Os vinhos argentinos são famosos e sua principal região vinicultora é Mendoza. Venha conferir uma lista de melhores vinícolas de Mendoza para visitar. Além de todas as dicas para organizar sua viagem pelos vinhedos argentinos.

Quem me acompanha por aqui sabe que adoro visitar vinícolas.

Já me diverti (e bebi) nas vinícolas do Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul, do Vale do Casablanca no Chile e de Montalcino e Chianti, ambas na Itália.

Portanto, obviamente que Mendoza estava na minha lista de desejos, considerado um dos melhores destinos de enoturismo do mundo.

O que você encontra nesse post hide

Um pouco sobre Mendoza

Em breve vou escrever com detalhes sobre a cidade e um roteiro completo em Mendoza. Prometo!

Adianto que Mendoza é uma cidade extremamente agradável, segura e verde (apesar de estar em uma região desértica!). Ah! Com ótima gastronomia.

placa mendoza praca independencia
Eu não resisto a uma placa!

Está localizada a 1.050km de Buenos Aires, a 746m de altitude. Coladinha na Cordilheira dos Andes em uma área de pouquíssima chuva.

Por conta disso, a água é muito valorizada na cidade, com um sistema de irrigação com água de degelo de origem nos incas, bem como uma política pública de uso racional da água (com horários e multas).

Fiquei surpresa com o tamanho de Mendoza.

Capital da província também chamada Mendoza, a cidade possui uma população em torno de 115 mil habitantes. Já a Grande Mendoza, com cerca de 900 mil habitantes, é a quarta maior região metropolitana da Argentina!

Mendoza me lembrou uma pequena Buenos Aires, mas com pessoas mais simpáticas, muito limpa e poucos pedintes na rua.

Aliás, é considerada a cidade mais limpa da Argentina e com uma das melhores qualidade de vida.

praca mendoza argentina
Uma das lindas praças arborizadas de Mendoza

A crise econômica argentina me pareceu um pouco mais branda por aqui.

Há vários programas para se fazer por lá, embora as vinícolas sejam as estrelas da viagem.

Venha comigo dar um voo de drone por Mendoza:

Quando ir para Mendoza visitar as vinícolas

As vinícolas estão abertas o ano inteiro, mas o clima influencia a experiência.

No verão (dezembro a março), as parreiras estarão verdes e carregadas de uva. O calor é intenso em janeiro. Como disse: Mendoza está em uma zona desértica.

vinhedo verde em janeiro Melhores vinícolas de Mendoza para visitar
Os vinhedos em janeiro. No verão é lindo.

Em março, há a vindima, a época da colheita, aqui chamada de Fiesta Nacional de la Vendimia.

É a altíssima temporada, quando Mendoza está festiva e lotada de turistas, em especial no primeiro sábado de março quando ocorre a Festa da Vindima.

Já no inverno (julho a setembro), as temperaturas são baixas, podendo chegar a 0 grau, e o cenário é tristonho. Os vinhedos sem folhas e uvas. Em compensação, o clima frio é ótimo para degustar vinho.

No outono e primavera, os vinhedos estão verdes, porém sem uvas. É um bom período para conhecer Mendoza, pois os preços são mais em conta.

Quantos dias em Mendoza

Sugiro que faça um roteiro de 5 a 7 dias em Mendoza (excluindo os dias de chegada e saída), para ter tempo de passear pelas 3 regiões vitivinícolas de Mendoza e ainda possa fazer outros passeios pela cidade e região próxima.

Um dos passeios que recomendo é o Passeio Alta Montanha, onde durante 1 dia visita-se pontos turísticos na Cordilheira dos Andes.

O vinho e vinícolas de Mendoza 

Vinho 

A principal uva da Argentina é a malbec.

Supresa: a uva malbec não é originária da Argentina, mas do sudoeste da França, na região de Bordeaux. Uma longa jornada até chegar na América do Sul, onde encontrou a combinação climática perfeita: frio com altitude em temperaturas sem grandes extremos.

uva vinho tinto parreira melhores vinicolas de mendoza para visitar
Uva malbec

Por razões óbvias os melhores vinhos de Mendoza são malbec ou levam a uva na sua composição (assemblage).

O vinho malbec possui uma intensa coloração, culminando em um vinho de cor violeta marcante, com forte tanino.

Saiba mais sobre o vinho malbec com essas informações da Casa Valduga.

Entretanto, há muitas outras variedades de uvas nas melhores vinícolas de Mendoza para visitar, a produção local é bem diversificada. Experimentei por lá vinho tinto de merlot, pinot noir, cabernet, por exemplo. Sem falar nas uvas de vinho branco.

Por isso, experimente de tudo um pouco. Não se limite ao malbec nem aos tintos.

Leia aqui sobre os 5 principais tipos de vinho para você apreciar.

Você irá se surpreender. Positivamente!

Vinícolas em Mendoza

Quantas vinícolas existem em Mendoza? Há mais de 1.200 vinícolas, chamadas de bodegas. Destas, mais de 100 estão abertas para visitação.

De grandes produtores a pequenas bodegas familiares que produzem cerca de 80% do vinho argentino.

Há escassez de água em boa parte, que dependem da irrigação de água de degelo da Cordilheira dos Andes, em especial através do rio Mendoza.

rolhas garrafas vinho
Rolhas de garrafa de vinho

Apenas parte das bodegas estão abertas para visitação (cerca de 100), mesmo assim em uma única viagem é impossível conhecer todas.

Por isso, não se desespere. Aproveite o momento e curta o passeio. Porque, para mim, um dos baratos de visitar uma vinícola é conhecer sua história e apreciar com calma o vinho.

Onde ficam as vinícolas de Mendoza

A produção em Mendoza é distribuída em 3 principais regiões:

  1. Valle de Uco: está a 75 minutos do sul da cidade de Mendoza. É a região produtora mais nova. Aqui há o cenário mais bonito, assim como os vinhedos em altitude mais elevada (1.210m).
  2. Lujan de Cuyo: a 40 minutos do sul da cidade de Mendoza, próxima da Cordilheira dos Andes. Onde está concentrada a maioria das vinícolas, em altitude de 800m a 1.100m e com forte concentração de uvas tintas. É a região pioneira na vinicultura em Mendoza e a primeira a obter o selo DOC (Denominação de Origem Controlada) para o malbec (em 1993).
  3. Maipú: localizada a sudeste da cidade de Mendoza, fica em uma zona mais baixa e quente. Com vinhedos antigos datados no início do século XX.

Para organizar seu roteiro pelas melhores vinícolas de Mendoza para visitar, sugiro escolher uma região por dia, concentrando-se nas vinícolas daquela zona.

Selecione 3 vinícolas para visitar por dia (no máximo 4!). Curta o momento! Nada de correria, pois não combina com enoturismo.

melhores vinicolas de mendoza para visitar vinheods
Visitando vinhedos.

Como visitar vinícolas em Mendoza

Aluguel de carro

Considerando as distâncias que mencionei, carro é a melhor forma de se locomover em Mendoza para conhecer as vinícolas.

Se possível, alugue um carro, escolhendo um motorista da rodada. Lembre-se: se beber não dirija.

Importante usar Waze ou Google Maps, pois a sinalização para as bodegas não é das melhores.

Se for alugar carro, aproveite para fazer cotação com a Rentcars, comparando preço entre várias locadoras e pagando em até 12 parcelas.

placas el enemigo
Para onde ir? Qual a direção para beber vinho?

Carro privativo com motorista (remis)

Outra opção é contratar o serviço de motorista privativo em Mendoza, chamado de “remis”.

Há agências especializadas, que também organizam o roteiro e fazem as reservas nas vinícolas (é essencial reservar previamente as visitas, mesmo que você esteja viajando por conta própria).

É mais caro ter esse transfer privativo, mas provê a possibilidade de beber à vontade sem preocupação, com privacidade, liberdade de itinerário e um motorista que conhece bem a região.

Eu usei esse serviço em alguns dias da minha viagem. Foi tão prático, seguro e confortável!

Ao final do dia é de bom tom oferecer uma gorjeta ao motorista (chamada de “propina” em espanhol).

Tour / Excursão

Mais uma alternativa é conhecer as melhores vinícolas de Mendoza para visitar contratando uma excursão. 

O passeio é de micro-ônibus com um guia. 

A grande vantagem em relação às opções de carro que mencionei é o preço: bem mais econômico. 

A desvantagem é não ter liberdade de itinerário e não escolher as vinícolas. Você visitará as que forem definidas pela agência no dia do passeio. Costumam ser vinícolas mais simples e autênticas, sem sofisticação.

Eu também vivi essa experiência contratando um dos passeios da Civitatis, parceira do blog. Com opção de pagar em reais e parcelado no cartão de crédito. São várias opções:

Minha opinião: valeu pela organização (confirmação do passeio na véspera pelo Whatsapp, pontualidade e atendimento), pelo guia falando português (traduzido as explicações das atividades nas bodegas) e pelo preço mega em conta. 

vinhedo mendoza argentina
Na estrada vemos muitos vinhedos

Wine Bike Tour

A Lila do blog Fui Ser Viajante fez um wine bike tour pelas vinícolas da região de Maipú.

Uma forma super simpática e saudável de conhecer os vinhedos da região, não é?

Bus Vitivinicola

Esse é um ônibus hop on-hop off, daquele que você paga uma tarifa fixa e utiliza o serviço todo dia, entrando e saltando do ônibus o quanto quiser.

São algumas rotas (cada uma em um dia da semana), percorrendo uma região vinícola com paradas em vinícolas selecionadas do roteiro:

  1. passeio pela região norte do Valle de Uco
  2. rota do Caminho do Vinho e do Sol
  3. passeio pelas vinícolas do Luján de Cuyo
  4. tour pela região sul do Valle de Uco

Uber / Cabify

Há boa oferta, sendo possível visitar as regiões de Maipú e Luján de Cuyo (mais próximas da cidade) utilizando uber ou cabify.

Desaconselho tentar usar esse transporte se o programa for conhecer bodegas no Vale do Uco.

Onde se hospedar em Mendoza para visitar as vinícolas

Considerando o que falei acima sobre a localização das vinícolas e como se locomover em Mendoza, há duas alternativas: ficar na cidade de Mendoza ou em uma vinícola.

Se você estiver de carro e com um espírito romântico, escolher ficar em uma vinícola é uma opção válida. Sem carro você terá dificuldade de locomoção e sairá bem caro contar só com o serviço de remis.

Já ficar na cidade é mais prático para se deslocar para todas as regiões, seja por haver mais alternativas de transporte seja por conta da localização. Além disso, você irá curtir a cidade, que é muito agradável!

avenida mendoza arborizada
As ruas arborizadas de Mendoza são muito agradáveis.

Fiquei na cidade de Mendoza, próximo da Plaza Independencia, ponto central. Com fácil acesso aos pontos turísticos e com ótimas opções gastronômicas.

Hotéis na cidade de Mendoza

Hospedei-me no Villaggio Hotel Boutique (nota 8,5 do Booking), um hotel três estrelas com bom custo x benefício. Quarto pequeno, mas limpo e bem conservado. Café da manhã correto, sem luxo mas com todo o básico.

Veja outros hotéis na cidade de Mendoza:

Hotéis em vinícolas em Mendoza

Confira abaixo algumas vinícolas em Mendoza com hospedagem:

Como são os passeios pelas vinícolas

Há opções de visitas de todos os tipos: de bem comerciais a super intimistas, algumas até com os proprietários da bodega.

Almoço de no mínimo 3 pratos (chamados de “passos”) cuidadosamente harmonizados com vinho são quase obrigatórios. Reserve umas três horas para esse tipo de experiência.

Algumas bodegas também oferecem algumas experiências mais alternativas, como você verá na minha lista de vinícolas a seguir.

Tudo isso sem mencionar, claro, as degustações e visitas guiadas, presentes em todas as bodegas. Se você não sabe o que são:

  • degustação: prova de alguns vinhos orientada por guia ou enólogo, com explicação sobre os rótulos e sua produção; e
  • visita guiada: um passeio pela vinícola, para conhecer sua história e estrutura de produção.

Importante: toda e qualquer visita deve ser previamente reservada. Caso contrário, você dará de cara na porta e só ficará na lojinha.

Como reservar visita em vinícola de Mendoza? Fácil! Basta conferir as opções no site da bodega desejada.

garrafas vinho zuccardi
Na loja da vinícola você encontrará rótulo que nem sempre é localizado em supermercado ou aqui no Brasil.

Por isso, faça sua reserva ou contrate um transporte que ofereça a visita, garantindo o passeio.

A preparação de uma viagem para Mendoza envolve a prazerosa pesquisa e escolha prévia de quais vinícolas visitar.

Minha sugestão é que você monte seu dia combinando as visitas para degustação com um almoço harmonizado. Três vinícolas por dia é um bom número. Todas na mesma região.

Outro detalhe. Nas vinícolas você encontrará alguns vinhos que você não verá em supermercados ou com facilidade em lojas especializadas.

O preço dos passeios varia de acordo com a experiência contratada. Uma degustação é mais barato que uma visita guiada, por exemplo. Um passeio privativo é mais caro que uma excursão em grupo.

Mapa vinícolas em Mendoza: top 15

Confira um mapa das principais vinícolas em Mendoza, sobre as quais falarei mais em detalhes a seguir.

Melhores Vinícolas de Mendoza para visitar

Vamos ao que interessa! Abaixo as vinícolas em Mendoza por região que visitei (com a indicação da localização de cada uma).

Como falei, são mais de 1.200 (sendo 100 para visitação) e escolher as melhores bodegas de Mendoza obviamente não é uma tarefa fácil.

Aliás, as vinícolas de Mendoza estão entre as melhores do mundo:

Trapiche (Maipú)

Os vinhos da Trapiche são facilmente encontrados nos supermercados brasileiros a bom preço, como na rede Pão de Açúcar. Afinal, 65% da produção é voltada para exportação.

predio trapiche mendoza argentina
Sede da Trapiche.

A vinícola Trapiche, localizada em Maipú, foi fundada em 1906. A propriedade combina o prédio histórico com uma construção moderna, sendo uma das melhores vinícolas de Maipú.

Na visita, uma guia leva os visitantes pela propriedade (jardim, prédio histórico e barricas) e conta a história da Trapiche e seu método de produção. A estrutura e paisagem são bonitas.

wine bar trapeiche argentina
Wine bar da Trapiche que funciona no final do dia, em um antigo vagão de trem.

Ao final, foram servidos 4 vinhos para degustação (2 brancos e 2 tintos).

degustacao trapiche tacas vinhos melhores vinicolas de mendoza para visitar
Um pouco da degustação na Trapiche.

Gostei do local da visita, mas a experiência foi prejudicada pela falta de simpatia da guia.

Ela falava muito rápido, o que dificultou a minha compreensão. Mesmo tendo avisado que era brasileira e que falava pouco espanhol. Ao lado disso, após servir os vinhos, a guia retirou as garrafas, sem dar tempo de qualquer visitante examinar os rótulos.

Alandes (Maipú)

Foi a minha melhor experiência em termos de degustação. Recomendo fortemente conhecer essa pequena vinícola boutique em Mendoza.

Essa é uma das vinícolas do enólogo Karim Mussi. Seu conceito é oferecer a sensação de se estar em casa, conversando sobre vinho com amigos. A produção de cada vinho é pequena e alguns são blends exclusivos, que não se repetem ano a ano.

karim mussi winemaker
Detalhe da decoração

Cada degustação é única e personalizada, de acordo com o gosto e paladar do cliente. Exclusiva, não é em grupos.

A Alandes funciona em uma casa em estilo colonial que pertencia a uma família de pequenos produtores italianos, com um jardim simpático.

alandes vinicola boutique mendoza
A casa super agradável.

Fui recepcionada pela Valentina, que de pronto nos serviu uma taça de vinho branco para refrescar.

Fizemos uma rápido passeio pela propriedade e, depois, nos sentamos em uma das mesas do jardim.

Valentina perguntou para mim e minha amiga que tipo de vinho gostávamos, pois a seleção de rótulos seria de acordo com as nossas preferências.

degutaçao melhores vinicolas de mendoza para visitar alandes
Um brinde!

Depois disso, foi muito bate-papo, risadas e taças. Uma experiência incrível.

A frase que é a visão da vinícolas é “vinho é inspirador de conversas”. Os vinhos da Alandes são assim: cada um possui uma história de criação e uma mensagem que pretende inspirar.

Ah! Seus vinhos são encontrados aqui no Brasil em restaurantes. Podem ser encomendados pela internet.

El Enemigo (Maipú)

Uma das mais famosas e melhores vinícolas de Mendoza para visitar. Simplesmente linda!!!

predio bodega el enemigo
Bem-vindo na El Enemigo

A El Enemigo é famosa por ser uma das vinícolas em Mendoza com almoço mais disputados. A fama é justificada. Aqui fiz um maravilhoso almoço harmonizado!!!

Uma sequência de 3 passos (entrada, prato principal e sobremesa) acompanhada de 5 rótulos. A cada vinho servido o garçom fazia uma pequena explicação sobre ele.

Comi uma empanada de cordeiro deliciosa de entrada. O prato principal foi ravioli de ricota com espuma de vinho. A sobremesa foi flan de doce de leite.

empanada almoço harmonizado el enemigo argentina
Empanada de cordeiro
ravioli com espuma de vinho el enemigo
A espuma de vinho em formato de coração 🙂
flan doce de leite almoço harmonizado el enemigo
O flan parecia um pudim de doce de leite

Sai de lá rolando de tanto comer pratos sensacionais e… levemente bêbada! kkk

A El Enemigo é um projeto de Alejandro Vigil, também enólogo da super bodega Catena Zapata.

Dica: em Mendoza há 2 restaurantes do grupo El Enemigo muito bons: Chachingo (cervejaria artesanal e drinques) e Republica (gastronomia gourmet).

Vistandes (Maipú)

O passeio na Vistandes foi uma visita guiada pela produção da vinícola e depois a degustação de 3 rótulos.

Seu método de produção é bem moderno, considerando que foi inaugurada em 2006.

entrada bodega vistandes
Entrada da Vistandes.
barricas vinho cave vistandes
A cave da Vistandes, que vemos durante o passeio

É uma vinícola mais popular, por isso a estrutura da degustação era simples. O visitante recebe uma taça (pequena) e é apresentado aos vinhos.

Don Arturo (Maipú)

A vinícola Cavas de Don Arturo é uma pequena propriedade familiar, com uma linda história de pai para filho para netos. Três gerações dedicando-se ao vinho em Mendoza.

Fui recebida pela neta de Arturo, o qual também estava lá pela propriedade e deu oi para o grupo.

cava don arturo
Um jardim com parreiras ótimo para fotos.

A produção é pequena e utiliza técnicas modernas e antigas, com respeito à tradição.

bodega do arturo santa padroeira do vinho
Imagem da Virgem de Carrodilla, padroeira dos vinhedos, protegendo a Don Arturo.

Após uma volta pela bodega, fiz uma degustação de 3 rótulos de vinho tinto. Há também a venda de produtos com base em vinho, como creme para pele e sabonete.

Zuccardi (Vale do Uco)

Eleita consecutivamente nos anos de 2019, 2020 e 2021 como a melhor vinícola do mundo pelo conjunto de arquitetura, experiência para o visitante e vinho.

A vinícola, localizada no Vale do Uco, é chamada de Pedra Infinita (Piedra Infinita). É impressionante!

Construída entre 2013 e 2016, tem uma arquitetura moderna em contraste com os vinhedos. Há quem ame. Há quem ache impessoal. Já li opiniões nos dois sentidos.

Eu gostei muito, achei a decoração elegante e chiquérrima.

vista do alto da zuccardi mendoza
A Zuccardi vista do alto.
zuccardi mendoza argentina
Oieee
porta zuccardi melhores vinicolas de mendoza para visitar
Amei essa porta!

O prédio é uma homenagem à montanha que define tanto o clima como os solos de Mendoza.
Une elementos naturais, pedras do lugar redondas, brancas, calcárias.

O nome “Pedra Infinita” é porque quando da construção havia tanta pedra calcária que aparecia nunca acabar.

melhores vinicolas de mendoza para visitar zuccardi
As pedras infinitas e os vinhedos.

Foi edificada com cimento, de fora para dentro, desde as paredes de pedra até os tanques de concreto onde atualmente são elaborados os vinhos.

Fiz a visita guiada com degustação de vinhos.

Há também a opção de reservar a visita guiada com almoço de 4 passos, sendo uma das vinícolas em Mendoza com almoço mais famosos.

O restaurante de frente para os vinhedos com a Cordilheira dos Andes ao fundo é um espetáculo de lindo.

restaurante pedra infinita
Um pouco do restaurante

O passeio pela vinícola é bem instrutivo, com uma guia muito simpática com informações não só sobre a Zuccardi, mas sobre a vinicultura de Mendoza no geral.

A Zuccardi possui propriedades com vinhedos em vários pontos de Mendoza, o que lhe oferece uma variedade de terroir para a produção de seus vinhos.

Diferente da experiência na Trapiche, a guia fez a apresentação de forma pausada, ajudando na compreensão do espanhol.

Após o passeio, o grupo é levado para uma linda sala de degustação. Cada um recebe um pratinho com queijos para harmonizar com os vinhos degustados. E que vinhos!!!!

degustação vinicola zuccardi melhores vinicolas de mendoza para visitar
Tim tim
sala degustação vinho zuccardi melhores vinicolas de mendoza para visitar
A sala de degustação

Muita vontade de um dia retornar para almoçar por lá e curtir os vinhos Zuccardi. Enquanto isso, o jeito é comprar por aqui. É encontrado em restaurantes e lojas especializadas.

site: zuccardiwines.com

Monteviejo (Vale do Uco)

Fiz um almoço harmonizado na Monteviejo.

Uma vinícola muito peculiar, pois localizada em uma área que conta com outras 3 bodegas (Bodega Rolland, Cuvelier de los Andes e DiamAndes), o projeto Clos de los Siete, do renomado francês Michel Rolland, o enólogo mais famoso do mundo.

São vinícolas que contam com sua produção independente, mas que separam uma parte de sua produção para fazer o blend Clos de los Siete.

Chegar na Monteviejo é passar por lindos vinhedos.

vista terraço monteviejo melhores vinicolas de mendoza para visitar
Vista da vinícola do terraço do restaurante

O almoço foi uma sequência de 3 pratos acompanhada de 4 vinhos harmonizados (1 vinho rosé, 2 tintos e 1 de colheita tardia). O meus pratos foram creme de homus tahine de entrada, risoto de queijo de principal e essa sobremesa linda da foto abaixo.

sobremesa almoço harmonizado monteviejo
A sobremesa era uma combinação de chocolate, doce de leite e biscoito muito gostosa
monteviejo vista restaurante melhores vinicolas de mendoza para visitar
A Monteviejo tem um dos melhores restaurantes em vinícola de Mendoza

O serviço foi impecável e o visual do restaurante maravilhoso.

Outras bodegas em Mendoza: completando a lista de melhores vinícolas de Mendoza para visitar

Deixo uma lista de vinícolas de Mendoza que não tive oportunidade de conhecer ou que estavam fechadas quando estive por lá (janeiro/22) por conta da pandemia.

Achaval Ferrer (Luján de Cuyo)

Fundada em 1921, a vinícola Achaval Ferrer possui três propriedades em Mendoza.

A Finca Bella Vista, localizada a 30 minutos da cidade, está aberta a visitantes. Aos pés da Cordilheira dos Andes e próxima ao rio Mendoza, oferece uma experiência especial para degustação de vinhos.

Cecchin (Maipú)

A bodega é pequena e familiar, com produção de uvas orgânicas. Você pode fazer a visita guiada e, se preferir, almoçar por lá.

A vinícola Cecchin é uma dica do blog Fui Ser Viajante.

CarinaE (Maipú)

A vinícola CarinaE é dica do blog Classe de Turista.

Uma pequena bodega em Maipú fundada em 2003. Conta com uma produção em 20 hectares de vinhedos, fruto da paixão de um casal francês pelos vinhos.

Catena Zapata (Luján de Cuyo)

Talvez a mais importante vinícola de toda a Argentina e certamente uma das melhores vinícolas do Luján de Cuyo.

A Catena Zapata foi fundada em 1902!

Nicolás Catena Zapata, que passou a dirigir a vinícola na década de 60, foi o responsável por introduzir um estilo californiano e francês de produção de vinho, que revolucionou as vinícolas de Mendoza.

Além de colocar vinhedos em altas altitudes, testando um novo terroir, o que não era comum na época.

catena zapata familia
Nicolás e sua filha Laura. foto: catenazapata.com

Essas modificações, aliadas ao seu empenho na exportação da produção, chamaram a atenção do mundo para o vinho argentino.

Hoje a Catena Zapata é dirigida pela terceira geração da família: por Laura, filha de Nicolás.

Quando fui para Mendoza, estava fechada por conta da pandemia, infelizmente. Já reabriu.

Veja aqui um tour virtual na Catena Zapata e mate um pouco sua curiosidade.

Chandon (Luján de Cuyo)

A bodega Chandon, da badalada espumante, oferece a opção de almoço de 4 pratos harmonizado com espumantes diversas no Bistrô Chandon ou a simples degustação.

Quando estive em Mendoza também estava fechada, mas já reabriu. Vale conhecer, pois é considerada uma das melhores bodegas de Mendoza para visitar.

imagem chandon mendoza
Uma taça de Chandon! foto: chandon.com.ar

Norton (Luján de Cuyo)

Os vinhos da Norton são famosos e premiados na Argentina, com mais de 125 anos de tradição.

header-tours-norton-1
A Norton. foto: norton.com.ar

Além das experiências de degustação e almoço, há algumas bem diferentes.

Destaque para fazer o seu próprio vinho, trabalhar nos vinhedos e experiência sensorial!

Salentein (Vale do Uco)

A proposta da bodega Salentein é oferecer uma combinação de vinho, arte, gastronomia e prazer, sendo considerada uma das vinícolas mais bonitas de Mendoza.

salentein mendoza
Que cenário! foto: bodegasalentein.com
bodega salentein
A produção dos vinhos. foto: bodegasalentein.com

Aqui você poderá optar entre almoço harmonizado e alguns tipos de degustação que são um luxo entre as vinícolas em Mendoza para visitar.

Há também a possibilidade de se hospedar na vinícola Salentein, que luxo!

Terraza de los Andes (Luján de Cuyo)

Do mesmo grupo da Chandon, a Terraza de los Andes, tem um produção de vinhos premium.

Em um prédio de 1898 em estilo espanhol, aos pés da Cordilheira dos Andes, a visita leva os turistas a uma experiência diferenciada, como uma aula de culinária, por exemplo.

É possível também se hospedar na Terraza de los Andes.

Resumo das vinícolas para visitar em Mendoza por região

bodegas em Maipú

  • Trapiche
  • Alandes
  • El Enemigo
  • Vistandes
  • Don Arturo
  • Cecchin
  • CarinaE

bodegas no Vale do Uco

  • Zuccardi (Piedra Infinita)
  • Monteviejo
  • Salentein

bodegas no Luján de Cuyo

  • Achaval Ferrer
  • Catena Zapata
  • Chandon
  • Norton
  • Terraza de los Andes

Perguntas frequentes

Quantas garrafas de vinho por pessoa pode trazer da Argentina?

É permitido trazer em voos internacionais 12 litros de bebida alcoólica por pessoa. Isso é em torno de 16 garrafas, já que cada garrafa costuma ter 750 ml.
Veja todas as dicas como trazer vinho na mala em segurança.

Quantas vinícolas visitar por dia em Mendoza?

O ideal é visitar de 2 a 4 vinícolas por dia, para que o passeio não seja muito corrido e cansativo.
Além disso, o almoço em vinícola não é um programa rápido, durando em torno de 2 horas.

O que não pode deixar de fazer em Mendoza?

Uma lista de o que não pode deixar de fazer em Mendoza:
1- tour pelas bodegas e vinícolas
2- visitar as olivícolas de Mendoza
3- Plaza Independencia
4- Free tour pelo centro de Mendoza
5- Parque San Martin
6- Excursão da Alta Montanha
7- Visitar Potrerillos e Cacheuta

Conclusão: o que achou das melhores vinícolas de Mendoza para visitar?

Muita informação e coisas para organizar como visitar vinícolas em Mendoza, não é? Porém, o esforço é amplamente recompensado.

Salve o pin no seu Pinterest!

Conta para mim: o que achou das dicas sobre as melhores vinícolas de Mendoza para visitar. Deixe seus comentários!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar

Oi Lulu, post completão sobre as melhores vinícolas em mendoza para visitar!
Dessas que você destacou primeiro eu só fui na El Enemigo e é imperdível!
Das outras eu adorei a degustação da Achaval. Até pq tem vinhos de lá que vc só compra na própria vinícola.
😉

Que bom que curtiu Mari!

Cintia disse:

Que post completo sobre Mendoza! Já tinha lido que a cidade é linda e muito verde. Adorei as dicas sobre como visitar as vinícolas e as melhores maneiras de organizar os passeios, ótimo post!

Valeu pelo comentário, Cíntia. bjs

ana disse:

“Adorei as dicas sobre as vinícolas de Mendoza! Mal posso esperar para degustar os vinhos locais e explorar a beleza das paisagens. Obrigada por compartilhar essas recomendações incríveis para uma experiência enogastronômica única!”

Denise Barreto da Silva disse:

Adorei sua lista de vinícolas em Mendoza. Minha descoberta do dia é que Malbec é um tipo de uva rs. Eu ainda não conheço a região e gostaria muito.

hahaha que bom que aprendeu lição do dia. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *