O Parque Keukenhof na Holanda é mundialmente conhecido como o parque das tulipas. É simplesmente o maior parque de flores do mundo.
Quando programei minha viagem para a Holanda, em abril de 2014, escolhi a época justamente para poder ir até lá, já que só fica aberto dois meses por ano (de meados de março a meados de maio – as datas variam a cada ano). Confira aqui sobre para a temporada desse ano do parque.
Aliás, a abertura do parque funciona meio como um marco do início da primavera holandesa.
Quem me acompanha já deve ter percebido que adoro flores e não resisto a tirar muuuuuitas fotos. Já visitei o Japão na sakura (o florescer das cerejeiras) ou o belo jardim ecológico Uaná Etê no RJ.
Enfim, não perco um programa florido!
Assim, você pode imaginar o quanto estava ansiosa para conhecer o parque Keukenhof na Holanda!
O problema é que quando esperamos e sonhamos tanto com uma coisa às vezes ficamos meio decepcionados quando isso acontece, não é?
Aqui… isso não aconteceu! Ufa! Na verdade, a experiência foi mais linda do que poderia imaginar! Eu surtei!!! rsrs
Um pouquinho da história do parque Keukenhof
Keukenhof significa em holandês “quintal da cozinha”. Esse nome se deve ao fato de que a sua área fazia parte do Castelo de Teyllingen, em Lisse, sendo usada para caça e coleta de ervas usadas na sua cozinha.
Em 1857, os jardins do castelo foram redesenhados em um estilo inglês pelos mesmos paisagistas do Vondelpark de Amsterdam.
Apenas em 1949 o prefeito de Lisse reuniu os floricultores da região para promover uma exibição de flores.
Daí o evento se tornou anual e o parque se desenvolveu até se tornar uma das atrações mais famosas da Holanda.
Ao final da temporada, as flores são removidas do jardim e recicladas para uso na agricultura e pecuária. Ao longo do ano cerca de 50 funcionários ficam responsáveis pela conservação do parque até que uma nova e linda primavera comece.
Como chegar no Keukenhof
O caminho para o Keukenhof é um grande tapete de flores de todas as cores.
O parque Keukenhof fica em Lisse, uma cidade entre Amsterdam e Haia. Aliás, ir ao Keukenhof é uma das várias opções de bate-volta a partir de Amsterdam.
É possível comprar o ingresso do parque junto com a passagem de ônibus (ida e volta), com opções saindo do aeroporto de Schiphol e das cidades de Amsterdam, Leiden e Haarlem. É só imprimir o voucher e ser feliz.
Veja aqui o ingresso + traslado de ônibus Amsterdam x Keukenhof.
Eu usei essa opção. Fui de trem de Amsterdam até o aeroporto e lá peguei o ônibus para o Kuekenhof. Achei uma opção mais rápida do que pegar o ônibus partindo direto do centro de Amsterdam.
O trajeto do ônibus demorou cerca de 40 minutos.
Foi bem fácil encontrar o ônibus. As instruções no voucher são bem objetivas e há sinalização dentro do aeroporto indicando onde é o ponto de partida. Há ônibus saindo a cada 15 minutos.
O ônibus parou na porta do parque Keukenhof. Para ir embora foi a mesma coisa. Sem estresse.
É possível também ir de carro. Há estacionamento no local. O caminho é a estrada para Lisse e de lá seguir as placas indicando Keukenhof.
Uma alternativa indicada pelo Holland.com é ir de bicicleta a partir da cidade de Haarlem passando pelos campos de tulipas. Que tal?
Você também pode fazer esse passeio de bike em uma tour saindo de Amsterdam.
Quando ir ao parque Keukenhof Holanda
Como já disse, primeiro você deve consultar o site do Keukenhof para verificar a data certinha do seu funcionamento. Será de meados de março a maio, mas as datas variam ano a ano.
Quando se trata da Mãe Natureza não existe uma ciência exata.
Há a probabilidade de no início da abertura do parque as flores não estarem todas abertas e no final da temporada haver menos flores, pois algumas já podem ter sido podadas.
Um conselho: se estiver na Holanda… Vá!
Programe no mínimo um período do dia para conhecer o parque. Eu reservei um dia inteiro na minha programação.
O Parque: como é visitar
As flores
Keukenhof é um lindo parque que, como disso, só fica aberto dois meses por ano.
A cada ano é escolhido um tema para a decoração dos jardins que formam lindos mosaicos.
São inúmeros jardins das mais diversas cores e espécies! Difícil não se apaixonar.
O clima todo do parque é meio mágico. Uma mistura de paz, beleza e felicidade pelo ar. Meio poético.
Além dos jardins há pavilhões com grandes estufas com mais e mais flores. O perfume ali é inebriante.
Ao todo são mais de 7.000 flores de mais de 800 espécies: tulipas, orquídeas, cravos, lírios e muito mais. As estrelas, claro, são as tulipas.
Apesar do grande movimento no parque (mais de 800.000 visitantes em apenas 2 meses!) em nenhum momento tive a sensação de multidão.
Exposição
Em um dos pavilhões havia uma exposição chamada “Tulpomania” que contava a história da tulipa, como ela chegou até a Holanda e se tornou um símbolo nacional.
Moinho
Passeando pelo Keukenhof encontramos uma área com um moinho e algumas barraquinhas com lembrançinhas e comidinhas.
Aqui comi um stroopenwafel (aquele biscoito waffel fininho com recheio de caramelo típico da Holanda) feito na hora bem quentinho… bom demais!
Aliás, se na sua viagem não houver oportunidade para conhecer moinhos na Holanda esse aqui do Keukenhof já dá para dar um ckeck na lista.
Eu entrei e subi no moinho. Lá de cima havia uma bela vista do parque Keukenhof e da área ao seu redor: lindos campos floridos.
Fazendinha
Para as crianças há ainda um playground e uma fazendinha com alguns animais como cabras e ovelhas.
Restaurantes
Se bater fome há cinco restaurantes espalhados pelo parque, cada um com um cardápio diferente, além de barraquinhas com lanches (pipoca, sorvete… enfim, tudo light rsrs).
Eu almocei em um dos restaurantes (self service) e o preço era bem justo.
Mais coisas para fazer por lá
Saindo do Keukenhof é possível fazer um passeio de bicicleta pelos arredores do parque (dentro é proibido), passando pelos campos de tulipas.
Há uma barraca de aluguel de bicicleta no estacionamento do parque chamada Rent-a-Biek Vam Dam.
Alugando a bicicleta você recebe um mapinha com a sugestão de 4 caminhos/roteiros de 5km a 25km. Durante o percurso há umas plaquinhas indicando a direção.
Achei um pouquinho confusas porque me “perdi” várias vezes! rsrs Mas no final deu tudo certo!
De qualquer forma, os percursos são bem seguros, uma parte em ciclovia e outra em ruas e estradas bem tranquilas.
A experiência de pedalar pelos campos é inesquescível Fui no meu ritmo, sem pressa, parando para fotos e admirando o visual.
Só cuidado. Não é permitido entrar dentro das plantações já que são propriedades privadas e para não estragar as flores. Se você for visto por alguém fazendo isso vai levar bronca, no mínimo.
Outro passeio possível é de barco pelos arredores do parque Keukenhof Holanda, em um canal que percorre um campo de tulipas. Uma outra forma de ver de perto as plantações.
O valor não está incluído no ingresso, o qual pode ser adquirido em uma lojinha perto do moinho, ponto de partida do passeio. O trajeto demora cerca de 45 minutos.
Não fiz esse passeio, mas imagino que não seja tão empolgante quanto o de bicicleta.
Informações úteis do parque Keukenhof
- endereço: Stationsweg 166A, 221 AM, Lisse.
- ingresso: compre aqui o ingresso sem filas para o Keukenhof
- horário: de meados de março a meados de maio (checar as datas no site do parque) das 8h às 18h.
- site: keukenhof.nl
Conclusão: parque Keukenhof é tudo de bom
Se você estiver na Holanda no período que o parque Keukenhof estiver aberto, não deixe de fazer esse programa! É simplesmente inesquescível.
A fotos não fazem jus a tanta beleza e cores!!
Se quiser mais dicas, veja o meu guia de viagem da Holanda, com tudo o que foi publicado aqui no blog sobre o destino.
Conta para mim: você já visitou o parque Keukenhof? Ficou com vontade de visitar? Deixe seus comentários e vamos conversar!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Lindo! Eu estive lá, mas faz muito tempo. As vezes tenho pena de que a todas as viagens legais que fiz foram em épocas “não digitais” e pra relembrar tenho que procurar nos álbuns de fotografia em papel…
Acho que vou ter que repetir todas! 😉
Eu também fiz várias viagens pré-digitais! rsrs Mais um motivo para a gente trabalhar para poder viajar!