Inscreva-se em nossa News

Assine colocando seu email logo abaixo.

10 Erros ao Viajar – como evitar

É comum cometer alguns erros ao viajar. Mesmo o mais experiente dos viajantes estão sujeitos a sustos, surpresas e problemas.

Fiquei pensando nisso quando um amigo me ligou desesperado pedindo ajuda porque os passaportes da família (ele, esposa e dois filhos) tinham sido furtados e o voo de volta para o Brasil era no dia seguinte. No final deu tudo certo, mas foi um sufoco.

Daí nasceu a ideia do post. Tentar reunir alguns exemplos de erros ao viajar que podem causar perrengues e dar algumas sugestões sobre o que fazer.

É claro que a lista não é exaustiva. Sugestões e dicas nos comentários sobre erros ao viajar são super bem-vindos!

Top 10 de erros ao viajar

1. Cuidado com os pertences

Todo turista é um alvo em potencial. Não tem jeito. Por mais que a cidade visitada seja segura, por ser estrangeiro e desconhecer o local ficamos vulneráveis. Assim, todo cuidado é pouco com os pertences. Sempre prestar atenção, ficar desconfiado com possíveis golpes e não colocar tudo em uma única bolsa/mala são boas precauções.

Leia a história da Juliana do Eu Ando Pelo Mundo (@euandopelomundo) que mostra bem isso:

“Barcelona, março de 2012. Eu estava fazendo um curso e tinha uma viagem marcada para Roma neste dia, com a minha turma da faculdade. Ajeitei minhas coisas e fui com a mochila e uma malinha de mão até o metrô, onde iria encontrar o pessoal no Porto de Barcelona. Enquanto esperava o metrô passar, me sentei na cadeira, coloquei uma música no meu ipod e relaxei. A mochila ficou do meu lado, a malinha, na minha frente. Em menos de 1 minuto, um senhor me chamou de um lado perguntando instruções sobre o metrô de Barcelona. Como eu estava de bom humor, levantei e comecei a explicar tudo para ele, pensando que estava fazendo meu papel de boa viajante. O que não sabia era que se tratava de um esquema para me distrair enquanto roubavam meus pertences. Eu dava instruções detalhadas do mapa de Barcelona e pelo meu outro lado um comparsa pegou a minha mochila e saiu correndo pela outra porta do metrô. Resultado: eles levaram meu computador, câmera fotográfica, celular, passaporte, carteira, dinheiro, e ainda algumas cervejas que eu havia comprado para tomar com a galera da faculdade! O que aprendi com isso? 1. Quando te pedirem ajuda numa cidade estranha, recuse. É melhor ser chamado de grosseiro do que correr o risco de ser roubado. 2. Nunca perca os olhos dos seus pertences! 3. Jamais deixe todos os seus objetos de valor numa única bolsa!!!”

2. Ficar de olho na bateria

maquina fotografica
Esquecer de carregar a bateria? Não!!!! Crédito foto: Pixabay

Esquecer de carregar a bateria da câmera ou o celular antes de sair para um passeio e na hora H… não poder registrar os momentos da viagem! Isso é mega frustrante. Desesperador.

Levar uma bateria extra ou um carregador portátil é sempre bom. Ainda mais se você for daqueles que tiram um milhão de fotos sem parar. Bateria vai para o espaço rapidinho.

Algumas vezes (dependendo de onde se está) até dá para resolver pelo caminho, mas morrer em uma grana desnecessária…. Por que, não é?

3. Viajar sem a reserva da primeira noite de hospedagem

Eu sou daquelas que gosta de viajar com tudo programadinho, mas há quem goste de viajar de acordo com o momento. Cada um tem o seu estilo.

Porém, em hipótese alguma, viaje sem ao menos a primeira noite de hospedagem reservada porque:

  • é comum ser obrigado a indicar na imigração o endereço de hospedagem;
  • a cidade pode estar tendo um evento e os hotéis estarem lotados (sim, isso acontece); e
  • se chegar muito tarde poder ser obrigado a se hospedar em hotel caro.

4. Perder o horário da viagem

aeroporto
Não se desespero. Fique atento! Crédito foto: Pixabay

Meu pai sempre dizia: “trem se espera na estação”. É isso mesmo, chegar com antecedência é sempre bom. Calcule bem o tempo para chegar à estacão de trem, rodoviária ou aeroporto – considerando trânsito, o tamanho dos aeroportos e estações, imigração e medidas de segurança – porque isso pode significar muita dor de cabeça.

A Louise do SOS Viagem (@sosviagem) passou um susto com isso, ao não observar os aeroportos de onde partiam os voos:

“Uma amiga e eu estávamos fazendo intercâmbio em Madrid e resolvemos passar um fim de semana em Viena. Encontramos passagens bem baratas para Barcelona e de lá para Viena. Os voos eram em duas companhias diferentes mas teríamos duas horas de um para outro, o que julgamos tempo suficiente para fazer o tramite do aeroporto, já que viajaríamos somente com bagagens de mão. Ficamos empolgadas e compramos as passagens sem pensar muito. No dia da viagem, o primeiro voo saiu sem atrasados. Com certeza daria tempo! Em Barcelona, fomos direto para o balcão de check-in. Lá, descobrimos que o segundo trecho saia de outro aeroporto, na periferia… que ficava a mais de três horas de distância. Ou seja: já tínhamos perdido o voo! E o próximo só sairia dois dias depois, o que tornaria a viagem de fim de semana a Viena inviável. Ainda bem que Barcelona é mágica.”

O Christian do TurMundial (@turmundial) compartilhou uma história que também ilustra bem isso:

“É sempre bom, ir com bastante tempo para o aeroporto pois podem acontecer imprevisto como o que aconteceu com a gente, estávamos em Copenhague voltando para o aeroporto e sem querer pegamos o metro errado e fomos parar em outro lugar da cidade, ainda bem que tínhamos bastante tempo para voltar e pegar o metro certo, isso aconteceu porque em Copenhague tem estações de metro que só tem uma via e passam metros diferentes nessa via, um que vai para o aeroporto e outro que vai para outro lugar.” ((leia o post completo aqui)

5. Câmbio na rua

dinheiro
Cuidado com dinheiro! Crédito foto: Pixabay

Sempre faça câmbio em um local confiável, uma casa de câmbio oficial para não ter o risco de nota falsa. Até porque se receber nessa situação terá como reclamar.

6. Se prepare para todas as temperaturas

Sempre leve uma mudinha de roupa para a estação oposta a que se está viajando. Nunca se sabe quando o clima mudar. Quando estive na Itália pegamos bastante frio ao norte e quando chegamos a Roma… um calor! Tive que comprar roupa. Lição aprendida!

7. Reserve os passeios mais disputados

Sempre é bom ter um roteiro livre, fazendo as coisas de acordo com o clima e vontade. Afinal, são férias! Porém é bom pesquisar quais são os passeios mais disputados e reservar. Perder horas do passeio em fila ou até mesmo correr o risco de não conseguir fazê-lo ninguém quer.

8. Pesquisar o clima do local da viagem

Verificar como é o clima do local que se pretende viajar, verificando qual a época mais adequada.. Pode ser uma furada conhecer um lugar em determinada época do ano. Gastar uma grana para não aproveitar o melhor?

9. Carregar o passaporte durante o passeio

passaporte
Perder passaporte é dor de cabeça na certa. Crédito foto: Pixabay

O passaporte precisa ficar seguro. O lugar dele é no cofre do hotel, você deve andar com uma cópia do passaporte. Não é na rua. Um dos piores pesadelos do viajante é perder o seu passaporte. Por isso, se não confiar no cofre, ao menos use aquela bolsinha dentro da calça.

Além disso, digitalize uma cópia do passaporte e mande para você por e-mail ou salve em uma nuvem como o dropbox, para o caso de uma emergência.

10. Perder a calma com imprevistos

A vida é feita de imprevistos. É um fato. Não é um mar de rosas e em uma viagem não seria diferente.

Por isso, manter a calma em momentos de crise ou enfrentando problemas é importante. Seja para não estragar seu passeio seja para conseguir resolver a situação da melhor maneira possível.

A Cynara do Cantinho de Ná (@cantinhodena) contou uma experiência bem complicada em Barcelona:

“Estávamos em Barcelona e nosso próximo destino era Roma, íamos num voo com a Ryanair. A viagem já começou atrapalhada porque fomos para o aeroporto internacional de Barcelona mas nosso voo partiria de Girona, a 140km. Para não perdermos o voo, pegamos um taxi, o último ônibus havia acabado de partir. Pagamos 140 euros mas chegamos a tempo em Girona. Mas o aeroporto estava um caos, os carregadores de mala estavam em greve e só poderíamos embarcar com bagagens de mão, que não era nosso caso. A opção foi remarcarmos o voo para Roma para o outro dia às 8h da manhã. Dormimos no saguão do aeroporto assim como muitas outra pessoas. Muita gente embarcou e abandonou as malas. Ficamos impressionados com o que vimos. Houve saque às malas durante a madrugada, nunca pensamos ver coisa parecida. Soubemos depois que essa greve era bem comum em Barcelona.”

———————————-

Espero que tenha curtido essas dicas sobre erros ao viajar. Deixe seus comentários.




Compartilhe
        
     
Post Autor
Lulu Freitas

Carioca que ama viajar. Meu lema: “Vivo para viajar. Viajo para viver”. Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

20 comentários
  1. postado por
    Cleber Yamamoto
    jun 19, 2017 Reply

    Que dicas incríveis!!!! Sempre é bom revisar essas dicas para não ter surpresas, ainda não passamos por nenhum perrengue, acho que somos muito cuidadosos e desconfiados, mas nunca se sabe….

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 20, 2017 Reply

      Oi Cleber, sorte sua que nunca passou por um perrengue. Que continue assim! rsrs bjs

  2. postado por
    Edson Amorina Jr
    jun 19, 2017 Reply

    Muito boa lista, nós já cometemos alguns erros desses que nos deram alguma dor de cabeça… hahaha… seria bom ter lido seu post antes.

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 20, 2017 Reply

      Eu também já cai em algumas ciladas Edson. Quem nunca, não é? Obrigada pelos elogios. bjs

  3. postado por
    Ana Carolina Miranda
    jun 18, 2017 Reply

    Ótimo post! Eu também sou daquelas que gosta de tudo bem planejado e nunca viajaria sem uma reserva de hotel para primeira noite, mas conheço pessoas que já fizeram isso e se arrependeram.

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 20, 2017 Reply

      Olá Ana, vivendo e aprendendo, não é? Por mais que sejamos cuidadosos estamos sujeitos a problemas, imagina sem tomar cuidado? Obrigada pelo comentário. bjs

  4. postado por
    Flávio Borges
    jun 17, 2017 Reply

    Ei Lulu! Realmente todos estes erros ai são terríveis quando acontecem em viagem, mas pra mim, não carregar a bateria da câmera é imperdoável hahaha

    Um abraço! Muito show as dicas!

    Flávio Borges

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 18, 2017 Reply

      Oi Flávio! Que bom que curtiu. Não poder tirar foto é querer cortar os pulsos rsrs. bjs

  5. postado por
    Katarina Holanda
    jun 16, 2017 Reply

    Nossa, ótimas dicas! Temos que estar sempre atentos mesmo. Comigo eu quase fui pra o aeroporto errado. :O Era de Congonhas e eu achava que era GRU, ainda bem que deu certo!

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 18, 2017 Reply

      Oi Katarina. Sempre podem acontecer perrengues. Comigo foram vários rsrs bjs

  6. postado por
    Christian Gutierrez
    jun 16, 2017 Reply

    Essas dicas são muito preciosas para quem quer viajar com tranquilidade, apreendendo com os erros dos outros, para não errar.

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 18, 2017 Reply

      Sim!!!! bjs

  7. postado por
    NiKi Verdot (1001 Dicas de Viagem)
    jun 15, 2017 Reply

    Adorei o post! Realmente esses erros são muito comuns e a maior parte é bobeira, fácil de evitar né? Eu, por exemplo, sei que devo chegar antes na estação de trem, mas sempre acabo me enrolando com alguma coisa e acabo saindo correndo em cima da hora… Nunca perdi o trem, mas acho que não tem uma vez que não seja com grandes emoções rs.. (Tá nos planos do que melhorar esse ano). =P

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 18, 2017 Reply

      Oi Niki. Sim, um pouquinho de atenção evita a maioria dos problemas. Agora, vamos confessar, quem nunca deu bobeira em alguma coisinha, não é? bjs

  8. postado por
    Analuiza (Espiando Pelo Mundo)
    jun 15, 2017 Reply

    Às vezes a gente arruma um perrengue danado por puro vacilo né? Eu sempre fico atenta a esses detalhes para não entrar em roubada, mas já perdi um trem uma vez: vai dar tempo, eu dizia, calma que vai dar tempo… bom, não deu! Tivemos que pagar novo bilhete (10 euros) e pegar o trem seguinte. rsrsr Nunca mais acredito que vai dar tempo: chego com folga! rsrsr

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 18, 2017 Reply

      Oi Analuiza, isso também já aconteceu comigo rsrs bjs

  9. postado por
    Eloah Cristina
    jun 15, 2017 Reply

    Dicas anotadas!!!

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 18, 2017 Reply

      Valeu!!!

  10. postado por
    Itamar Japa
    jun 15, 2017 Reply

    Excelentes dicas! Realmente é bom ficar ligado com muitos fatores! Como você falou até os mais experientes pecam! Adorei o post!

    • postado por
      Lulu Freitas
      jun 18, 2017 Reply

      Obrigada Itamar pelos elogios! Quem nunca deu algum vacilo, não é? bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram