[atualizado jul/20] O Encontro das Águas em Manaus é uma das principais atrações da cidade. É um fenômeno da Natureza fascinante e imperdível e, claro, faz parte do nosso roteiro de 2 dias em Manaus.

O que é o Encontro das Águas Manaus?

É o encontro entre as águas dos rios Negro e Solimões, não havendo a mistura das águas devido à diferença de temperatura, densidade e velocidade da correnteza dos dois rios.

O rio Negro é ácido, com a água muito escura, com uma temperatura de cerca de 28ºC. Já o rio Solimões tem uma água barrenta e com sedimentos, bem mais fria, em torno de 22ºC.

Por conta disso, ao se encontrarem os dois rios, as suas águas não se misturam por cerca de 6km, correndo lado a lado. A união dos dois forma o rio Amazonas.

Como é o passeio do Encontro das Águas em Manaus

Contratei um passeio de meio dia, há muitas agências que oferecem. As opções são inúmeras, com transfer buscando e deixando no hotel. Eu reservei o meu passeio no próprio hotel, que tinha uma agência.

Se quiser contratar o passeio use a nossa parceria com a Civitatis, sem custo adicional:

A saída e chegada do passeio foi feita no atracadouro do Hotel Tropical. Uma ótima oportunidade para conhecer esse lindo e famoso hotel de Manaus.

Se estiver por conta própria, combine o passeio com uma caminhada pelo calçadão da praia da Ponta Negra (sim, praia de rio!) e seus quiosques.

praia de ponta negra encontro aguas amazonas
A praia de Ponta Negra.

O passeio é feito de lancha ou barco, depende da época do ano e do volume de águas do rio Negro.

Em qualquer época do ano é possível ser feito o passeio, apesar de ser mais indicado entre janeiro e julho (época das chuvas). Eu fui em outubro e não senti qualquer problema.

Ponte Rio Negro

O tour começa passando pela Ponte Rio Negro, a ponte estaiada que liga os municípios de Manaus e Iranduba. A travessia antes da ponte, inaugurada em 2011, era feita exclusivamente por balsas.

ponte rio negro manaus encontro aguas manaus
A ponte estaiada virou um cartão-postal de Manaus.

Porto de Manaus

Depois, passamos pelo porto de Manaus, onde observamos os barcos típicos da região, que são o grande meio de transporte de mercadorias e pessoas do Amazonas.

encontro aguas amazonas barcos porto manaus
Barcos típicos da região.

Um marco no porto indica a altura da elevação do nível das águas do rio. É impressionante! Só vendo para se ter uma real noção de como são essas cheias do rio.

placa porto manaus encontro das aguas amazonas
A altura das datas marcadas na placa indicam o ponto máximo que as águas se elevaram naquele ano.

Encontro das Águas

De lá seguimos para o Encontro das Águas, a grande atração de Manaus.

encontro das aguas manaus rio negro e solimoes
As águas não se misturam!
encontro aguas amazonas rio negro rio solimoes
As águas são muito diferentes, dá para ver direitinho uma e outra.

Ficamos um tempinho por ali, tirando fotos, tocando as águas (sim! sentimos a diferença entre elas!) e apreciando o cenário.

Atenção: o passeio é de contemplação, não é para se nadar!

Aproveite e confira os melhores passeios de Manaus.

Comunidade ribeirinha

Após, seguimos de barco para ver uma comunidade ribeirinha, que mora em casa flutuantes. Curioso ver um modo de vida tão diferente do Sudeste, onde tudo é feito de barco.

Não há parada, apenas passamos de barco por elas, mas durante todo o trajeto o guia dá explicações e conta histórias locais.

encontro aguas amazonas vila flutuante
A vila flutuante, onde tudo é feito de barco.
casas da vila flutuante amazonia
Algumas casas da vila.

Restaurante Flutuante

Chegamos então ao último ponto do passeio do Encontro das Águas Manaus: um restaurante flutuante, onde paramos para o almoço.

Ali, além do almoço, temos a opção de uma pequena caminhada com o guia pela floresta ao redor do restaurante.

Para quem não esticar a viagem em Manaus para um hotel na selva é uma opção de contato com a Floresta Amazônica.

floresta amazonica
Eis a floresta!
arvores floresta amazonica
Mais um pouquinho da floresta.

A caminhada, de uns 15 minutos, termina em um lago de vitória-régia. Pena que quando estive lá não era época de floração. Havia poucas no lago.

lago de vitoria-regia amazonas
Vitória-regia da Amazônia.

Voltando para o restaurante, o almoço foi bem gostoso. Uma comida regional simples e bem feita. Comi o peixe tucupi com suco de cupuaçu (fiquei viciada durante todo o resto da viagem).

Gostei muito de conhecer o Encontro das Águas Manaus, definitivamente é algo que precisa se conhecer.

Outra opção de conhecer o Encontro das Águas Amazonas

Se você tiver um pouco mais de grana ou coragem (ou os dois rsrs) há a opção de um voo de avião para ver o Encontro das Águas do alto. É uma outra linda visão do fenômeno natural. Veja esse lindo vídeo:

Conclusão: o que achei do passeio?

Gostei muito do passeio! Sem dúvidas é um fenômeno da Natureza que merece ser visitado em Manaus.

Como disse, o passeio ainda oferece a oportunidade de contato com a Floresta Amazônica para quem não irá visitá-la em um hotel na selva.

Salve o nosso pin no seu Pinterest para se lembrar do blog!

pin encontro das aguas manaus amazonia

Espero que tenha gostado da nossa dica sobre o Encontro das Águas Manaus. Você já fez esse passeio? Deixe os seus comentários!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.
Você também pode gostar
Adelaide Pereira disse:

Lugar maravilhoso! Obrigada por compartilhar!

Obrigada Adelaide! bjs

Analuiza Carvalho disse:

A natureza é espetacular né? No nosso Brasil, então! Que sensacional ver de perto o encontro das águas, dos Rio Negro e Solimões em Manaus! Um viva enorme à natureza! Há um desejo profundo em mim para que um dia eu possa ver ao vivo também! 🙂

Tharsila Fernanda Santos Costa disse:

Que legal que gostou de conhecer Manaus. Ame o post e as fotos ficaram lindas.