Para os amantes do chocolate de plantão e que amam uma viagem gastronômica, preparei uma lista de 10 destinos para quem ama chocolate e adora viajar para entrarmos no espírito da Páscoa e do Dia Mundial do Chocolate (comemorado em 7 de julho). Afinal, as duas datas mais chocólatras do calendário!

Sou chocólatra e, infelizmente, ainda não conheço todos esses destinos, mas estou tentando! Estão na minha listinha.

Como ler e ver foto não engorda… divirtam-se!

Ah! Para entrar no clima nada de música “coelhinho da Páscoa o que trazes para mim?”. Vamos de Ommpa Loompa da Fantástica Fábrica de Chocolate! Dá um play e se delicie.

10 Destinos para quem ama chocolate

Ao leite, amargo, em barra, quente, ovo ou cobrindo um bolo… O chocolate é uma paixão global que ultrapassa gerações, culturas e fronteiras. Não à toa, ganhou uma data só sua: 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate.

Para comemorar esse símbolo universal do prazer gastronômico, selecionei 10 destinos para quem ama chocolate que precisam ser visitados.

Da tradição suíça à criatividade colombiana, passando por imersões culturais em Cuba, museus interativos na Bélgica e roteiros temáticos no Brasil, os destinos contam com experiências tanto para chocólatras assumidos quanto para viajantes curiosos.

Gramado, Brasil

O primeiro da lista é a cidade com o melhor chocolate brasileiro. Claro que estou falando de Gramado!

São várias marcas famosas, como Lugano e Caracol, e outras menos conhecidas e igualmente gostosas.

As fábricas mais badaladas possuem lojas enormes com diversas atrações (como visita guiada, museu de obras de chocolate, parque infantil, etc.) que disputam a atenção com o próprio chocolate.

Um ótimo programa é o Chocobus. Uma das formas mais divertidas e completas de conhecer esse destino para quem ama chocolate: o ônibus temático leva visitantes às principais lojas e fábricas de chocolate artesanal da cidade, como a Prawer e a Gramadense.

Os viajantes também conhecem um hotel todo inspirado no doce e ainda têm a chance de participar de uma oficina para fazer a própria barra de chocolate. É um roteiro ideal para famílias, casais e qualquer pessoa que queira combinar turismo, diversão e sabor.

É claro que Gramado tem muitas atrações para incluir no seu roteiro de viagem que não são só chocolate. Mas que ele fará parte do seu passeio, isso eu não tenho dúvidas!

chocolate lugano gramado rs
Delícia pura!

Hershey, Estados Unidos

Ainda não conheço, mas não pode faltar da lista a cidade de origem do chocolate do mesmo nome, Hershey’s, o mais produzido nos Estados Unidos.

A pequena cidade no sul da Pensilvânia, a 2 hora da Filadélfia, vive em torno do chocolate. Lá visita-se a fábrica da Hershey’s e, se quiser, dá para esticar até o parque de diversões, o Hersheypark.

chocolate hershey destinos para quem ama chocolate
Chocolate Hershey’s. Foto de divulgação.

Bruxelas, Bélgica

A cidade onde nasceu o chocolate Godiva não pode faltar na lista.

Além do Godiva, outro famoso chocolate belga é o Guylian (aquele em forma de concha). O Guylian surgiu na cidade de Sint-Niklaas, mas encontramos em Bruxelas marcas menos conhecidas imitando-o: dezenas de chocolates-conchinhas vendendo por lá.

Uma das minhas experiências mais felizes em uma viagem foi andar nas ruas próximas à Grand Place de Bruxelas e entrar nas várias lojas de chocolate degustando provinhas e mais provinhas.

Outro programa legal nesse destino para quem ama chocolate é conhecer a Choco Story. Localizado no coração de Bruxelas, o museu oferece uma viagem pelos 5.000 anos de história do cacau – das origens maias e astecas até a popularização nas confeitarias europeias.

Além de conhecer todo o processo de produção, os visitantes assistem a uma demonstração de confeitaria ao vivo com um mestre chocolateiro e participam de uma degustação irresistível de pralinés.

chocolate godiva bruchelas begica destinos para quem ama chocolate
Chocolate Godiva. Foto de divulgação.

Bariloche, Argentina – destinos para quem ama chocolate

A Argentina é famosa por seu dulce de leche, mas Bariloche tem chocolates divinos.

A rua principal da cidade tem várias lojas, uma do lado da outra. Experimente a Mamuschka (chocolates delicados e lindinhos) e a Abuela Goye (além de chocolate, tem um alfajor excelente).

Espantar o frio com chocolate e admirando o cenário das montanhas foi muito bom! Uma das minhas melhores recordações na cidade.

Dica: Abuela Goye também encontramos em Buenos Aires, lojas na Calle Florida e na Galerias Pacífico (a gastronomia de Buenos Aires é um dos pontos alto de o que fazer pela cidade).

Você também pode se deliciar em Bariloche em um tour de degustação de chocolate, podendo provar vários chocolates argentinos e alguns de outros países da América Latina.

chocolate bariloche abuela goye argentina destinos para quem ama chocolate
Chocolate Abuela Goye. Foto de divulgação.

Zurique, Suíça

A fábrica da Lindt, marca que amo de coração, está aqui. Realizei esse sonho de conhecer a Lindt Home of Chocolate Museum e foi sensacional.

Além do museu ser de alto nível (que nos recepciona com uma fonte de chocolate “indecente”), podemos comer chocolate o quanto quiser! Isso mesmo, meus amigos!

Veja abaixo como foi a minha experiência por lá:

Claro que você poderá provar outras marcas de chocolate enquanto estiver em Zurique. Afinal, chocolate, queijo e relógio são os símbolos da Suíça.

Para quem quer unir turismo e chocolate, o tour por Zurique com passeio de barco e visita ao museu percorre pontos históricos da cidade e termina com a experiência na Lindt. Essa atividade combina o passeio de barco em lago (algo imperdível na Suíça) com chocolate. Não tem como dar erro!

Punta Cana, República Dominicana

Nono maior produtor de cacau do mundo segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a República Dominicana se destaca pelo cacau caribenho, reconhecido por sua qualidade e sabor intenso.

O produto é peça-chave na gastronomia local e experiências turísticas.

Em Punta Cana, é possível participar de uma oficina de chocolate artesanal, com aula prática sobre trufas e tabletes decorados. A atividade inclui transporte a partir do hotel, degustações e uma taça de mamajuana (bebida tradicional do país).

destino para quem ama chocolate republica dominicana lets fly away
Cacau no pé! Foto: divulgação.

York, Inglaterra

É a terra do Kit Kat.

Quando fui visitar York não sabia e foi uma feliz supresa. Podemos visitar a York’s Chocolate Story onde aprendemos sobre a história do chocolate e como é produzido.

Vemos ainda o mestre chocolateiro (chocolatier é bem mais bonito, não é?) fazer uma demonstração de como fazer uma barra de chocolate, dando dicas sobre como degustar e aproveitar melhor o seu sabor. No final criamos (e comemos) o nosso próprio chocolate! Eba!

Dica: se um chocolatier perguntar se você guarda chocolate na geladeira, a reposta é “não!”. Caso contrário, você vai levar um loooongo sermão. Vai por mim!

caixa de chocolate york inglaterra destinos para quem ama chocolate
Chocolate de York.

Colônia, Alemanha – destinos para quem ama chocolate

A cidade alemã, tão famosa pela sua catedral, possui uma atração voltada ao chocolate, a Imhoff Chocolate Museum, que tem como um dos seus patrocinadores a suíça Lindt.

Esse museu fica próximo da catedral, com 4.000m² de turismo de chocolate.

São 9 áreas temáticas, de artefatos e obras de arte sobre o assunto a uma estufa com plantação de cacau e demonstração sobre a fabricação. Claro, com aquela degustação de chocolate no final!

Frustração total ter ido em Colônia e não ter conseguido visitar. Fica a dica de mais um dos destinos para quem ama chocolate.

museu colonia alemanha
Museu do Chocolate de Colônia. Foto de divulgação.

Oaxaca, México

Aqui nasceu o vício! Os culpados são eles!

Os primeiros relatos de consumo de chocolate na história são de Oaxaca, de 1100 AC.  

Oxada é uma das cidades famosas pelo chocolate. Na rua Francisco Javier Mina, próxima ao Mercado Central, estão concentradas as fábricas e lojas. É só passear e comer. Uma das marcas mais famosas é a Mayordomo.

chocolate mayordomo mexico
Chocolate Mayordomo. Foto de divulgação.

Paris, França

Se a França é o país da gastronomia é óbvio que tem chocolates à altura. Os mais badalados são a La Chocolaterie de Jacques Genin e Patrick Roger Chocolatier.

Confesso que em Paris prefiro me fartar de macarons, mas omitir a cidade em um roteiro do chocolate seria muito injusto.

Aqui há uma filial do museu belga Choco Story. Para conhecer (e comer) chocolate e aprender mais sobre essa maravilha!

frança patrick roger paris
Chocolate Patrick Roger. Foto de divulgação.

Conclusão: destinos para quem ama chocolate. Para a Páscoa, Dia do Mundial do Chocolate ou todo dia! Sempre é tudo de bom!

Demos uma volta pelo mundo do chocolate, não é?

Então, curtiu nossa top 10 lista de destinos para quem ama chocolate? Deixe sua dica nos comentários! 🙂

Leia Mais

Perguntas Frequentes

Quais são os melhores destinos de viagem para quem ama chocolate?

Destinos como Gramado (Brasil), Zurique (Suíça), Bruges (Bélgica) e Bariloche (Argentina) são conhecidos pela produção artesanal e experiências imersivas com chocolate. Saiba mais nesse artigo.

Existe um roteiro do chocolate no Brasil?

Sim! Cidades como Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Ilhéus (BA) têm roteiros temáticos com visitas a fábricas, museus e lojas de chocolate artesanal.

Onde visitar fábricas de chocolate na Europa?

Você pode conhecer fábricas famosas como a Lindt Home of Chocolate (Zurique), Maison Cailler (Broc, Suíça) e Choco-Story (Bruges, Bélgica), que oferecem tours e degustações. Saiba mais nesse artigo.

Qual cidade brasileira é famosa pelo chocolate?

Gramado é uma das cidades mais famosas, com diversas chocolaterias premiadas. Ilhéus também se destaca por ser produtora de cacau e ter turismo voltado ao chocolate de origem. Leia mais nesse artigo.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Deisy disse:

Esse post é uma perdição pra quem como eu ama chocolate e viajar, são duas combinações que pra mim é perfeita. Já quero riscar todas essas cidades da lista.

Lulu Freitas disse:

Oi Deisy, eu também! rsrs bjs

Sil Mendes disse:

Que post saboroso! Fiquei com água na boca e com muita vontade de conhecer todos esses lugares e provar todos esses chocolates. As fotos ficaram incríveis e apetitosas.

Lulu Freitas disse:

Oi Sil! obrigada! bjs

Misse Batista disse:

Seu post é incrível! adorei as super dicas. Para quem ama chocolate, essas informações são preciosas. Haha … Adorei!

Lulu Freitas disse:

Oi Misse! Feliz que gostou! bjs

Denise Barreto disse:

Amei a lista! Ainda não conheço as cidades da lista, mas uma cidade em que estive que é ideal para quem ama chocolate, é Bruges, na Bélgica. Comprei chocolates lá pra dar de presente e não consegui rs
Beijos!!

Lulu Freitas disse:

Oi Denise!! Gostei da sugestão! A Bélgica é uma perdição para a dieta rsrs bjs

Lais disse:

Esse post deveria ser proibido rsrs, que água na boca! Não faltam destinos para quem ama chocolate né. Só conheço 2 da lista, ainda tem muito chocolate pra comer pelo mundo.

Lulu Freitas disse:

Concordo Lais, não falta chocolate para a gente comer por aí. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *