A Fortaleza de São João, mais conhecida como Forte da Urca, é um local pouco visitado pelos turistas e pelos próprios cariocas. Porém é um passeio bem bacana!
Principalmente se você quiser aprender um pouco sobre a história da fundação do Rio de Janeiro e ver belas paisagens por ângulos diferentes.
Como visitar o Forte da Urca
Eu visitei o Forte da Urca em um passeio guiado pela Revelando o Brasil.
A Revelando o Brasil (@RevelandooBrasil) faz walking tour, trilhas e passeios guiados com guias pelo Rio de Janeiro, com preço super acessível. Vale conferir a programação.
Você também pode fazer agendamento diretamente no Forte por e-mail. São dois horários de visita diários, com vagas limitadas.
Como é o passeio pela Fortaleza de São João
Os visitantes são recepcionados por um soldado guia, que conduzirá a visita. No meu caso a guia Flávia, da Revelando o Brasil, também dava (muuuitas) informações históricas. Enriqueceu bem o passeio.
O primeiro ponto de interesse que conhecemos foi a Praia de Fora (antiga Praia Brava) entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão. Foi aqui onde os portugueses chegaram e Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro em 01 de março de 1565.
Afinal, Estácio de Sá veio para o Rio para retomar a região que fora invadida pelos franceses, que a chamavam de França Antártica.
Na frente da Praia de Fora fica a Praça da Fundação, com um marco comemorativo do local de desembarque.
Seguindo em frente encontramos o portão histórico do primeiro reduto de defesa da Fortaleza de São João: o Reduto São Martinho (de 1565). Aqui se iniciou o complexo.
Dali começamos uma caminhada de 1,5km morro acima, em uma estrada de paralelepípedos e quase sem sombras chamada Estrada D. Pedro II.
Como estava um calorão, todo mundo suado! rsrs
Como a Fortaleza de São João é uma estrutura militar ativa, passamos pela Bateria Estacio de Sá, que é a artilharia do forte.
Durante a caminhada temos uma belíssima vista da Enseadas de Botafogo, Praia do Flamengo e Glória, com o Corcovado emoldurando ao fundo.
Parecia uma pintura diante dos meus olhos!
No caminho também avistamos no mar o Forte Tamandaré da Laje, uma antiga defesa da Baía de Guanabara criada para proteger o Rio de Janeiro de novas invasões francesas.
Esse Forte está desativado desde 1997 e teve um papel na História brasileira, tendo servido de prisão especial na época do Império (para José Bonifácio) e da República (para Olavo Bilac). Eu nem imaginava isso!
Prosseguindo o passeio pelo Forte da Urca, chegamos o Reduto de São Teodásio (de 1572). Uma defesa mais efetiva da Baía de Guanabara. Aqui está o “canhão vovô”, o canhão mais antigo do Exército brasileiro.
Dali seguimos para o Forte São José, construído 1578, que foi posteriormente reformado por Dom Pedro II. O motivo? Conflitos diplomáticos com os ingleses fez o imperador temer umas invasão inglesa.
Há ainda o Reduto de São Diogo, complementando o conjunto de edificações da Fortaleza de São João. Aquele no entanto, não faz parte do passeio.
Uma caminhada pelo Forte São José foi um dos momentos que mais gostei. Curti a arquitetura, a vista para a Baía de Guanabara e Niterói pelas casamatas e, principalmente… ver o Pão de Açúcar por um ângulo muito diferente. E lindo!
Fechando o passeio uma visita ao Museu do Forte da Urca, que fica no topo do morro.
Um museu pequeno, mas bem cuidado, com uma exposição sobre a história da criação do Rio de Janeiro e sua proteção pelas fortalezas.
Curiosidade: o Forte da Urca é apenas uma das fortificações erguidas pelos portugueses para defesa do Rio de Janeiro. Fazem parte do complexo, por exemplo, o Forte do Leme, o Forte de Copacabana e a Fortaleza de Santa Cruz em Niterói, sobre esta última o relato é do blog De Boa Na Trip.
Foram 2 horas de passeio extremamente agradáveis.
Ao final da visita… descer todo o caminho e voltar para a realidade. Após uma super aula de história e de cenários de encher os olhos.
Dicas para aproveitar ao máximo o seu passeio
Para que tudo corra bem com o seu passeio, algumas dicas importantes:
- sapato confortável e sem salto (lembre-se, subida e paralelepípedos!).
- chapéu e boné para se proteger do sol.
- protetor solar.
- leve sua garrafinha para se hidratar. Não há venda de bebida durante o passeio.
- esse passeio não é indicado para pessoas de mobilidade reduzida. Não possui acessibilidade.
Assista o vídeo
Quer ver como foi o passeio? Veja o vídeo e assine o canal!
Outras informações sobre a Fortaleza de São João
- endereço: Av. João Luiz Alves, s/n, Urca
- horário: diariamente às 9h e às 15h, com agendamento pelo e-mail sitiohistorico.fsi@gmail.com
- como chegar: ônibus, linhas 582, 513 e 107
- valor: grátis ou R$ 20,00 com a Revelando o Brasil
- imperdível: o Forte São José e a Praia de Fora
O que fazer na Urca além do passeio no Forte?
Se estiver turistando pelo Rio de Janeiro, pode complementar o passeio com um choppinho e pastel na mureta da Urca (o Bar Urca fica bem em frente da entrada do forte), uma visita ao Pão de Açúcar ou uma caminhada na Pista Cláudio Coutinho.
A Aninha do blog Destinos e Afins tem 11 dicas de o que ver na Urca, um roteiro pelo bairro que recomendo para após sua visita ao Forte.
Se preferir, que tal um free tour pela Urca + trilha do Morro da Urca?
Conclusão: o que achei do passeio pela Fortaleza de São João
A visita ao Forte da Urca é um passeio interessante. Super recomendo!!! É muito rico conhecer mais da nossa história vendo os lugares onde os fatos aconteceram. Tudo ganha outro colorido.
A guia Flávia da Revelando o Brasil também foi ótima, trazendo muita informação histórica e simpatia ao passeio.
Aproveite também para conhecer outras dicas de viagem do Rio de Janeiro aqui do blog!
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
O que achou dessa dica de passeio? Curtiu conhecer comigo a Fortaleza de São João? Deixe seus comentários. 🙂
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Tenho 52 anos e estou fazendo planos para ir .lindo demais.
Oi Tania! Espero que goste do passeio. Depois me conte como foi. bjs
Adorei conhecer o forte pelo seu olhar, faz tempo que to pra ir la e acabo nunca indo. Vou aproveitar e agendar agora mesmo.
Oi Lu, é um passeio pouco explorado aqui no Rio. bjs