Receba matérias por email!

Não deixe de visitar Edimburgo

Home  »  DestinosEscóciaEuropa   »   Não deixe de visitar Edimburgo

Não deixe de visitar Edimburgo. Simples assim.

Com uma das mais belas arquiteturas da Europa, Edimburgo, capital da Escócia, é um deleite para os olhos.

Mas não é só isso, é claro.

Os escoceses são alegres e carismáticos, com um bom papo e simpatia. Eu demorei algum tempinho para me acostumar com seu inglês, por conta do sotaque diferente do britânico. Mas nada impossível! Depois é só bater um bom papo e se divertir com sua curiosidade e bom humor, porque os escoceses são muito abertos e solícitos.

Se você visitar Edimburgo em agosto, se programe com antecedência, pois é a época do famoso Festival de Edimburgo e a cidade fica lotada.

A comida é boa. A bebida, melhor ainda! Whisky e cerveja à vontade nos vários pubs espalhados pela cidade.

unicornio simbolo escocia
O unicórnio é o símbolo da Escócia.

Edimburgo é dividida basicamente em quatro partes: New Town, Old Town, Port of Leiht e Financial Center.

A Old Town de Edimburgo foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em face de sua arquitetura e história.

old town edimburgh
A Royal Mille em Old Town.

Já New Town possui suas principais ruas simétricas, cujos nomes homenageiam a realeza britânica (Princes Street, George Street e Queen Street) e várias praças. Foi projetada após um concurso em 1766, com edifícios em um estilo clássico completamente distinto da New Town.

Veja também:

new town edimburgo escocia
New Town e a agitada vida gastronômica.

As duas principais ruas de Edimburgo são a Royal Mille (em Old Town) e a Princes Street (em New Town). Essas duas são separadas pelo Princes Street Gardens. Ou seja, esse longo jardim separa fisicamente a parte antiga e a nova da cidade. Por ali também está a estação de trem.

Em uma das pontas da Royal Mille fica o Castelo de Edimburgo. Na outra ponta está o Palácio de Holyroodhouse, residência da Rainha Elizabeth II na cidade. A Royal Mille possui quatro nomes ao longo do seu percurso (Castlehill, Lawnmarket, High Street e Canongate).

A Princes Street, por sua vez, é a rua com a principal concentração de comércio da cidade.

Uma diferença marcante entre Old Town e New Town é o seu estilo. Note-se que na Old Town o Castelo de Edimburgo, que marca a cidade com sua presença imponente, fica no topo de um antigo vulcão e a Royal Mille segue o antigo percurso na lava vulcânica com prédio antigos e belíssimos. Já a New Town é uma cidade planejada e organizada.

Escrevi um roteiro pelas atrações de Edimburgo dividindo entre New Town e Old Town.

Também sugiro o roteiro do Péricles do blog 7 Continents 1 Passaport que traz um roteiro de 3 dias por Edimburgo.

O Port of Leith é, como o nome diz, o porto da cidade. Passou por uma revitalização e aos poucos está se tornado uma atração com vários restaurantes e lojas.

porto edimburgo
A vista da região do porto.

Por fim, o Financial Center é a área mais moderna de Edimburgo, onde está localizado o aeroporto.

Edimburgo é relativamente pequena, sendo possível conhecer os seus principais pontos a pé. Basta um mapa na mão.

Entretanto, se preferir é possível visitar Edimburgo usando ônibus (aqui é verde e não vermelho, como em Londres) ou pegar uma linha hop on-hop off, cujo valor é £14.

Para quem gosta de caminhada há dois morros de onde se pode ter uma linda vista de Edimburgo: Calton Hill e Arthur’s Seat. Só é preciso de um pouco de perna e fôlego!

arthur seat edimburgh
Arthur’s Seat. Consegue ver na foto as pessoas subindo o morro?

Ah! Para chegar em Edimburgo de trem é bastante fácil, a estação fica entre New Town e Old Town. Logo, pode-se hospedar com facilidade em qualquer um dos dois lados da cidade. O aeroporto é um pouco afastado desse coração da cidade, mas de acesso tranquilo de ônibus ou de táxi.

O blog parceiro Viajar pela Europa tem algumas dicas muito boas sobre o que é essencial de saber sobre Edimburgo.

Nos próximos posts vou contar um pouquinho sobre as principais atrações para visitar em Edimburgo.

Receba matérias por email!

Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *