Se você está planejando uma viagem para Sydney, na Austrália, uma das atrações mais icônicas é a famosa Opera House. Por isso, fazer a visita guiada Opera House é quase obrigatório em uma primeira vez em Sydney.
Claro que fui lá conferir! Tinha muita curiosidade de vê-la de pertinho e conhecer tudinho sobre ela.
A Opera House é uma obra-prima da arquitetura moderna e sua silhueta um símbolo de Sydney. Também é um dos locais mais visitados da Austrália, com mais de 8 milhões de pessoas ao ano em diversas atividades!
Vem comigo explorar ao máximo a visita guiada na Opera House em Sydney.
História da construção e projeto da Opera House
A Opera House de Sydney foi projetada pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, vencedor de um concurso internacional em 1956. Foram mais de 223 projetos feitos por profissionais de 28 países.
O vitorioso projeto de Jørn Utzon criou um design único e inovador para a Opera House.
Sua estrutura consiste em uma série de “conchas” ou “velas” brancas que se assemelham a uma embarcação navegando na Baía de Sydney.
A construção da Opera House começou em 1959 e só foi inaugurada em 1973, com a presença ilustre da rainha Elizabeth II.
O arquiteto Utzon enfrentou dificuldades em encontrar essa solução estrutural para a construção das conchas e, após divergências com o governo australiano, em 1966 saiu do projeto antes da conclusão.
Uma nota triste nessa história é que Jørn Utzon ficou tão triste com o episódio que nunca mais retornou para a Austrália. Jamais viu, ao vivo, seu espetacular projeto concluído.
O trabalho foi concluído por outros arquitetos e engenheiros, liderados pelo australiano Peter Hall. Levando mais tempo e gastos do que o planejado inicialmente.
Eles venceram os desafios técnicos em relação à forma das conchas, criando-as com placas pré-fabricadas de concreto branco cobertas com azulejos de cerâmica.
Hoje, a Opera House é amplamente reconhecida como um dos maiores marcos arquitetônicos do século 20, sendo Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2007.
Se quiser saber mais sobre detalhes do projeto da Opera House Sydney, assista ao vídeo abaixo:
O que é a visita guiada na Opera House?
A visita guiada Opera House Sydney é uma oportunidade única de conhecer a história e a arquitetura desse icônico edifício.
Durante o tour, temos a chance de explorar os espaços públicos do teatro, aprender sobre a sua construção e descobrir curiosidades sobre as inúmeras apresentações que aconteceram no local.
Atenção: não há opção da visita guiada na Opera House Sydney em português. Os idiomas são inglês, francês, espanhol, japonês, coreano e mandarim.
Veja também:
Como é a visita guiada Opera House?
O ponto de encontro é no Welcome Centre, ou seja, no centro de atendimento aos visitantes.
É recomendado chegar com 15 minutos de antecedência, para apresentar o ingresso, deixar no guarda-volume a bolsa ou mochila (só é permitida entrada de bolsa pequena) e receber o fone de ouvido (que será usado durante o passeio para ouvir o guia).
Durante a visita guiada, você terá a chance de explorar diferentes áreas da Opera House. Não contarei todos para não dar spoilers.
Alguns dos destaques do passeio:
- Teatros: tive a oportunidade de entrar em 2 salas do teatro, o Concert Hall (a principal) e a Joan Sutherland Theatre (menor e casa da companhia The Australian Ballet). A acústica e beleza desses espaços são impressionantes!
- Salas de ensaio: conhecer as salas de ensaio é uma oportunidade única de ver os artistas se preparando para os espetáculos. Você poderá aprender sobre o processo criativo e ver de perto a dedicação e o talento envolvidos.
- Hall de entrada: o hall de entrada é uma área majestosa e imponente, com uma vista deslumbrante para a Baía de Sydney. É o lugar perfeito para tirar fotos e aproveitar a atmosfera única da Opera House.
O que é visitado durante o passeio varia conforme as atividades que estão acontecendo no dia.
Há locais onde não é permitido fotografar, durante o passeio o guia avisa sobre isso.
Por exemplo, durante a minha visita não pude tirar foto dentro das 2 salas de espetáculos porque estava havendo ensaios no momento.
Em compensação, poder assistir um pouco do ensaio da orquestra foi arrepiante! Que acústica!
Horário de visitação
A Opera House está aberta para visitação durante todo o ano, com horários variados.
Sugiro reservar previamente, especialmente para conseguir fazer o passeio no idioma desejado.
A visita guiada na Opera House tem uma duração média de 1 hora.
Como chegar na Opera House Sydney
A Opera House é facilmente acessível de várias maneiras:
- Transporte público: de trem ou ônibus para a Estação Circular Quay, que fica a poucos minutos de caminhada da Opera House.
- Balsa: Há várias balsas que fazem a travessia da Baía de Sydney até a mencionada Estação Circular Quay.
- Carro: Se você estiver dirigindo, há estacionamentos disponíveis nas proximidades da Opera House.
Complementando o passeio na Opera House
Após descobrir os segredos na Opera House na visita guiada, você pode aproveitar para descansar um pouquinho no café ou restaurante localizados no andar térreo.
Ou, se preferir, há uma área externa de livre acesso. Basta sentar e relaxar, contemplando a linda Baía de Sydney. Foi o que eu fiz!
A Opera House também oferece algumas atividades como degustação de vinhos ou tour nos bastidores. Basta agendar pelo site.
É claro que você poderá assistir a um espetáculo no teatro. A programação é eclética. Música clássica, contemporânea, peças de teatro, balé… A casa recebe todas as expressões artísticas. Confira a programação. Quem sabe não se enquadra no seu gosto (e bolso)?
Feito isso, alguns lugares próximos que você pode combinar com a Opera House Sydney :
- Jardim Botânico de Sydney: localizado bem ao lado. É um parque muito bonito e gratuito!
- The Rocks: a região onde Sydney nasceu é do outro lado da enseada da baía, a uma curta caminhada. Você irá tirar fotos lindas da Opera House de lá e explorará a parte mais histórica da cidade. Recomendo fazer um tour guiado em The Rocks (foi a minha escolha e curti bastante!).
- Harbour Bridge: no The Rocks está o ponto de acesso para um famoso passeio na cidade: escalar a famosa ponte Harbour Bridge. Se não tiver essa coragem toda (eu não tive!), poderá tirar fotos desse cartão postal australiano bem de pertinho.
- Passeio de barco: da Estação Circular Quay, ali coladinha, saem os cruzeiros pela Baía de Sydney. Uma experiência muito gostosa!
Informações úteis para conhecer a Opera House Sydney
- endereço: Bennelong Point, Sydney
- horário: diariamente, horários diversos, de acordo com o idioma escolhido
- como chegar: veja acima no post
- valor: 43 dólares australianos. Reserve aqui o seu ingresso para o tour da Opera House
- acessibilidade: há tour especifícios para pessoas com mobilidade reduzida
- imperdível: a experiência de conhecer por dentro um dos marcos da arquitetura moderna
- site: sydneyoperahouse.com
Projeto [8on8]
Esse post faz parte do projeto 8on8. Todo mês blogueiros de viagem falam sobre um tema no dia 8 usando 8 fotos. Esse mês o assunto é “passeio em”.
Veja o post dos demais blogs participantes:
- O blog Mulher Casada Viaja falou sobre a experiência de fazer um passeio de barco Ilha de Bled, na Eslovênia;
- Já o Entre Mochilas e Malinhas contou sobre uma visita na Galeria do Rock, um dos pontos turísticos do Centro de São Paulo;
- O blog O Berço do Mundo trouxe todos os detalhes sobre a visita na Sede das Nações Unidas em Nova York;
- O Destinos Por Onde Andei… narrou a experiência de conhecer as lindas praças de Mendoza, na Argentina;
- Por outro lado, o Chicas Lokas na Estrada escreveu sobre o passeio de trem maria-fumaça em São João Del Rey, um dos programas mais procurados na cidade histórica mineira;
- O blog Travel Tips Brasil mostrou como é explorar as ruínas de Tulum, no México;
- O Dani Turismo trouxe a visita a um dos pontos naturais mais importantes do Espírito Santo, o Parque Estadual da Pedra Azul; e
- Fechando a lista, o Viajante Econômica contou sobre como é passear 1 dia pelas Montanhas Dolomitas, na Itália.
Conclusão: vale a pena a visita guiada Opera House?
Visitar a Opera House em Sydney é uma experiência única e memorável. Então, sim! Tem que ir se for para Sydney.
A visita guiada permite que você explore esse marco arquitetônico de perto, aprenda sobre a sua história e se encante com sua beleza.
Não deixe de incluir esse passeio em seu itinerário ao visitar Sydney, e prepare-se para se maravilhar com a visita guiada Opera House. Deixe seus comentários e me conte o que achou dessa dica!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Que projeto espetacular é a Opera House de Sidney! Se um dia eu for, vou querer fazer a visita guiada, mas já aprendi um monte de coisas a respeito dela por aqui. Fiquei surpresa ao saber que ela é revestida com azulejos e curiosa sobre qual seria a desavença entre seu designer e o governo, que triste…
Oi Márcia, sim triste. bjs
A Austrália é o destino de sonho do meu filho. Claro que visitaremos a Opera House de Sidney, quando concretizarmos esse sonho. Já estivemos na cidade natal do arquiteto na Dinamarca e ficámos bem curiosos
Oi Ruthia! Espero que realizem logo esse sonho! bjs
Eu AMO uma visita guiada, acho que o passeio fica tão mais rico com alguém contando detalhes da história do lugar! E a Opera House em Sydney é um marco arquitetônico incrível, imagino que seja mesmo lindo por dentro. Eu sabia que tinha havido um concurso para o projeto, mas não sabia que o ganhador acabou nem vendo a obra pronta, uma pena.
Oi Cintia, também achei bem triste esse pedaço da história da Opera House.