[atualizado mar/18] Já falei que dieta e Gramado não combinam. A comilança é sem fim. Então vou deixar algumas dicas de onde comer em Gramado. Lugares que gostei dentre as comidas mais típicas da cidade. A influência alemã e italiana é muito forte.
Aproveite e veja nosso roteiro em Gramado com tudo o que precisa saber para aproveitar a cidade, bem como o roteiro em Canela, cidadezinha tão fofa e próxima.
Dica 1: muitos restaurantes possuem serviço gratuito de transporte hotel x restaurante. Afinal, se beber não dirija.
Dica 2: prepare o bolso, porque não é uma cidade barata.
Dica 3: você irá beber vinhos e sucos de uva deliciosos.
Se você tiver dicas de outros lugares, por favor deixe nos comentários. Vamos fazer um post bem colaborativo sobre onde comer em Gramado, o que acha?
Onde comer em Gramado
1. Sequência de fondue
Uma das grandes estrelas de Gramado é a sequência de fondue. Sequência é o rodízio para os cariocas.
Imaginou no friozinho da Serra Gaúcha comer fondue de queijo, depois de carne e fechar com chocolate? Tudo isso cheio de acompanhamentos? Pois é… M-o-r-r-i!!! rsrs
Há vários restaurantes como o Chateau de la Fondue, um dos mais famosos. Eu fui no Chateau dos Plátanos, do mesmo grupo.
Ligamos e solicitamos para colocar nosso nome na lista, bem como o serviço de transfer hotel x restaurante. Apesar do nome na lista, ficamos cerca de 1 hora na fila. Porém a espera valeu a pena e no final ainda ganhamos um garrafa do vinho da casa para cada casal do grupo.
2. Galeto ao Primo Canto
Você deve estar pensando: “ué, galeto tem aqui”. Sim, só que em Gramado no melhor estilo comilança é uma sequência de pratos italianos.
Fomos no Galeto Mamma Mia, um amplo restaurante na Avenida das Hortênsias. A sequência é de sopa ou salada, galeto, polenta, bolinho de queijo e um tipo de massa à sua escolha. Ah! Tudo isso podendo repetir o quanto quiser. Para arrematar, buffet de sobremesa.
3. Churrascaria
O churrasco gaúcho não precisa apresentação.
Há várias churrascarias desde aquelas com shows de danças típicas até aquelas mais tradicionais.
Seguindo a dica de uma amiga fui na Churrascaria Chama de Fogo. Rodízio com uma carne incrível e buffet de acompanhamentos. Atendimento super atencioso e preço, apesar de caro, mais em conta que no Rio de Janeiro.
Ah! Não deixe de experimentar a famosa parrilla gaúcha.
4. Café colonial
Esse eu passei… Não deu tempo entre tantas opções gastronômicas. Porém não poderia deixar de mencionar essa verdadeira instituição de Gramado. Uma mesa enorme com um número absurdo de variedades de bolos, pães e outros quitutes.
Apesar de não ter ido, deixo a dica do famoso Bela Vista Café Colonial.
A Polliana do blog Across the Universe fez uma avaliação de se vale a pena ou não um café colonial em Gramado.
5. Cerveja artesanal
Brasileiro adora cerveja. Alemão adora cerveja. Logo… tem cerveja em Gramado!
A cerveja mais badalada é a Rasen Bier. Além de se encontrada nos restaurantes da cidade, há lojas e quiosques de venda. Se quiser, você poderá fazer uma visitação à fábrica.
Há algumas cervejarias artesanais (como isso está na moda no Brasil!) e visitamos a Cervejaria Farol, que fica em Canela.
A cervejaria tem esse nome porque, claro, possui um farol, de onde podemos avistar toda a região. De dia é possível fazer um passeio pela fábrica com degustação. De noite, há um bar com música ao vivo e restaurante. A cerveja e a comida são bem boas.
6. Chocolate
Já falei em alguns posts sobre o chocolate de Gramado. Inevitável. Andar pela cidade é passar por lojas e lojas dessa maravilha dos deuses.
O blog Viajando com a Mala Rosa tem uma lista com as melhores lojas de chocolate de Gramado e Canela. Bom demais!!!!
Ah! Da Lugano, não deixe de visitar o Mundo de Chocolate Lugano. Você verá lindas esculturas feitas de chocolate e depois poderá ainda comer!
7. Vinho nacional
Há algumas vinícolas próximas de Gramado, permitindo que você tenha uma experiência con o vinho nacional.
———————
Bônus: o Pasteleiro. Ok, pastel é uma comida super comum, mas essa lanchonete é boa, barata e cheia de opções, por isso está sempre cheia. O interessante é que o sabor dos pastéis são nome de filmes (Titanic, Atração Fatal, O Vento Levou…). Uma diversão extra. Esse restaurante também tem filial em Canela. Se não quiser pastel há outras opções no cardápio, mas convenhamos, né?
———————–
Mais dicas sobre onde comer em Gramado? Confira as dicas dos blogs abaixo:
– Turistando.in – dicas de restaurantes em Gramado e Canela.
– Roteirando – onde comer em Gramado e Canela
Ah! Se estiver procurando hotel confirma nossa parceria com o Booking:
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Lu, usaremos todas as suas dicas semana que vem quando iremos a Gramado.
Paula, depois me diga como foi a viagem e se ajudaram os posts!! bjs