Fazer SUP (stand up paddle) no Rio de Janeiro é uma delícia! O Rio tem uma vocação natural para os esportes ao ar livre e nós cariocas somos muito ligados a isso. Um esporte que tem a cara da cidade. SUP no Rio = exercício + natureza. Combinação perfeita.

O que é SUP? Resumindo: um pranchão onde ficamos em pé e remamos.

dicas para praticar sup stand up paddle

Algumas instruções básicas sobre o SUP. Fonte: Guarderia Quebra-Mar.

Há vários lugares onde podemos praticar SUP no Rio de Janeiro. Eu fui me aventurar nesse esporte na Barra da Tijuca a convite do pessoal da Guarderia Quebra-Mar.

No início da praia da Barra da Tijuca, no posto 1, a Guarderia Quebra-Mar é um ponto de referência para a prática de SUP e surf, com aulas, venda e aluguel de pranchas.

entrada da loja da guarderia quebra mar

Guarderia Quebra-Mar.

várias pranchas de stand up paddle sup na guarderia quebra mar no rio de janeiro

Vai uma prancha aí?

Fiz 1 hora de aula com o Leandro, instrutor top. Super atencioso, didático e motivador. Sim, motivação é muito importante porque fazer SUP não é fácil como parece.

Eu achei, na minha ingenuidade, que iria subir na prancha e sair remando! Tolinha… Bem, subi e no início remei de joelhos na prancha. À medida que fui pegando o jeito passei para a segunda etapa: fica de pé. Aí a coisa complicou! Precisa de equilíbrio e alguma prática. Caí várias vezes rsrs

stand up paddel sup aula remando rio de janeiro

Lulu fazendo aula e remando.

surfistas na praia da barra da tijuca fazendo sup

Veja quanta gente praticando! E o mar super tranquilo.

O esporte envolve coordenação motora, equilíbrio, força nos membros inferiores (anteriores e glúteo), abdômen e membros superiores (bíceps e ombro). Deu para perceber? Uma atividade completa.

Não fique com medo! Qualquer um pode praticar. Sério.

No final já estava pegando o jeitinho e acho que na próxima aula já vou conseguir não cair toda hora. Assim espero!

A vantagem de treinar com a Guarderia Quebra-Mar, além do equipamento e instrutores de primeira, é que o trecho da praia é bem mansinho, com pouca ondulação. Perfeito para quem é iniciante.

As minhas amigas que ficaram na praia filmaram um pouquinho da aula. Divirtam-se com a narração:

Depois de algumas aulas, quando já se está craque, você pode optar por evoluir seu treino para travessia (remando até as ilhas Tijucas, que ficam em frente da praia) ou surf (pegar onde com o pranchão).

ilhas tijuca em frente da praia da barra da tijuca no rio de janeiro

Ilhas Tijuca. Já pensou remar até lá?

Quer ter uma ideia da experiência da travessia? Veja o vídeo abaixo:

https://www.facebook.com/GuarderiaClubQuebraMar/videos/783400435098615/

Além de SUP e surf, na Guarderia Quebra-Mar você poderá praticar kite surf, windsurf e fazer curso de mergulho, bem como usar toda sua infraestrutura de armários, banheiro com chuveiro e lanchonete.

Resumo do dia: foi uma experiência deliciosa! Amei!

Outros bons lugares para fazer SUP no Rio:

  • Praia de Copacabana: na altura do Posto 6 há várias tendas para aula e aluguel de prancha
  • Praia Vermelha: água calma com o visual do Pão de Açúcar. A oferta é menor do que em Copacabana.
  • Barra de Guaratiba: o SUP é feito nas águas do mangue, bem tranquilo. O blog Por aí com os Pires tem todas as dicas sobre sup em Barra de Guaratiba.

—————————————

O Let’s Fly Away fez a aula de SUP a convite da Guarderia Quebra-Mar. As opiniões são exclusivamente minhas, fruto das minhas impressões e experiência.

—————————————

[mapsmarker marker=”118″]

  • Guarderia Quebra-Mar
  • endereço: Avenida do Pepê, 52, Barra da Tijuca, RJ
  • valor: aula de 1 hora com instrutor é R$ 120,00. Aluguel de prancha por 1 hora é R$ 80,00. Mais informações através de guarderia.quebramar@outlook.com ou (21) 3199-2125 ou (21) 97133-3231.
Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Este Post ainda não tem comentários.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *