Receba matérias por email!

Museu da Língua Portuguesa – viagem em SP

museu da lingua portuguesa, Museu da Língua Portuguesa – viagem em SP
Home  »  BrasilCulturaProgramas culturaisSão Paulo   »   Museu da Língua Portuguesa – viagem em SP

ATUALIZADO 28.12.15: Um incêndio destruiu o museu em dezembro/2015. Não há previsão de reparos e reabertura.

O Museu da Língua Portuguesa em São Paulo é de alto nível! Muito orgulho de encontrar um museu de padrão internacional aqui no Brasil. Vou contar nesse post um pouquinho sobre nossa visita, que pode ser combinada com a Pinacoteca de São Paulo, que fica bem em frente.

Aberto em 2006, o Museu está localizado em uma parte da Estação da Luz, prédio histórico do século XIX. A escolha de São Paulo para abrigar um museu sobre o nosso idioma é simples: é a cidade com a maior população de falantes de português no mundo.

predio da estação da luz são paulo

O que achei mais bacana de toda a visita é que um tema extremamente árido, difícil (um idioma) é tratado com muita interatividade, leveza, criatividade e bom humor.

O Museu da Língua Portuguesa ocupa um prédio de três andares e cerca de 1 hora e meia é mais do que suficiente para visitar tudo com calma.

O primeiro andar é dedicado a exposições temporárias. Quando visitei (outubro/2015) havia uma exposição sobre Câmara Cascudo e a cultura nordestina. Muito interessante, tratando o tema com uma mistura de modernidade e tradição.

exposição camara cascudo museu da lingua portuguesa
Exposição sobre Câmara Cascudo.

O segundo andar concentra o acervo do museu sobre o nosso idioma. Há uma linha do tempo sobre a evolução da língua portuguesa desde os seus primórdios. Encontramos também várias instalações interativas como o Mapa dos Falares, onde escolhemos uma região do Brasil e escutamos os sotaques e modo de se expressar do local, ou o Beco das Palavras, onde brincamos com a formação de palavras e seus significados.

exposição museu da lingua portuguesa

museu da lingua portuguesa

No entanto, nesse andar, o que mais chama a atenção é um imenso telão de 106m, que compõe a Grande Galeria.  Ali vemos a projeção simultânea de vários filmes que formam um mosaico da língua portuguesa no nosso cotidiano. Uma produção linda. Dá para ficar sentando um bom tempo assistindo aos filminhos.

grande galeria do museu da lingua portuguesa
A Grande Galeria

O terceiro andar é o ponto alto da visita (sem trocadilho rsrs). Primeiro vamos para uma sala de cinema onde assistimos um filme de 10min com a narração da Fernanda Montenegro que conta a origem do português falado no Brasil. Um filme lindo de morrer!

Dali somos levados para uma outra sala: a Praça da Língua. Sentamos ao redor dessa sala e as luzes são apagadas. Como se estivéssemos em um planetário começa a projeção de imagens e áudio de poemas e trechos de textos dos mais importantes autores do nosso idioma. É feita uma conexão entre os textos e imagens, tudo muito fluído e deslumbrante.

praça da língua do museu da lingua portuguesa de sao paulo
A Praça da Língua

O modo como é feita a apresentação torna impossível em alguns momentos não se emocionar ou deixar de rir com alguns poemas, como em “Quadrilha”, aquele famoso do Drummond:

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para o Estados Unidos, Teresa para o
convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto
Fernandes
que não tinha entrado na história.

No final da apresentação vemos vários trechos de poemas formando o chão da “praça”.

praça da lingua portuguesa poema

poema no chao do museu da lingua portuguesa sao paulo

O deslocamento pelo prédio pode ser feito por elevadores de vidro, que também fazem parte da experiência com uma trilha sonora composta por Arnaldo Antunes falando “língua” e “palavra” em vários idiomas e permitindo que seja a escultura “Árvore de Palavras” de 16m de altura.

Quando compramos o ingresso é informado o horário para a visita ao terceiro andar. No meu caso, por conta do horário marcado, a melhor forma de conhecer o museu foi visitar o primeiro andar, depois ir para o terceiro e deixar por último o segundo andar.

Se você visitar o Museu da Língua Portuguesa nos finais de semana e feriados poderá também fazer uma visita guiada gratuita pelo prédio da Estação da Luz. São dois horários: 12h e 14h.

E você, conhece esse museu? O que achou? Deixe sua dica e opinião nos comentários!

——————————————————-

icon-car.pngKML-LogoFullscreen-LogoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Museu da Língua Portuguesa

carregando mapa - por favor aguarde...

Museu da Língua Portuguesa -23.534937, -46.635241

Endereço: Estação da Luz. Praça da Luz, s/n° – Centro.

Entrada:  R$ 6,00. Há meia entrada e gratuidades.

Horário: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h (bilheteria fecha às 17h).

Como chegar:  De metrô, Estação Luz (linhas azul ou amarela).

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram