[atualizado abril/21] O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói) é o museu mais fotogênico do estado do Rio de Janeiro, com arquitetura e localização lindíssimos.
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva de blogueiros de viagem, cujo tema nasceu sob o impacto do incêndio do Museu Nacional. Das cinzas originadas no descaso governamental e das lágrimas de perplexidade surgiu a ideia de escrever sobre museus brasileiros, divulgando e estimulando sua visitação.
Aproveite e veja a minha lista completa de o que fazer em Niterói, ótimo para um bate-volta do Rio de Janeiro.
História do MAC Niterói
O projeto do museu é de Oscar Niemeyer nasceu em 1991 e demorou 5 anos para se concretizar. Niemeyer disse que o local onde fica o museu o inspirou na criação do projeto:
“Como é fácil explicar este projeto! Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar. E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto.“
Para se ter uma ideia, para dar vida ao museu foram gastos 3.200.000m³ de concreto (o suficiente para erguer um prédio de 10 andares), com 300 operários se revezando em 3 turnos.
O MAC Niterói foi inaugurado em 02.09.1996, tendo como ponto de partida a doação do acervo pessoal do colecionador João Sattamini, que queria doar obras para a cidade de Niterói.
O acervo é composto de 1.217 obras da coleção João Sattamini e 369 obras do próprio museu, doadas por artistas diversos.
O MAC Niterói faz parte do Caminho Niemeyer, um conjunto de obras do arquiteto ao longo da orla de Niterói (dos bairros Centro até Charitas).
Se você quiser conhecer outro museu maravilhoso com projeto do Niemeyer e um pouco sobre o trabalho do arquiteto, visite o Museu Oscar Niemeyer – MON em Curitiba.
Visitando o MAC Niterói
A chegada ao MAC Niterói já é o pontapé inicial para o passeio, afinal parece um disco voador pousado na beira do morro, no Mirante de Boa Viagem. Que imagem!
O museu
Os cariocas dizem para implicar que “o melhor de Niterói é a vista do Rio”. Isso não é verdade! Mas que a vista do Museu de Arte Contemporânea de Niterói é linda, isso é… não tem como negar. O Rio ali de fronte, com a Baía de Guanabara compondo o cenário.
Lembrando que Niterói é bem perto do Rio de Janeiro, só precisa atravessar a Ponte Rio-Niterói ou pegar a barca que liga as cidades, cerca de 20 minutos de distância. Então é super viável combinar uma visita a Niterói e esse passeio se estiver pelo Rio de Janeiro, em especial se estiver a fim de fazer um programa fora do roteiro turístico padrão.
Veja também:
Após milhões de fotos da paisagem e da arquitetura do museu (fiquei bastante tempo nessa parte do passeio!), hora de passear por dentro dele.
O museu fica em uma área de 2.500m² . Porém o seu interior é pequeno, 30min é suficiente para conhecer tudo.
No primeiro andar, a recepção e um espaço para exposições temporárias.
No segundo andar, a coleção permanente e um outro espaço para exposições temporárias, complementado pelas varanda circular envidraçada.
Confesso que não sou muito fã desse tipo de arte, mas a coleção é interessante e o museu bem cuidado. Uma boa estrutura para receber os visitantes.
Gastronomia
No subsolo funciona o Bistrô MAC com um culinária um pouco rebuscadas e preços não muito camaradas.
Definitivamente, o que mais curti foi a vista e a arquitetura.
O passeio ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói é muito agradável e relaxante. Um local de ótima energia e uma das várias coisas legais em Niterói.
Se você se encantou com esse museu, aproveite para fazer um roteiro de 1 dia em Niterói, dica da Aninha do blog Destinos e Afins.
Ah! Se precisar de hotel no Rio de Janeiro ou em Niterói, veja nossa parceria com o Booking:
Booking.comMais informações sobre o Museu de Arte Contemporânea de Niterói
- endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói, RJ
- horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
- ingresso: R$ 10,00 (adulto)
- como chegar: ônibus, linha 47B (UFF/MAC), táxi ou uber. Não há estacionamento, mas é possível parar nas ruas próximas (foi o que eu fiz).
- site: culturaniteroi.com.br/macniteroi
Blogagem coletiva
Esse post faz parte da blogagem coletiva sobre os museus brasileiros. #museusbrasileiros #lutomuseunacional
- O blog Mapeando Mundo contou sobre o Museu da Amazônia & Torre de Observação, uma ótima atração em Manaus;
- Já o blog Destinos por onde andei…descreveu o interessante Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, um museu que vale a pena conhecer;
- O blog Vamos Por Aí indica o curioso Museu do Catetinho em Brasília, mostrando a construção da capital federal;
- Por outo lado, o Mariana Viaja fez uma lista de 15 Museus no Brasil que merecem ser visitados;
- O blog Fui ser viajante também fez uma lista, nesse caso de 10 museus de Recife que você precisa conhecer;
- O Tá indo pra Onde? contou sobre o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro, um museu pouco visitado, mas que merece um passeio;
- Por sua vez, o Diário de Turista escreveu sobre o Museu Histórico Abílio Barreto em Belo Horizonte (MG);
- O Vaneza com Z fez uma reflexão sobre o abandono do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia;
- O blog Uma Viagem Diferente também escreveu sobre o MAC Niterói;
- O Cantinho de Ná contou sobre o interessante Museu do Estado de Pernambuco, que ensina a tradição e história do povo pernambucano;
- Prosseguindo, o Maquiadora Viajante mostrou o lindo Museu do Amanhã no Rio de Janeiro com uma reflexão sobre a importância dos museus nas cidades;
- O Vem que te Conto! trouxe o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, no interior do estado do RJ;
- O blog Expressinha escreveu sobre o Museu da Imigração ou Memorial do Imigrante. Sem dúvidas, uma Visita Inesquecível pela história e pelo bairro da Moóca;
- O Turistando.in contou sobre o fechamento do Museu do Ipiranga em São Paulo e como está o seu acervo; e
- Fechando, o Embarque40mais trouxe uma dica de Museu SP, o MIS Campinas.
Conclusão: se encante pelo MAC Niterói
O MAC Niterói é um passeio maravilhoso em Niterói. Super recomendo!
Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest! 🙂
Espero que tenha gostado da nossa visita ao MAC Niterói. Você já conhece? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Moro no Rio e nunca visitei, apesar de já ter passado por lá algumas vezes! Quero ir logo!
Oi Nana, também demorei muito para ir lá rsrs. bj
Ah amo o MAC. A forma como ele compões com a paisagem, seus traços desenhados na inclinação perfeita! Amava passar minhas tardes por lá.
Só discordo na questão do Bistrô. Ao menos em minha última visita ele possuía um cardápio normal para bistrô com preço justo. 🙂
BJs e obrigada por me recordar dessa paisagem maravilhosa.
Oi Aline, o lugar é muito adorável. Quanto ao bistrô essa foi a impressão que tivemos. bjs
Muito legal essa blogagem coletiva para valorizar os museus brasileiros. No Mac Niterói não pode tirar fotos das obras? Confesso que fiquei curiosa para ver algumas delas. Já coloquei na lista dos lugares que quero visitar quando for a Niterói
Oi Renata! Não vi avisos permitindo fotos por isso preferi não tirar fotos rsrs bjs
Amo a vista daquele museu! A construção por si só já é uma obra de arte! Ótimo post! Abraços!
Oi Denise, obrigada! bjs
A vista e a arquitetura parecem tudo. Achei engraçado o comentário sobre o bistrô, imaginei bem pela descrição um lugar meio “wannabe” haha. O museu está na lista há tempos… ótimo post!
Oi!!! Obrigada pelos elogios 🙂 bjs