Recentes declarações oficiais feitas pelas autoridades europeias confirmam que o ETIAS (Sistema de Informação e Autorização de Viagem à Europa) vai entrar em vigor a partir do final de 2022. No momento, a expectativa é que esse sistema de isenção de visto para a Europa seja lançado em 2021.

Quando o programa estiver em pleno funcionamento, os cidadãos de mais de 60 países que agora aproveitam o status de livres-de-visto precisarão se registrar no sistema e obter uma autorização ETIAS antes de viajar à Europa.

Isso também se aplica aos turistas que estão planejando uma viagem à Itália, já que esse popular destino de viagens é membro do Schengen (aproveite e veja a minhas dicas de viagem para a Itália).

europa italia veneza etias
A Itália é um dos países onde será necessário o ETIAS

A Comissão Europeia irá fornecer detalhes de como o sistema será implementado.

O que é ETIAS e quem precisa obtê-lo?

Atualmente, cidadãos com nacionalidade em mais de 60 países fora da União Europeia são qualificados para admissão na Itália sem um visto. Entre eles, estão os portadores de passaportes emitidos por EUA, Canadá, Austrália e Reino Unido.

O ETIAS não é um visto, e sim, um sistema de autorização online com o objetivo de aprimorar a segurança do Espaço Schengen, bem como de tornar o processo de verificação nas fronteiras mais rápido e tranquilo.

Os visitantes que hoje em dia não precisam de uma permissão de viagem para a Itália ainda vão aproveitar o status de isentos de visto após 2022. No entanto, eles terão de solicitar o ETIAS online antes da partida e apresentar uma autorização ETIAS válida aos funcionários de controle de fronteiras italianas (se estiverem entrando no Espaço Schengen pela Itália).

computador email visto viagem
O pedido e aprovação será online

Como se cadastrar no ETIAS para Europa

O processo de cadastro foi projetado para ser muito rápido e fácil de concluir. Os solicitantes do ETIAS devem conseguir requisitá-lo online em questão de minutos.

Isso é todo o necessário:

  • Conexão com internet e um endereço de e-mail atual;
  • Um passaporte válido e qualificável para viagem à Europa sem visto;
  • Um formulário de solicitação completo (que poderá ser acessado pelo mesmo portal do ETIAS); e
  • Dados de cartão de crédito ou débito para pagar a taxa processamento.

Assim que a solicitação for concluída e enviada, os estrangeiros devem receber o ETIAS aprovado por e-mail dentro de poucas horas ou dias. Não há necessidade de visitar a embaixada ou consulado italiano, nem de preencher muita papelada.

etias viajante aeroporto
Com o seu ETIAS é só chegar e curtir a viagem !

Quando precisarei solicitar o ETIAS?

O ETIAS será um requisito obrigatório para entrada no Espaço Schengen (e na Itália, portanto) a partir do 2022. Contudo, ainda será possível viajar à Itália sem visto durante o período inicial de transição.

Esta é uma preliminar do cronograma do ETIAS, conforme explicado pelas autoridades europeias:

  1. O ETIAS será lançado no final de 2022;
  2. Nos primeiros 6 meses, os cidadãos de fora da UE dispensados de visto conseguirão visitar a Itália sem uma autorização de viagem. Entretanto, os oficiais de fronteira serão obrigados a informar aos viajantes que eles logo precisarão de um ETIAS para a dispensa do visto (este será o chamado período de transição);
  3. Durante os 6 meses seguintes, haverá um período de carência para alguns visitantes isentos do requisito. Embora o ETIAS se torne obrigatório, pessoas naturais de outros países ainda poderão entrar na Europa sem a autorização de viagem, desde que estejam cruzando as fronteiras externas pela primeira vez após o final do período de transição; e
  4. O período de carência pode ser estendido por no máximo 6 meses.

Salve o nosso pin o seu Pinterest!

Como você pode ver, não é preciso se preocupar. A Comissão Europeia pretende fornecer tempo e informações suficientes aos viajantes internacionais, para que eles possam desfrutar de suas temporadas na Itália sem complicações.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *