Inscreva-se em nossa News

Assine colocando seu email logo abaixo.

Foto da semana: Mercado Modelo de Salvador

O Mercado Modelo de Salvador é uma das atrações da capital da Bahia. Uma forma interessante e bastante agradável de conhecer um pouco da cultura baiana.

Localizado na área do comércio da cidade baixa de Salvador, o prédio onde funciona o Mercado Modelo de Salvador foi construído em 1861 para funcionar como posto alfandegário e hoje é tombado pela Patrimônio Histórico Nacional. O mercado funciona ali de 1971, tendo sido o prédio restaurando após um incêndio em 1984.

São 263 lojas que vendem de tudo um pouco: comidas típicas (cocada, pimenta, etc.), instrumentos musicais, bordados e rendados, redes, bijuterias e artesanatos em geral. Não por acaso se auto intitula como o maior shopping de artesanato do Brasil.

Os preço variam. Alguns produtos caros outros não. Mas dá para chorar e negociar.

Uma curiosidade: é possível visitar o subsolo do mercado, local onde antigamente ficavam escravos recém chegados ao Brasil. Diz a lenda que de noite se pode ruídos de correntes… para quem acredita em fantasmas…

Porém, não é só compras que temos por lá, pois é um espaço cultural sendo comum as rodas de capoeira ao som do berimbau.

Para completar a visita, se abrir o apetite, há dois restaurantes de comida baiana – com muito vatapá, acarajé e moqueca – além de pequenos bares espalhados por todo o mercado. Uma excelente pedida a bom preço.

A visita ao Mercado Modelo de Salvador pode ser combinada com um pulinho no Elevador Lacerda, um dos cartões postais da cidade. Aliás, essa foto foi tirada de lá. Praticamente é só atravessar a rua. Dali também é possível contemplar outros marcos de Salvador como a Igreja de Nossa Conceição da Praia (padroeira da Bahia) e o Forte São Marcelo.

Atenção: como todos os locais da parte histórica de Salvador a presença de ambulantes ao redor assediando os turistas é muito grande. É chato e cansativo porque mesmo dizendo que não se tem interesse os ambulantes insistem, seguem e perturbam muito. Precisa de pouco de paciência (para dizer o mínimo), além de passar uma grande sensação de insegurança para o visitante.

Apesar desse porém, se estiver em Salvador inclua no roteiro de pontos turísticos a visitar.

Deixe seus comentários!

icon-car.pngKML-LogoFullscreen-LogoQR-code-logoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Mercado Modelo de Salvador

carregando mapa - por favor aguarde...

Mercado Modelo de Salvador -12.972900, -38.514000
  • endereço: Praça Visconde de Cayru s/n, Cidade Baixa, Salvador.
  • horário: de 2a feira a sábado de 9h às 19h; domingo e feriado de 9h às 14h (restaurante até às 16h).
  • como chegar: há estacionamento no local.
  • site: http://www.mercadomodelobahia.com.br/

 

Post Autor
Lulu Freitas

Carioca que ama viajar. Meu lema: “Vivo para viajar. Viajo para viver”. Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram