A Catedral de Notre Dame é um das principais atrações da capital francesa. Eu já contei por aqui como é a Notre Dame por dentro, sua história e belos vitrais.
Agora vou contar como é subir nas torres da Notre Dame de Paris, algo que não tinha e me aventurei recentemente durante a minha última viagem a Paris.
Se você gostar de igrejas, sugiro visitar também a Sainte-Chapelle, que fica ali pertinho.
Quanto custa subir nas torres da Notre Dame de Paris?
Diferente do passeio básico no interior da catedral que é de graça, para subir as torres é preciso pagar ingresso. Ele é comprado após entrar nas torres. Veja lá no final todas as informações de valores.
Lembrando que há algumas opções complementares para o passeio pelo interior da Catedral de Notre Dame que são pagas e podem enriquecer sua experiência. Confira abaixo com a nossa parceria com a Tiqets (sem custo adicional para você):
- Catedral de Notre-Dame: entrada prioritária + audioguia
- Catedral de Notre-Dame: tour guiado
- Catedral de Notre-Dame: tour guiado em inglês + torres
Precisa de reserva prévia?
Sim! Diferente da igreja, que é só entrar na fila para entrar (que pode ser longa dependendo do horário e época do ano), para subir nas torres é preciso pegar um ticket reservando o horário.
Esse ingresso é emitido em umas máquinas de autoatendimento na lateral esquerda da igreja, na entrada do acesso para subir na torre.
Minha dica: se quiser subir, ao chegar na catedral vá primeiro retirar o ingresso e depois faça o passeio pela igreja. O horário marcado no ticket não é imediato, assim você pode passear pela igreja enquanto espera a hora.
No meu caso, eu não sabia nada disso. Então só peguei o ticket depois do passeio pela igreja. Era hora do almoço e o meu horário era para 16h. Fui almoçar e visitar outros lugares… quase desisti de voltar. Ainda bem que não mudei de ideia!!!
Subindo na Catedral de Notre Dame de Paris
Pernas que te quero! Pulmões a postos!! Queimando os croissants e macarons!
Se você tem total falta de preparo físico não recomendo esse programa. Idem com dificuldade de locomoção, pois não tem acessibilidade.
A subida são 422 degraus! Em um escada apertada em caracol de pedra. Bem medieval. Um pouco aflitivo se tiver claustrofobia. O meu marido, com seu 1,96m de altura, teve que se abaixar em alguns momentos.
Há poucos pontos para se parar no meio do caminho e recuperar o fôlego. Quando fui, uma moça se sentiu mal durante a descida e tivemos que andar bem devagarinho atrás dela. Afinal, subimos e descemos em uma fila indiana… o caminho é estreitinho.
A vista de Paris lá de cima
Paris é uma cidade ótima para ser vista do alto, afinal é plana, com prédios baixos em uma mesma tonalidade e cheia de lindos monumentos.
Há vários lugares para se ver Paris do alto. Da famosa Torre Eiffel ao Arco do Triunfo. Da Sacre Couer à Torre Montparnasse. Mas ver Paris do alto das torres da Notre Dame de Paris é sensacional!!!!!
A visão é diferente de outros observatórios da cidade em um passeio 360 graus pelas torres. Ainda podemos ver de perto os gárgulas que enfeitam a fachada da Catedral de Notre Dame e que, lá de baixo, admiramos tão pequenos! Lá de cima observamos que possuem vários formatos e inspirações. Fiquei um bom tempo matando minha curiosidade e admirando as esculturas.
Um curiosidade: alguns gárgulas são apenas decorativos, outros possuem a função de escoar água da chuva, protegendo o prédio, tipo uma calha.
Também é possível ver um dos sinos das torres e a sua estrutura ao redor.
Definitivamente, vale muito a pena o esforço físico para se ter essa experiência. Inesquecível!
Outras dicas sobre as torres da Notre Dame de Paris
- endereço: 6 Parvis Notre-Dame – Pl. Jean-Paul II (a entrada das torres é na rua lateral: 1 rue du Cloître Notre-Dame)
- horário: diariamente de de 02/01 a 31/03 de 10h às 17h30; de 01/4 a 30/9 de 10h às 18h30; e de 01/10 a 31/12 de 10h às 17h. Fechado em 01/01, 01/5 e 25/12.
- valor: 10 euros (turista menor de 26 anos paga 8 euros). Aceita Paris Museum Pass.
- como chegar: metrô: linha 1 – estações Hôtel de Ville or Châtelet, linha 4 – estações Cité ou Saint-Michel, linhas 7, 11 et 14 – estação Châtelet. Ônibus: linhas 21, 38, 47, 58, 70, 72, 74, 81, 82, 82 & Balabus. RER : linha B – estação Châtelet, linha C, – estação Saint-Michel
- site: tours-notre-dame-de-paris.fr
- imperdível: a vista de Paris.
Espero que tenha gostado desse post, que faz parte da blogagem coletiva promovida pelo grupo Pequenos Grandes Viajantes, cujo tema esse mês foi “Templos Maravilhosos”. Confira abaixo os textos dos outros blogs participantes. Muita coisa bacana:
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
Gostou da dica da visita às torres da Notre Dame de Paris? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Lulu que d+!!
Com certeza a vista lá de cima compensa todo o esforço de subir! É um passeio lindíssimo, não fiz ainda, voltando para Paris com certeza irei fazer.
Oi Mayte, sim, é demais! bjs
Que vistas maravilhosas, amo esses telhadinhos!! E as gárgulas, um clássico! Bateu um arrependimento por não ter subido. 🙁
Oi Lidiane, que bom que gostou das fotos! bjs
Eu também não subi às torres, precisamente porque deixamos para o último dia e o horário disponível ficava muito perto da hora de ir embora. Se tivesse lido o seu post primeiro…
Oi Ruthia, motivo para voltar! bjs
Deve ser muito legal ver as gárgulas lá de cima, mas é realmente claustrofóbico subir escada estreita em fila indiana
Oi Adriana, essa parte foi o perrengue do passeio. bjs
Nossa… passou um filme aqui na minha cabeça relembrando os degraus da catedral, o corredor estreito, gente indo e gente vindo rsrsrsrs. Esta foi a primeira torre de catedral que eu havia subido na vida e a primeira também bem alta, então foi tudo novidade (na época) pra mim. Ela foi um excelente preparo (físico) para todas as outras que se seguiram rs
Oi Estela! Que legal que você teve essa sensação… sinal que consegui passar um pouquinho da experiência rsrs bjs