Paraty é um encanto de cidade, um dos lugares para o qual mais gosto de viajar no Rio de Janeiro. Então, compartilharei algumas dicas de Paraty RJ, para você curtir esse Patrimônio da Humanidade da Unesco.
Aliás, Paraty foi a primeira ideia que me veio à cabeça para falar sobre o tema “cidades pequenas” no [8on8] desse mês. Tema?! [8on8]?! O que é isso?!
Bem, fui convidada para participar do projeto [8on8]. É um projeto fotográfico em que 8 fotos são publicadas todo o dia 8 de cada mês por blogueiras de viagem. O tema do mês de fevereiro é “cidades pequenas”.
Dicas de Paraty RJ
Onde fica Paraty
Paraty está localizada do litoral sul do Rio de Janeiro, na região conhecida como Costa Verde, na divisa com o estado de São Paulo. A cidade fica a 240 km do Rio de Janeiro.
Dicas de Paraty RJ: como chegar
São cerca de 3h30 de viagem de carro a partir do Rio de Janeiro (se tudo correr bem, leia-se sem trânsito e engarrafamento).
De ônibus, a Viação Costa Rede faz o trajeto Rio de Janeiro x Paraty.
Qual a melhor época do ano para ir a Paraty
Paraty recebe três famosos festivais, se prepare para encontrar uma cidade lotada nesse período:
- FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty (em julho)
- Bourbon Festival Paraty (em maio)
- Festival da Pinga em Paraty, como mostra o pessoal do Destino & Afins (agosto)
A alta temporada turística de Paraty é entre os meses de dezembro a março, quando a cidade estará mais movimentada e os preços mais caros.
De abril a junho e setembro e outubro as temperaturas são mais amenas, porém meses com mais chance de chuvas. É baixa temporada, uma vantagem.
Precisa usar carro em Paraty?
Para curtir o centro histórico não, pois o tráfego de carro é proibido.
Para visitar as praias da região e cachoeiras, de carro você terá mais mobilidade e comodidade. Mas não é essencial ou obrigatório estar de carro.
Porém, é possível visitar as praias de ônibus. A empresa Colitur faz o trajeto para Trindade e Praia do Sono, por exemplo.
Já para ir para as cachoeiras, você poderá contratar um passeio guiado de jipe, super comum por conta das estradas de terra para acesso a algumas cachoeiras.
Quantos dias para curtir Paraty
O ideal são de 4 a 5 dias de viagem, no mínimo.
Não recomendo uma viagem de fim de semana se você estiver saindo do Rio de Janeiro, pois é distante e a estrada cansativa.
O que não pode faltar na mala: dicas de Paraty RJ
Repelente, repelente e repelente! rsrs Usar sempre, não apenas quando for fazer passeio de cachoeira.
Protetor solar para os dias de praia, barco ou trilha.
Levar snorkel ou óculo de natação para ver os peixinhos no passeio de barco também é uma boa pedida.
Por fim, não menos importante, sapatos confortáveis e sem salto para caminhar pelas ruas irregulares do centro histórico.
O que fazer em Paraty
A cidade é super romântica e está na minha lista de lugares para passar a lua de mel no Rio de Janeiro (aliás, foi aqui que passei a minha!).
A cidade de Paraty é pequena e mantém seu centro histórico como da época da colonização portuguesa. Casarios branquinhos e de portas coloridas bem preservados e ruas asfaltadas com pedras, chamadas de pé de moleque.
Passear por suas ruas (nada de salto, por favor!!!) é como voltar no tempo e sentir muita calma e tranquilidade. Recomendo fazer um walking tour pelo centro histórico de Paraty.
Há muitos programas para se fazer de graça em Paraty, o que ajuda a economizar, não é?
De noite as ruas ficam um pouquinho mais agitadas, com alguns bares e restaurantes com música ao vivo e o movimento dos turistas.
Uma das boas dicas de Paraty RJ é fazer um passeio de barco pelas ilhas e praias da região de Paraty. A Luiza do Janelas Abertas tem um ótimo post sobre isso.
Conhecer as cachoeiras em Paraty é um programa delicioso. Você pode ir por conta própria ou fazer de jeep tour, com guia.
Se quiser esticar sua estadia passeando por outros lugares da região, aproveite para conhecer Trindade, a vila e suas praias, a 25km de Paraty.
Pertinho de Trindade encontramos a famosa Praia do Sono. A Iza do blog Mundo Viajante conta tudinho sobre esse paraíso.
Outra ótima opção de complemento é ir até Cunha e suas cachoeiras. Veja o ótimo relato do pessoal do Viagens e Caminhos.
Onde ficar em Paraty
Há muitas opções de pousadas, hotéis e hostels. Um das minhas dicas de Paraty RJ é escolher a localização pelo seu perfil de viajante.
Você pode optar por ficar no centro histórico, onde você curtirá essa região e a noite da cidade a pé. Bastante prático! Minha indicação aqui é a Pousada Porto Imperial, um encanto de charme.
Outra alternativa é fugir do centro histórico, ficando nas proximidades. Eu já me hospedei no Selina Paraty, que ficava a uma distância de 10 minutos a pé do centro histórico. Um hostel que conta com chalés individuais bem confortáveis e quartos compartilhados. Ótimo custo x benefício.
Você também pode querer fugir do “agito”. Se estiver de carro, minha dica de Paraty RJ é ficar na Pousada Frutos da Terra, na praia de Jabaquara, a 5 minutos de carro do centro histórico. Essa praia não é muito indicada para banho, mas a localização facilita o acesso à estrada para outras praias da região.
Compras em Paraty
Impossível volta para casa sem trazer uma garrafa de cachaça ou licor. Maravilhosos. São várias lojinhas espalhadas pela cidade que oferecem degustação, para você se deliciar.
A minha preferida é a Paratiana.
Você também encontrará muitos doces, compotas e geleias para comprar.
Há também algumas lojas que vendem artesanato, em geral com uma temática de mar e peixinhos.
Projeto [8on8]
Vejam os outros blogs participantes do projeto [8on8] esse mês:
- A Juliana do Turistando.in fez uma lista de 8 pequenas cidades da Basilicata no sul da Itália
- Já o blog Quarto de Viagem escreveu sobre 8 pequenas cidades espalhadas pelo mundo
- A Márcia do blog Mulher Casada Viaja traz uma relação de cidades pequenas ao redor do mundo
- A Klécia do blog Fui Ser Viajante conta sobre Ollantaytambo, uma antiga cidade inca
- Fechando a lista, temos o blog Diário de Pollu que fala sobre a pequena Haarlem, na Holanda
Conclusão: dicas de Paraty RJ
Paraty é um destino simplesmente maravilhoso e deve muuuuuito ser visitado!!
Salve o pin no seu Pinterest.
Gostou das dicas de Paraty RJ? Conta para mim se você conhece Paraty e compartilhe suas dicas!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Amo muito Paraty mas já faz alguns anos que não vou pra lá. Numa próxima vez quero passar uns dias novamente na cidade mas também esticar até Paraty Mirim, vc conhece?
Paraty Mirim é uma praia bem rústica. Recomendo. bjs
Paraty é mesmo muito especial e a melhor união entre charme da cidade com beleza natural. Tenho uma coleção de fotos de suas portas e janelas, mas são analógicas!
Márcia, analógicas?! rsrs Eu também tenho muitas fotos de “outros tempos”.