveis com o meu marido em 14 dias pelo país.
Fiquei tão encantada que deu até vontade de me mudar para lá! Se eu fosse alguns anos mais jovem e estivesse em outro momento de vida…
Com sua beleza natural deslumbrante, vida selvagem única e cultura vibrante, a Austrália é um país fascinante. Oferece uma experiência de viagem inesquecível.
Compartilharei com você todas as informações essenciais de como viajar para a Austrália. Tudo o que você precisa saber antes de embarcar em sua jornada para a Austrália.
Vem comigo!
Onde a Austrália está localizada no mapa? Onde fica a Austrália?
A Austrália fica na Oceania. É chamada também de continente-ilha.
Compreende a área continental, a Ilha da Tasmânia ao sul e algumas ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico.
Está localizada no hemisfério sul, portanto as estações do ano são iguais aos do Brasil.
Breve história da Austrália
Durante cerca de 40 mil anos a Austrália foi habitada por diversos nações aborígenes.
Em 1770, os britânicos reinvidicaram a região, após James Cook ter mapeado a costa leste da Austrália.
Começaram o processo de ocupação com o envio de presos em 1788, criando-se uma colônia penal. O dia 26 de janeiro é o Dia da Autrália, feriado nacional, pois é o dia do desembarque do primeiro navio.
A partir de 1788 os britânicos expandiram a conquista do resto do território, com a perda de milhares de vidas dos povos ancestrais.
O país faz parte do Commonwealth, a comunidade de países independentes formada por antigos territórios do Império Britânico.
A ocupação do país ficou concentrada na costa leste, onde estão as principais cidades: Sydney, Melbourne, Brisbane e Camberra (a capital). Na costa oeste, a cidade mais impotante é Perth. O centro do país, onde está o famoso Outback, é árido e deserto.
A Austrália é um país muito jovem e receptivo aos imigrantes, com uma política de incentivo para receber mão de obra qualificada. De acordo com censo de 2021, o país tem uma população de 25,8 milhões de pessoas, sendo 7,6 milhões de imigrantes!
Veja aqui um resumo da história da Austrália ou assista o vídeo abaixo:
Clima: como viajar para a Austrália
O clima na Austrália varia conforme as regiões. O sudeste da Austrália, onde está localizada a região mais turística (Sydney e Melbourne), possui um clima temperado parecido com o da região sul do Brasil.
No geral, com inverno suave e verão quente.
No norte da Austrália há um clima tropical, com verão chuvoso e inverno seco. Aqui temos Cairns e a Grande Barreira de Corais.
A Austrália possui condições extremas de calor no seu árido e desértico interior.
Melhor época para visitar a Austrália
Em geral, a primavera (setembro a novembro) e o outono (março a maio) são consideradas as épocas ideais para visitar a Austrália. Durante essas estações, as temperaturas são mais amenas e o clima mais agradável para atividades ao ar livre.
Estive na Austrália no final de abril e início de maio, ou seja, no outono. Peguei um friozinho no sul no país (Melbourne, Sydney e Camberra) e calor ao norte (Cairns e Barreira dos Corais).
Alta temporada e baixa temporada na Austrália
A alta temporada na Austrália é no verão, nos meses de dezembro a março. Prepare-se para muito calor (lembre-se das imagens do povo derretendo durante as partidas de tênis do Aberto da Austrália) e sol, com as praias convidando para um mergulho.
Também é o período de maior fluxo de turistas e preços altos.
Como viajar para a Austrália na baixa temporada é escolher entre os meses de agosto e dezembro e março e junho, quando os preços não são tão salgados e os pontos turísticos mais vazios.
Fuso horário Austrália x Brasil
A diferença de horário entre a capital da Austrália (Camberra) e do Brasil (Brasília), varia de acordo devido ao horário de verão.
Em geral, a Austrália está 13 horas à frente do Brasil quando ambos os países não estão no horário de verão.
Quanto tempo de viagem do Brasil para Austrália?
Uma viagem para Austrália leva tempo… bastante tempo.
Quanto? A resposta depende do trajeto da viagem. Há três alternativas: via Los Angeles (cia. aérea United), Chile (Latam) ou Dubai (Emirantes).
A viagem com o melhor custo x benefício é pelo Chile. A Latam possui um voo saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo que faz conexão em Santiago (Chile) e em Auckland (Nova Zelândia), com destino para Sydney (Austrália).
Foi esse o voo que escolhi.
Sai às 16h horas de 28.04 do Brasil e cheguei às 8h30 de 30.04 em Sydney, considerando o fuso horário de 13 horas. É como se viajássemos para o futuro, porque pulamos um dia no calendário.
Calma! Recuperamos esse dia na viagem de volta!
Ao todo foram:
- 4h30 de voo Rio de Janeiro x Santiago;
- 11h30 de voo Santiago x Auckland; e
- 3h de voo Auckland x Sydney.
O retorno para o Brasil é um pouco mais rápido, pois o voo não faz parada em Auckland, rumando direto para Santiago do Chile.
Quanto aos outros trajetos, o via Los Angeles é mais longo e caro. Já por Dubai possui um tempo de viagem parecido com o via Chile, porém a passagem é bem mais cara.
Como conseguir passagem aérea barata para Austrália?
Essa é a pergunta de milhões de dólares, não é?
Sugiro pesquisar e acompanhar os preços. Em geral, para qualquer viagem, de 90 a 60 dias antes da data desejada há as melhores chances de bom preço.
Não há uma época mais barata para viajar para Austrália, por isso é bom ficar de olho das promoções.
Pesquise sua passagem para Austrália com a Skyscanner, o melhor buscador de promoções.
Quantos dias de viagem
A duração de qualquer viagem depende da quantidade de tempo que temos disponível, não é?
Sugiro no mínimo 14 dias de viagem para Austrália, porque o país é muito longe do Brasil e grande.
Olhando no mapa parece que as cidades são próximas, mas não! Tudo é distante.
Precisa de visto para Austrália?
Viajar para a Austrália precisa de visto.
Mas onde tirar visto australiano no Brasil? Pela internet! Veja aqui como tirar o visto australiano.
O visto de turista pode ser obtido online. É importante verificar os requisitos específicos do visto, bem como o prazo de processamento, para evitar qualquer surpresa de última hora.
Já adianto: são horas preenchendo o formulário pela internet! Hooooras.
O visto é eletrônico e você recebe por e-mail a aprovação. Basta imprimir para apresentar na hora do embarque (a Latam fez essa conferência no check-in).
Atenção: é preciso um visto de trânsito da Nova Zelândia (se o voo for via Chile e tiver parada em Auckland) ou norte-americano (se o voo for via Los Angeles). O visto de trânsito da Nova Zelândia é emitido online pelo site ou app NZeta.
Documentos necessários para viajar para Austrália x Imigração
O que é preciso para viajar para Austrália?
Além de ser necessário visto australiano para brasileiros, há alguns outros documentos necessários para viajar para Austrália:
- passaporte com ao menos 6 meses de validade da data de entrada no país;
- certificado internacional de vacinação de febre amarela;
- reserva de hotel ou carta-convite (caso se hospede na casa de amigos) pode ser exigido; e
- passagem de volta pode ser exigida.
Outro detalhe muito importante é que é proibido ingressar no país com uma série de itens: comida do avião; frutas, carnes e alimento frescos; plantas, flores e folhas; e animais. Sim, pet não é bem-vindo na Austrália.
A justificativa é o alto controle que o país adota para conservação do seu ecossistema.
Tais medidas restritivas são as aplicáveis se o voo tiver parada na Nova Zelândia, pois este país adota as mesmas regras.
Caso os itens acima sejam identificados na bagagem, além da apreensão, o viajante pagará uma multa altíssima.
Quais vacinas tomar antes de uma viagem para Austrália?
Quando disse que iria viajar para a Austrália, as minhas enteadas perguntaram: você não tem medo dos bichos estranhos? Das aranhas sinistras?
Vídeos bizarros do TikTok à parte, é preciso vacinar contra febre amarela. A Austrália aparece na lista divulgada pela Anvisa com exigência de apresentação do CIV para embarque.
A vacina tem que ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem.
Escrevi um guia sobre como emitir o certificado internacional de vacinação.
Para mim não foi solicitada a apresentação do documento na imigração. De qualquer forma, vale seguir a orientação oficial e levar o seu CIV, ok?
Seguro viagem para Austrália
Não é obrigatório contratar seguro de viagem para Austrália, porém é altamente recomendável.
Tratamento médico, odontológico ou hospitalar no exterior é muito caro. Mesmo!
Se houver um problema de saúde, o seguro viagem é a sua garantia de apoio 24 horas sem voltar com uma caríssima conta para casa.
Lembrando que o custo de um seguro é barato no planejamento de uma viagem.
Faça cotação com a Real Seguros, comparando as principais opções e obtendo os melhores preços. Com opção de parcelamento no cartão de crédito.
Moeda da Austrália
A moeda oficial da Austrália é o dólar australiano (AUD). Em novembro/2023, 1 AUD corresponde a R$ 3,20.
Para fazer câmbio leve dólar norte-americano ou euro.
É recomendável ter algum dinheiro em espécie durante a viagem, mas todos os estabelecimentos aceitam cartões de crédito ou débito internacionais (há vários lugares que sequer aceitam pagamento em espécie).
Apesar de ter levado dólares para o câmbio, acabei não fazendo e, pasmem, voltei para casa sem ter visto a cor de uma cédula australiana.
Simplesmente precisei de dinheiro em espécie em nenhum lugar. Usei apenas cartão de débito internacional. Para o transporte, lancei mão de uber ou do cartão no trem e tram (bonde elétrico).
Idioma: como viajar para a Austrália
O inglês é a língua oficial da Austrália.
Tomada da Austrália
Lulu, você vai falar de tomada?
Sim, porque é um detalhe importante de como viajar para a Austrália. O motivo? O padrão da tomada da Austrália difere do nosso. Lá a tomada é de 3 pinos chatos.
Por isso é preciso colocar um adaptador universal na mala (ou comprar um por lá).
Além disso, a voltagem é de 220v. Fique atento com os aparelhos que estiver levando.
Internet
Compre um chip de internet e viaje do Brasil já conectado.
Viajar sem internet hoje em dia é muito difícil. Ficar dependendo de wi-fi gratuito para usar o Google Maps ou Uber ?! Para mandar um oi no grupo da família ou postar no Instagram?!
Usar o seu chip com conex
Indico usar O Meu Chip (usei na Austrália e funcionou bem). Clique no link e usando o cupom LETSFLYAWAY você terá 15% de desconto.
Gastronomia
A gastronomia australiana é uma mistura de influências europeias (por conta da colonização inglesa), asiáticas (em face da proximidade geográfica) e aborígene (o povo ancestral do país).
Alguns pratos tradicionais que você deve experimentar incluem o churrasco australiano (com forte presença de peixes) e os frutos-do-mar frescos.
Você encontrará muito surf n’turf (prato que mistura proteínas do mar e da terra, exemplo: bife + lagosta) e fish and chips (peixe empanado com batata frita).
Antes que você me pergunte: não vi o pão do Outback por lá. Em nenhum hotel ou supermercado encontrei o “pão australiano”.
Além disso, não há como viajar para a Austrália e não provar os vinhos australianos, mundialmente famosos pela uva Syrah. O país é um bom destino para quem gosta de enoturismo.
Fauna
Uma das coisas mais legais em uma viagem para Austrália são os animais que podemos encontrar por lá. Porque são espécies únicas daquele ecossistema.
Coala, canguru e diabo da tasmânia, são alguns exemplos.
Se tiver sorte poderá vê-los ao ar livre na Natureza. Consegui ver os coalas. Tão foooofo.
Caso contrário, há o Taronga Zoo, em Sydney, uma organização sem fins lucrativos que trabalha pela preservação das espécies.
Como circular dentro da Austrália
Como eu disse, as distâncias são grandes entre as cidades australianas.
O melhor meio de circular na Austrália é de avião. Há companhias aéreas low cost como Jetstar e Virgin, além da excelente Qantas (frequentemente eleita melhor empresa do mundo).
Claro que é possível optar viajar de carro, contando o país com boas estradas.
Para comparação: o trajeto Sydney x Melbourne demora 1h30 de avião ou 9h de carro.
Considere isso ao planejar como viajar para a Austrália.
Principais Destinos Turísticos
A Austrália oferece uma variedade de destinos turísticos de tirar o fôlego. Escrevi um super roteiro de viagem pela Austrália (confira no link!).
Já adianto aqui alguns dos principais lugares para colocar na sua lista de o que fazer na Austrália:
- Sydney: a cidade mais famosa da Austrália, conhecida pela icônica Opera House e pela ponte Harbor Bridge (local dos fogos de artifícios no Reveillon). Além disso, você pode desfrutar de belas praias, como Bondi Beach e explorar o centro histórico, chamado The Rocks.
- Melbourne: possui uma cena cultural vibrante, com mistura de arte, gastronomia e música. Uma cidade bem cosmopolita e ponto de partida para visitar a Great Ocean Road e o monumento natural dos Doze Apóstolos.
- Brisbane: terceira maior cidade do leste da Austrália, com lindas praias banhadas pelo Oceano Pacífico.
- Adelaide: cidade conhecida por festivais esportivos e pela qualidade dos seus vinhos, em especial da região de Barossa Valley.
- Camberra: capital da Austrália, muito arborizada e com museus interessantes.
- Grande Barreira de Corais: uma das maravilhas naturais do mundo, a Grande Barreira de Corais é um destino imperdível para os amantes da natureza. Você pode mergulhar ou fazer snorkel para explorar a incrível vida marinha. O melhor ponto de partida para visitar é a partir da cidade de Cairns.
- Uluru: localizado no coração da Austrália, o Uluru é um monólito de arenito no meio de uma planície, famoso por sua cor vermelha intensa. É um local sagrado para os povos aborígenes e uma visita inesquecível.
Concusão: como viajar para a Austrália e aproveitar!
Viajar para a Austrália oferece uma experiência incrível e diversificada.
Com essas informações essenciais em mente, você está pronto para embarcar em uma viagem para a Austrália, para um dos países mais fascinantes do mundo.
Prepare-se para se maravilhar com a beleza natural, explorar a cultura vibrante e criar memórias que durarão para sempre. Conte para mim nos comentários se ficou com dúvidas sobre como viajar para a Austrália. Terei prazer em ajudar!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Dicas preciosas para viajar para a Austrália! É um destino que quero muito conhecer… Também já vi muitos vídeos bizarros sobre animais de lá, mas isso não fez sumir minha vontade de conhecer este país. Com certeza seu post vai ser uma fonte de pesquisa para realizar este desejo!
Esses vídeos são famosos kkk bjs
Que vontade de conhecer a Austrália! Aqui em casa é sonho de todos, muito por causa dos bichos estranhos e únicos rsrs Achei super completo seu guia e já sabia da necessidade do visto, só não imaginava que fosse assim burocrático (mas acho que todos são, não é mesmo? para o Canadá também fiquei horas preenchendo o formulário)
Espero que vocês consigam ir algum dia. bjs
Estava curiosa pra ler teus posts desta viagem! Que belo guia pra viajar para a Australia. Indo para o leste tem.muita diferença de custo? E quanto ao tempo? Não quero ganhar o dia de volta no retorno, prefiro usar lá rsrsrs
Aos pouquinhos sai do forno. A diferença de custo não é muito grande. bjs