Um roteiro em Edimburgo na Escócia envolve, basicamente, conhecer Old Town e New Town, as principais partes da cidade, separadas pelo Princes Street Garden e pela estação de trem.
Assim, resolvi dividir o roteiro sobre o que fazer em Edimburgo em duas partes: uma para cada “área” da cidade.
Em Old Town, a parte histórica de Edimburgo, os principais pontos de interesse estão concentrados da Royal Mile, a rua coração da cidade. É fácil se deslocar a pé para conhecê-los.
Uma forma interessante de conhecer a cidade é fazer um free walking tour. É claro que não é totalmente de graça, pois há ao final o pagamento de uma gorjeta ao guia (valor livre, o que você achar justo). Eu fiz com a Sandemans e foi muito interessante, com um guia super simpático e bem informado, que deu uma visão geral da cidade contando inúmeras curiosidades.
Vamos lá ver o que fazer em Edimburgo?
Roteiro em Edimburgo na Escócia
1 – Royal Mile
Como disse, muitas das atrações de Edimburgo estão na Royal Mile, que muda quatro vezes de nome durante seu percurso: Castlehill, Lawnmarket, High Street e Canongate. Ela se estende do Castelo de Edimburgo até Holyroodhouse, seguindo o trajeto percorrido antigamente pelas lavas do extinto vulcão onde hoje está localizado o Castelo de Edimburgo.
A própria rua em si é uma atração de Edimburgo, pois conta com uma linda arquitetura, lojas, hotéis e restaurantes. Também tem artistas tocando gaita de fole, pessoal vestido roupas medievais, enfim, é uma mistura danada!
Uma curiosidade: a milha escocesa não é igual a milha inglesa ou americana! A milha escocesa tem 1,8km enquanto a outra milha corresponde a 1,6km. Vá entender….
2 – St Gile’s Cathedral
Construída em no século IX, a St Gile’s Cathedral (Catedral de St Giles) foi reformada para o seu atual estilo gótico no século XV.
Além de sua arquitetura, a igreja possui um interior bastante interessante, com vitrais imponentes.
A entrada é franca, porém é sugerida uma doação de £3. Há um tour até a torre e o telhado da catedral, em grupo de 4 pessoas com um guia, sendo possível agendar previamente a visita através do e-mail stgilestower@gmail.com.
- valor: £3 (doação sugerida) ou £10 (visita guiada).
- site: http://www.stgilescathedral.org.uk/
3 – Edinburgh Castle (Castelo de Edimburgo)
Construído sobre a cratera de um vulcão, o Castelo de Edimburgo era a residência da família real durante a Idade Média. Depois se tornou uma prisão militar, considerando sua posição defensiva estratégica.
É a principal atração de Edimburgo, de onde temos uma visão panorâmica lindíssima.
O passeio pelo castelo demanda algumas horas, se quiser ver todas as salas e exposições. As mais famosas são a prisão, as joias da Coroa e a Pedra do Destino (utilizada para a cerimônia de coroação dos reis escoceses).
A compra pela internet do ingresso dá direito a uma fila preferencial para ingressar no castelo.
Saiba mais detalhes sobre o Castelo de Edimburgo nesse post aqui, redondinho.
- valor: £ 17, podendo ser comprado pela internet.
- site: https://www.edinburghcastle.gov.uk/
4 – Grassmarket
Praça onde antigamente eram feitas as execuções dos condenados. Além do valor histórico, hoje há vários restaurantes por lá. Aliás, os pubs da região ainda relembram esse passado sangrento, como o Last Drop (“última gota”em português).
Dali também temos uma interessante visão do Castelo de Edimburgo.
5 – Palace of Holyroodhouse
Holyroodhouse é a residência oficial da Rainha Elizabeth II em Edimburgo, embora quando ela visita o país prefira ficar no Castelo de Balmoral, nas Highlands. Aliás, Bethinha tem várias “casas” no Reino Unido!
Visitamos os State Apartments, aposentos do palácio utilizados para eventos oficiais.
Além disso, o palácio possui um passado histórico importante, tendo sido a residência da famosa e adorada (pelos escoceses) Mary Queen of Scotland. O quarto dela e alguns outros aposentos estão em exibição decorados como à época.
Em um anexo ao palácio há a Queen’s Gallery, onde há exposições de obras de arte que fazem parte da coleção da rainha. Eu não gostei da exibição que assisti e achei muito pequena a galeria, não justificando o valor do ingresso cobrado. Achei uma perda de tempo e dinheiro, que poderia ser gasto bem melhor!
Mais detalhes sobre o palácio aqui.
- valor: £ 11.60. Compre aqui seu ingresso com a Tiqets.
- site: https://www.royalcollection.org.uk/visit/palace-of-holyroodhouse
6 – Roteiro em Edimburgo na Escócia: Scotch Wisky Experience
Para quem não conhece nada sobre whisky ou para quem quiser saber um pouco mais sobre a bebida e o seu modo de fabricação, esse é o lugar em Edimburgo. O Scotch Whisky Experience fica pertinho do Castelo de Edimburgo.
Óbvio que você encontrará pela Escócia inúmeras destilarias, cujos passeios sejam tão instrutivos quanto autênticos. Mas em Edimburgo essa é a atração mais famosa envolvendo a bebida nacional.
A primeira parte é um passeio num carrinho, tipo Disney, onde assistimos uma explicação sobre a fabricação e curiosidades, como os vários tipos de whisky existentes (acha que todos são iguais a Jonnhy Walker? Sabe nada inocente! rsrs). Depois fazemos uma degustação com quatro tipos de whisky numa sala com cerca de 3.500 garrafas.
O mais interessante. Essa é a maior coleção de garrafas de whisky do mundo e foi feita por um brasileiro!
Um pouquinho mais de detalhes sobre essa atração nesse post.
O preço do ingresso depende do tipo de degustação que se irá fazer, no valor de £14 a £60.
- valor: de £14 a £60, de acordo com o tipo de degustação pretendido. Veja o ingresso com a nossa parceira Tiqets para o tour silver.
- site: https://www.scotchwhiskyexperience.co.uk/
7 – Arthur’s Seat e Holyrood Park
Holyrood Park é um parque real, que fica ao lado do Palace of Holyroodhouse. É uma área verde de 260ha.
O seu ponto mais procurado é Arthur’s Seat, um antigo vulcão e ponto mais alto de Edimburgo, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade.
Não tive tempo de subir até lá em cima… uma pena!
8 – Roteiro em Edimburgo na Escócia: Writer’s Museum
O Writer’s Museum é, como o nome diz, um museu dedicado aos maiores escritores escoceses: Robert Burns, Sir Walter Scott e Robert Louis Stevenson. Há inúmeros objetos, retratos e outros artigos sobre a vida e obra deles.
É um museu bem pequeno e confesso que não gostei… achei chato.
- valor: de graça
- site: http://www.edinburghmuseums.org.uk/Venues/The-Writers–Museum
9 – Heart of Midlothian
Quando a gente passa por esse coração imaginamos que é um local fofo e romântico. Mas não! Na ironia escocesa, a tradição é cuspir (?!) nesse coração. Isso vem desde 1650 onde um soldado muito respeitado, considerado um herói, foi condenado e morto pelos ingleses.
Marca o local da antiga prisão de Edimburgo, demolida em 1817.
10 – Roteiro em Edimburgo na Escócia: conheça o National Museum of Scotland
O Museu Nacional da Escócia está localizado na Chambers Street, rua transversal da Royal Mile. A entrada é de graça e possui parte do acervo cedida pelo Museu de História Natural e pelo Museu Britânico.
Há algumas salas voltadas para crianças, com bastante interatividade.
Como eu estava vindo de Londres e tinha visitado os seus museus, esse aqui se mostrou bastante simples. Porém, vale a visita se você tiver tempo sobrando.
………………………………………
[mapsmarker layer=”10″]
No próximo post vou falar sobre o que fazer na New Town de Edimburgo.
Gostou da nossa sugestão de roteiro em Edimburgo na Escócia?! Já conhece essa belíssima cidade? Deixe nos comentários suas sugestões!
comentários
15 comentáriosFree Walking Tour: lista com mais de 140 cidades que fazem o passeio
jan 15, 2018[…] Escócia – Sandemans New Europe (Resenhas: Let’s Fly Away, […]
Edson Amorina Jr
maio 12, 2017Eu fiz um bate e volta tão rapidinho em Edimburgo. 🙁 Preciso voltar, é uma cidade muito linda. Gostei bastante do roteiro.
Lulu Freitas
maio 13, 2017Oi Edson! Edimburgo merece alguns dias. Que bom que curtiu o post. bjs
Deisy Rodrigues
maio 10, 2017Quanta coisa legal nesse roteiro, adorei o post.
Lulu Freitas
maio 13, 2017Oi Deisy! super obrigada! bjs
Douglas
maio 9, 2017Que legal! Edimburgo é demais, não é? Quando fui, fiquei mais nesta parte Old town, achei muito linda! Lembro que a trilha sonora era sempre a gaita de fole a todo momento rsrs. Ótimo post! Obrigado por compartilhar!
Lulu Freitas
maio 9, 2017Que bom que curtiu Douglas! Sim, muita gaita de fole rsrs
Juliana Moreti | Turistando.in
maio 9, 2017Lu, querida! Quanto tempo não visito teu blog!
🙁
Adorei conhecer Edimburgo e suas tradições com você! E ri muito de tua intimidade com a Bethinha!
hahahahahaha
beijocas
Lulu Freitas
maio 9, 2017Saudades Ju!!!! Que bom que curtiu! bjs
Rafaella
maio 8, 2017Ótima dica de Edimburgo, está na minha lista das próximas trips. Belas fotos, adorei a dica! Anotado!
Lulu Freitas
maio 9, 2017Valeu Rafaella!!!
Livia Melo – Viagens & Menus
maio 8, 2017Poxa, Escócia é um sonho! E Edimburgo parece ser uma cidade muito charmosinha, adorei esse roteiro, já vou salvar para quando eu for!!
Lulu Freitas
maio 9, 2017Livia, você vai adorar. A cidade é um charme e muito agradável. bjs
Fabiana Olivieri
maio 8, 2017Adorei o roteiro. Não conheço EDIMBURGO mas fiquei bem interessada. Uma graça de cidade.
Lulu Freitas
maio 9, 2017Oi Fabiana, fico feliz que tenha gostado! bjs