Durante a minha viagem ao Japão vivi a experiência de passar um dia em Kyoto vestida com uma roupa japonesa tradicional. Foi algo diferente, divertido e enriquecedor.

Vou contar tudinho para você.

Quais são as roupas usadas pelas japonesas

São dois tipos de roupas. O yukata e o quimono.

O yukata é um quimono casual de verão, geralmente feito de algodão ou material similar. Estampados e coloridos, lindos de morrer.

Saiba mais um pouco sobre o yukata e seus acessórios com a explicação do Japão em Foco.

Já o quimono tradicional, como o usado pelas gueixas, é de seda e muuuuuito caro. As estampas são mais sóbrias, geralmente com motivos de dragão, flores ou carpas.

É comum ver japonesas vestidas no dia a dia (em especial nos finais de semana) o yukata para passear.

japonesa roupa tradicional selfie
Que tal um selfie?
japonesa tradicional kyoto viagem japao
Tradicional mas com modernidade. Olha elas tirando foto da sakura!

Comentei sobre isso nas minhas impressões sobre uma viagem para o Japão.

Um dia vestida com uma roupa japonesa tradicional

Alguns estrangeiros alugam a roupa e embarcam nessa experiência. Então se você resolver fazer isso, não será um ET! Fique tranquilo rsrs

Em Kyoto há várias lojas que alugam roupas. Tanto masculinas quanto femininas. Algumas oferecem uma produção completa, cabeleireiro, make e até fotógrafo.

Mas não era o que eu e minhas amigas queríamos. Além de bem mais caro, o objetivo não era se fantasiar para foto, mas ter uma experiência mais real.

Então optamos apenas por alugar a roupa e fizemos isso no nosso passeio na Floresta de Bambus de Arashiyama. Um dos lugares mais lindos de Kyoto! Esse seria o cenário da nossa experiência!

floresta de bambus o que fazer em koyo japao
O que mais em Kyoto além de se maravilhar?

Escolhemos uma pequena loja ali perto da floresta, cujo aluguel era por 6 horas.

O primeiro ponto da aventura era escolher o yukata. Eram tantas opções! Cada estampa e cor mais linda que a outra! E três mulheres juntas… já viu, né? kkk 

Escolhida a roupa, demorei cerca de 15min para ficar pronta. Coloquei o vestido e depois a vendedora amarrou a faixa (que se chama obi) e ajeitou a roupa, adequando o caimento. Finalizou fazendo um penteado com um enfeite (chamado kanzashi).

yukata kyoto aluguel viagem
Pronta!

Ali aprendi algumas coisas:

  • A faixa (obi) funciona tipo um corpete. Ela marca a cintura e se você não tomar cuidado ficará sem respirar se prender muito apertado! Acho que é por isso que as japonesas andam com uma postura tão bonita e elegante.
  • o comprimento do vestido e o tamanco de madeira (que se chama geta) faz com que se ande com passos curtos e delicados.
  • japonesas são realmente pequenas, não tinha geta do meu número!! Tive que usar o tamanco masculino!!! kkk
  • a bolsa que complementa o visual é bem pequenina e delicada.

Se você quiser já sair daqui do Brasil com uma opção de aluguel a Tiqets oferece essa experiência:

Saímos da loja ruma à Floresta de Bambu. Nos primeiros minutos fiquei meio envergonhada, achando que todo mundo estava me olhando (uma gringa alta, branca, de olhos claros vestidas assim!). Era a timidez falando alto (gritando rsrs).

Passando esse choque inicial eu relaxei e me senti simplesmente o máximo!!!!

kyoto roupa japonesa tradicional aluguel
Detalhes da roupa. Veja a delicadeza!

Acima de tudo a roupa, após dias de tênis e calça jeans, a experiência de ficar vestida como uma japonesa tradicional, despertou uma feminilidade totalmente inesperada. Me senti delicada e charmosa.

viagem kyoto roupa tradicional japonesa
Lulu fotografando.

Eu e minhas amigas passeamos por um lugar lindo (obrigatório em um roteiro de viagem em Kyoto). Mil fotos.

Interagimos com outras japonesas também vestidas de yukata. Foi tão divertido! Tão fofas!!!

aluguel roupa kyoto viagem japao
Andando por Kyoto.

Sem dúvidas uma das experiências de viagem mais legais que já tive passear um dia em Kyoto vestida com uma roupa japonesa tradicional. Diga o que achou! Você já passou por uma experiência semelhante?

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Marcia Picorallo disse:

Lu, seus posts sobre o Japão me deixam sonhando e esta tua experiência foi simplesmente incrível. Acho que fizeram a escolha certa de curtir em vez de se preparar apenas para fotos. Dicas anotadas!

Lulu Freitas disse:

Que bom que curtiu, Marcia. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *